Artigos

Trabalho em equipe: 5 dicas para colocar em prática na sua empresa

Você como profissional de RH, sabe que para uma empresa se manter produtiva e conseguir entregar bons resultados, ela precisa valorizar e desenvolver os seus colaboradores.

Mas um ponto importante nisso, é que não adianta fortalecer só os colaboradores individualmente, é necessário fazer com que eles desenvolvam o trabalho em equipe e aprendam a trabalhar juntamente com os seus colegas da melhor maneira.

Por isso, no artigo de hoje separamos algumas dicas para você conseguir desenvolver o trabalho em equipe na sua empresa de forma simples e ágil, mantendo a harmonia no ambiente organizacional. Não perca tempo e continue a leitura do artigo!

Desenvolvendo o trabalho em equipe

Existem alguns pontos que podem ser trabalhados com os colaboradores que te ajudarão a desenvolver melhor o trabalho em equipe. Veja a seguir as dicas que preparamos para você:

1- Desenvolva a Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional é uma técnica, onde as emoções da pessoas são trabalhadas, por meio de práticas, como feedback, terapia, mapeamento comportamental. Ajudando no autoconhecimento  e assim, fazendo com que elas desenvolvam mais empatia pelo colega de trabalho.

Segundo Daniel Goleman, o jornalista que popularizou o termo, o significado de inteligência emocional é: capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos. Por isso, ela vai ser muito importante para o desenvolvimento no trabalho em equipe na sua empresa.

2- Aposte em dinâmicas de grupo

Colocar em prática alguns tipos de dinâmicas no dia a dia da sua empresa, irá ajudar os colaboradores a terem um contato maior com os seus colegas, conseguindo entendê-los, ter mais empatia e assim melhorar a interação do grupo.

Outro ponto positivo da dinâmica é que você conseguirá observar os gaps nas relações entre os profissionais de determinado setor, conseguindo pensar em ações futuras para melhorar o problema que foi identificado.

3- Dê trabalhos desafiadores

Quando tarefas desafiadoras são passadas para a equipe, é bem provável que eles se juntem para conseguir resolver o problema. Isso pode ser um estímulo para que melhorem o trabalho e integração entre a equipe, pois terão um problema grande para resolver, sem ter tempo de discussões e conflitos.

Mas é preciso ficar atento ao nível de dificuldade da tarefa, comece com algumas mais tranquilas, para que eles se acostumem uns com outros e assim vão se conhecendo sabendo a forma com que cada um trabalha.

4- Invista na comunicação interna

Valorize e desenvolva a comunicação interna, tanto do setores como da empresa. Isso é importante para que eles tenham mais oportunidade de se conhecerem e terem um contato maior um com o outro, melhorando o trabalho em equipe.

Para isso, você pode investir em momentos de interação, como festas, jogos internos, ambientes para socialização, entre outras estratégias.

5- Aplique a Gestão Comportamental

A Gestão Comportamental irá te ajudar em todos as dicas anteriores, porque com ela será possível mapear o comportamento de cada colaborador. Sabendo sobre os seus perfis, você conseguirá pensar em ações mais efetivas e estratégicas.

Isso irá ajudar no desenvolvimento do trabalho em equipe, pois você vai saber exatamente como cada profissional reage a certos estímulos, com qual colega ele tende a se dar melhor e como seu comportamento afeta no dia a dia de trabalho.

Contando com a ajuda da tecnologia

Contar com a ajuda de um software de gestão de pessoas, irá te ajuda a colocar a gestão comportamental em prática de forma mais simples e ágil e assim desenvolver o trabalho em equipe. Atualmente, existe no mercado ferramentas que irão te auxiliar a mapear o perfil dos colaboradores e usar esses dados para uma melhor performance dos processo de RH, desde o recrutamento e seleção, até o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.

Isso de forma simples, onde os dados são cruzados a partir de alguns cliques e você contém todas informações integradas em uma única plataforma. Isso fará com que você desenvolva um setor mais estratégico e voltado para resultados, melhorando a produtividade da empresa.

Desenvolver o trabalho em equipe é muito importante para qualquer empresa, por isso, não deixe de colocar em prática as dicas de hoje.

E agora, que tal saber mais sobre tecnologia no RH? Acesse o artigo que separamos para você e saiba como ter um gestão de pessoas do futuro, é só clicar aqui!

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Iwankio Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Iwankio
Visitante

Muito bom o artigo, parabéns!