Artigos

Os desafios do trabalho híbrido nas empresas de 2022

trabalho híbrido

Por Rosemeire Moreira, Atuante há 09 anos na área de RH, Especialista em Gestão de Pessoas por Competências, Palestrante e Analista Comportamental

Se 2020 foi o ano do teletrabalho, 2021 se identificou a possibilidade do trabalho híbrido e 2022 essa nova modalidade vem com tudo já que garante diversos benefícios como o melhor controle sobre a vida pessoal e profissional, menos desgaste, economia de tempo e deslocamento, aumento de produtividade sem perder a conexão presencial.

Nova call to action

Mas assim como existem várias vantagens do modelo híbrido de trabalho, existem pontos que o tornam mais desafiadores e isso precisará ser muito bem avaliado e trabalhado nas empresas.

Já podemos destacar alguns desafios como a não regulamentação pela legislação trabalhista já que a Reforma Trabalhista regulamentou o home office mas não especificamente o modelo híbrido, segurança física e psicológica da equipe, infraestrutura, comunicação, etc…

Outra questão que deve ser considerada é que alguns profissionais, que em algumas empresas representam grande parte do time, foram contratados no modelo de contrato home office e as suas localidades não são compatíveis com a sede da empresa.

Isso pode prejudicar todo o fluxo do modelo híbrido e também pode fazer com que a empresa perca essa mobilidade e flexibilidade na hora de buscar e encontrar talentos.

Em 2022, as empresas, precisam investir em ações para engajamento dos colaboradores, comunicação clara e assertiva, treinamentos para lideranças lidaram com essas constantes mudanças, alinhamento de condições de trabalho sem perder a visão flexível que a pandemia nos trouxe.

Falando em mudanças, se tem uma coisa essencial para o trabalho hibrido é a capacidade de inovação, a disponibilidade de aprendizado e evolução. Tudo pode ser construído e reconstruído desde que tenhamos um olhar voltado para as pessoas que sustentam o resultado global.

Se você gostou deste artigo sobre o trabalho híbrido nas empresas, confira também as tendências de recrutamento e seleção para 2022.

guia sobre rh 4.0

 

 

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lilian Cristiane Ribeiro
Lilian Cristiane Ribeiro
6 dias atrás

Muito bom esse conteúdo do artigo. Muito importante e atualizadíssimo com o que está ocorrendo no momento. Parabéns Profe Rosemeire!

Equipe RH Portal
Editor
Equipe RH Portal(@erika-machado)
6 dias atrás

Olá, Lilian. Muito obrigada pelo seu comentário. O feedback dos leitores é muito importante para nós. 💜
Não deixe de conferir mais posts dos nossos colunistas neste link. 🚀