Artigos

Trabalho em equipe e o papel da liderança

O trabalho em equipe influencia no sucesso da organização quando a liderança assume o seu papel de delegar tarefas com assertividade, orientar e motivar os integrantes da equipe, entender as dificuldades além do que é preciso fazer para melhorar o desempenho e, consequentemente conquistar em conjunto os objetivos da empresa.

Independente do segmento, sejam fabricas de estrutura metálica para telhado, setor de vendas, Recursos Financeiros, administrativo, e afins, o trabalho em equipe se conduzido de forma correta, influencia nos resultados positivos.

Para isso, é importante que o líder saiba desenvolver as habilidades de cada um e não apenas delegar tarefas. Afinal, ter uma equipe desmotivada e mal orientada está propício a impactar nos resultados da empresa, o que gera insucesso no mercado. 

Nova call to action

Quer saber mais sobre a importância do trabalho em equipe e o papel da liderança? Continue a leitura e confira!

A importância da liderança no trabalho em equipe

Liderar uma equipe exige muita responsabilidade, habilidades, atitudes e conhecimentos. 

Um líder de uma empresa que fabrica purgador de vapor, por exemplo, precisa conhecer sobre a empresa, desde os princípios, metas, vendas, entre outros. 

O líder é de suma importância no trabalho em equipe visto que é o responsável por fazer a mediação entre os liderados e os objetivos da organização para alcançar os resultados esperados. Isso significa que a liderança tem a capacidade de influenciar nos resultados a fim de alcançar as metas através de pessoas e de forma correta.

Além de liderar uma equipe, é preciso ter a capacidade de desenvolver pessoas e fazer com que a equipe siga os mesmos objetivos da empresa.

Ou seja,o trabalho em equipe e a liderança se conectam.Nesse sentido, os integrantes realizam as atividades e o líder é responsável por desenvolver pessoas, identificar suas competências e conhecimentos.

Até porque o trabalho em equipe é composto de diferentes habilidades e podem, inclusive, ser aprendidas e desenvolvidas. Confira a seguir o papel da liderança no trabalho em equipe!

O papel da liderança no trabalho em equipe

Sabemos que a liderança é de suma importância para o trabalho em equipe para alcançar os objetivos da empresa. Veja a seguir o papel do líder em um trabalho em equipe composto por diferentes habilidades.

Motivar

A motivação é indispensável para que os membros da organização exerçam as atividades de modo produtivo, a fim de obter um bom desempenho. 

Um fornecedor de martelete demolidor, por exemplo, pode obter diferentes setores e o papel dos líderes são os mesmos, que nada mais é do que motivar, desenvolver habilidades, manter comunicação clara, objetiva e assim, alcançar resultados em equipe. 

Por isso, o papel da liderança na equipe é estar presente, além de buscar soluções para alcançar as metas e alta performance.

Gerir conflitos

Para trabalhar em equipe nada mais importante do que um ambiente saudável. Por isso, um bom líder deve entender sobre pessoas, além de agir da mesma forma com pessoas diferentes na equipe.

Conflitos podem acontecer, mas evitar esse acontecimento é fundamental. Caso seja identificado, a liderança deve assumir o papel e não fugir das situações, a fim de buscar soluções assertivas para resolver os conflitos e manter um ambiente agradável.

Proatividade

Outro papel fundamental de um bom líder no trabalho em equipe é ser proativo.

Isso significa que a liderança que consegue antecipar as necessidades e solucionar os problemas com habilidade para oferecer soluções e influência para gerar excelentes resultados.

Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário!

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

0 0 votes
Article Rating

Por: Solides Tecnologia

A Solides é uma plataforma de gestão de talentos com people analytics e gestão comportamental.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments