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4 maneiras de fazer a transformação digital ser parte da cultura da sua empresa

transformação digital

Capacitar os colaboradores e incluir todos nas mudanças são pontos essenciais para que a cultura digital aconteça de fato

A pandemia acelerou a transformação digital de forma repentina e as empresas tiveram que se adaptar e encontrar meios para se encaixar nessa nova realidade. Muitas delas adotaram o modelo híbrido de trabalho ou 100% home office, mudança que também exigiu adaptações para viabilizar a execução das atividades a partir de diversos pontos.

Nova call to action

Foi o caso da VarejOnline, empresa especializada em ERP para Varejo, com sede em Joinville/SC, e equipes distribuídas em diferentes pontos do país. A empresa está analisando a retomada para o presencial com cautela, sendo cogitado o modelo híbrido e encontros de equipe pontuais.

“Acreditamos que, para ter uma equipe engajada, o ambiente físico não seja o principal fator, porém, nosso escritório continua disponível para as equipes se reunirem quando desejarem. Possuímos colaboradores espalhados pelas regiões Sul, Sudeste e Nordeste e queremos ainda alcançar outras localidades em nossas contratações. Para viabilizar nossas operações da melhor forma, nos dedicamos a inserir a transformação digital como ponto importante de nossa cultura empresarial, mas não excluímos a possibilidade de encontros físicos”, explica Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline.

A experiência da VarejOnline inspira algumas recomendações de como fazer com que a transformação digital seja internalizada de forma mais natural nas empresas, se tornando parte da cultura organizacional. Confira as dicas da Elizandra Krombauer, especialista em RH da VarejOnline!

1. Tenha um planejamento

Antes de pensar na tecnologia de fato, entenda que o processo da transformação digital acontece por meio de pessoas, no caso, os colaboradores. Não será do dia para a noite que a transformação ocorrerá e que todos estarão com a nova cultura enraizada.

Por isso, é importante criar um planejamento com cada passo necessário para atingir os objetivos da empresa, identificar quais setores serão mais impactados e quem serão os responsáveis pelas mudanças necessárias. Assim, é possível visualizar a estratégia como um todo.

2. Reúna lideranças ativas

Os líderes são responsáveis por conduzir as equipes e serem modelos em momentos de transformação. Ter líderes presentes e que sejam ativos é, portanto, essencial para que a mudança aconteça.

Essas pessoas serão responsáveis por conduzir o conhecimento e sanar as dúvidas dos colaboradores, que são comuns, já que a transformação digital ainda é um assunto novo.

Leia também: Formação de novos líderes: preparando a gestão do futuro

3. Inclua todos os colaboradores

Para que a transformação seja algo prático, é preciso que se torne parte da cultura e do dia a dia de todos os funcionários. A mudança pode partir dos cargos de liderança, mas não deve ficar restrita a poucas pessoas. Ela deve atingir todos os colaboradores para que se propague.

Uma boa estratégia é explorar os canais online da empresa, assim todos os colaboradores, mesmo aqueles que atuam a partir de outros estados, acompanham as mudanças e se sentem parte delas.

“Com a pandemia, aderimos ainda mais aos encontros online. Promovemos bate-papos, inclusive com grupos menores, para que todos se conheçam e aumente a conexão entre as áreas”, explica a especialista em RH.

4. Capacite a equipe

A promoção de encontros e palestras, inclusive no ambiente digital, são uma ótima oportunidade de aprendizagem e de inclusão dos colaboradores. Na VarejOnline, esses encontros já entraram na rotina da empresa e foram essenciais para os seus avanços.

“Nesse ano começamos uma iniciativa de trazer palestras online sobre diversos temas relevantes que possam fazer sentido para a vida pessoal e profissional dos colaboradores. Já abordamos temas como diversidade e inclusão nas empresas, saúde mental, alimentação e atividades físicas. Além de provocar a reflexão sobre temas relevantes, aproximamos as pessoas e normalizamos o uso das ferramentas da tecnologia para novos formatos de treinamento e outras atividades”, conclui Elizandra Krombauer.

Agora que você já sabe a importância da transformação digital fazer parte da cultura da empresa, que tal entender melhor o que são os programas de Treinamento e Desenvolvimento, seus benefícios para o negócio, como implementar na prática e muito mais?

 

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Sobre a VarejOnline

A VarejOnline foi criada com o propósito de oferecer uma ferramenta simples e completa, preparada para tornar a operação de cada cliente muito mais eficiente e lucrativa. A empresa desenvolveu uma ferramenta de ERP completa para gestão de lojas próprias, redes de franquias e pontos de venda (PDV) dos mais variados segmentos.

Especialista em tecnologia para o varejo, a empresa atende as principais demandas administrativas e operacionais de seus clientes, além de oferecer soluções integradas via API. Entre os clientes estão: Grupo L’occitane, Sestini, Petland, entre outros.

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