Artigos

Empresa adere ao trabalho remoto para times de Engenharia e contrata profissionais de todo o Brasil

trabalho remoto

Mesmo fazendo parte de um segmento tradicional da economia, a Araxá Solar, empresa do Grupo Araxá Participações especializada em geração de energia solar e parceira do Grupo Seta, encontrou formas de inovar na Gestão de Pessoas: a implementação do trabalho remoto para os times de engenharia e a adaptação dos espaços para que sejam propícios à colaboração e para cocriação.

Desde março deste ano, o time de engenharia – de mais de 30 pessoas – passou a trabalhar de forma híbrida e remota. A empresa catarinense encontrou nos desafios uma maneira de inovar e atrair talentos.

Nova call to action

“Nós percebemos que muitos profissionais talentosos de outras localidades gostariam de trabalhar conosco, mas a mudança de cidade era algo que impactava. Então, decidimos que era preciso inovar em nossa abordagem. Passamos, então, a pensar na implantação de uma cultura de trabalho remoto e híbrido”, explica Mariciane Gemin, diretora de Pessoas e Cultura da Araxá Solar.

A experiência de trabalho das pessoas que optaram pelo modelo de trabalho híbrido também foi reformulada. “Profissionais e empresas estão notando que há novas formas de trabalho. Nós acreditamos que o grande ganho de estar no ambiente presencial para times que também podem trabalhar remotamente é a troca de conhecimento e um ambiente que seja acolhedor”, analisa Mariciane.

Entendendo as mudanças do cenário, a empresa repensou todo um andar com um projeto de arquitetura que foca na experiência da colaboração. Foram colocadas mesas de trabalho rotativas, espaços de pausas e descompressão, salas de treinamentos e cabines de reunião.

Uma cultura inovadora – a empresa já de longa data investe na formação de times diversos e inovadores. “Nós queremos ser referência na forma como nos relacionamos com nossos colaboradores e em como geramos negócios sustentáveis. Isso passa por ter um time com diversidade, por exemplo, e por investir na capacitação dos nossos funcionários”, exemplifica a diretora.

A empresa implantou, ainda, uma rede social corporativa para fomentar a comunicação interativa, compartilhando melhores práticas entre as áreas.

Continue a sua leitura e saiba o futuro do trabalho remoto e o match entre a tecnologia e pessoas.

Política Antissuborno

Grupo Seta Engenharia dá mais um passo para fortalecer governança corporativa implantando Programa de Integridade

O Grupo Seta Engenharia está em processo de certificação internacional antissuborno, a ISO 37001. Uma das poucas empresas de engenharia que passou ilesa aos escândalos empresariais de suborno trazidos pela Lava Jato, o grupo catarinense tem investido em um robusto programa de compliance, que inclui a gestão de risco, práticas de governança que fomentam uma cultura anticorrupção, prezando por um comportamento de integralidade.

“Nós temos a preocupação de praticar uma governança com relações éticas e transparentes entre empresas e poder público. Por isso, com treinamento das pessoas, gestão adequada nos processos e canais de denúncias eficientes, queremos deixar um legado de boas práticas de governança corporativa”, esclareceu Mariciane.

No Grupo Seta, mais de 5 mil colaboradores estão sendo capacitados com treinamentos anticorrupção e entendendo os princípios do Programa de Integralidade. Além das ações do dia a dia, durante uma semana, dentro de um calendário anual, a empresa tem uma programação voltada para o tema.

Segundo dados do Banco Mundial, valores superiores a US$1 trilhão são pagos anualmente em subornos, resultando na deterioração da estabilidade política, aumentando o custo dos negócios e contribuindo para a pobreza.

Agora que você entendeu como os times de engenharia estão inseridos no trabalho remoto e como essa nova forma de trabalhar auxilia no alcance de resultados. Que tal compartilhar aqui nos comentários a sua experiência!

 

gestão empresarial

 

Sobre o Grupo Seta – é um grupo de empresas catarinenses, com atuação em todo território nacional na indústria da construção civil pesada, com foco na execução de obras de geração de energia renovável (solar e eólica), além de ter atuado com hidrelétrica e outros empreendimentos voltados à infraestrutura.

Premiações

Uma das melhores empresas na gestão de pessoas, de acordo com o Valor Carreira (2021)
Premiada como empresa Cidadã pela ADVB/SC.
Prêmio Proteção Brasil, 2º lugar na categoria Formação e Comunicação em Saúde e Segurança no Trabalho.
Uma das melhores empresas para se trabalhar pelo Great Place to Work.
Prêmio INOVAINFRA pelo aplicativo desenvolvido para promoção da Segurança.
Uma das 500 grandes empresas da Construção no Ranking da Engenharia Brasileira, a 2ª maior no ranking da região Sul.

 

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments