logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Saúde e Segurança > 66% dos profissionais da construção civil apresentam sintomas de transtornos de ansiedade, mostra pesquisa

Sumário

66% dos profissionais da construção civil apresentam sintomas de transtornos de ansiedade, mostra pesquisa

ansiedade

Segundo pesquisa inédita da 3778, healthtech que atua com foco na saúde corporativa por meio do uso de Inteligência Artificial para análise de dados, cerca de 66% dos profissionais atuantes no setor da construção civil apresentaram transtornos de ansiedade moderados ou graves. O levantamento foi realizado com 800 colaboradores do setor que atuam principalmente nas áreas administrativas.

Condições como: cansaço, insônia e má digestão foram citados como os principais sintomas físicos e problemas relacionados ao estresse e transtornos de depressão aparecem em segundo e terceiro lugar da pesquisa.

Cerca de 48% dos entrevistados afirmaram também que precisaram realizar algum tipo de tratamento com um profissional da saúde – utilizando medicamentos, psicoterapias ou terapias alternativas. Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 25% dos profissionais estão realizando tratamento das condições nos últimos 6 meses.

Construção civil e sintomas de transtornos de ansiedade

“Este foi só um recorte populacional, já imaginou quantos podem estar em sofrimento? Durante o mês de setembro o tema sobre saúde mental estará em alta e para as empresas é ainda mais fundamental voltar o olhar para o seu time, criar campanhas de conscientização e prevenção. Isto é particularmente importante em um setor predominantemente masculino e de grande estigma para falar de emoções, comenta Dr. Luis Guilherme de Mendonça, médico de família e comunidade da 3778.

A Construção civil é um dos principais setores industriais do País. Durante o período da pandemia, o número de oportunidades geradas pelo segmento superou setores da indústria e comércio, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. No total, segundo o IBGE, o Brasil tinha 7,4 milhões de pessoas trabalhando no setor de construção no trimestre encerrado em maio deste ano.

Agora que você já conhece e sabe os sintomas de transtornos de ansiedade, que tal ampliar o seu conhecimento? Sugerimos que leia nosso artigo sobre como lidar com a ansiedade no ambiente de trabalho. Até a próxima!

setembro amarelo

Sobre a 3778

Fundada em 2018, a 3778 é a maior healthtech independente do Brasil, com foco na saúde corporativa através do uso de Inteligência Artificial para análise de dados. Com ferramentas tecnológicas de última geração, auxiliam na gestão e eficácia da jornada do paciente, integrando dados de saúde de empresas e convênios.

Também contam com um time de especialistas da saúde que realizam atendimento aos colaboradores, otimizando recursos e propondo soluções para tratamentos, antecedendo problemas e reduzindo custos de operações. Em 2021, a 3778 foi reconhecida pelo Distrito Awards como a Melhor Healthtech e a Melhor Aposta para 2022.

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Camila Rocha, é uma profissional experiente em publicidade. Com formação pela Fumec, ela coordena atualmente a BU de Educação na Sólides Tecnologia, onde trabalha há 6 anos. Sua expertise em liderança e estratégias de educação corporativa tem sido fundamental para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores.
Assine a nossa Newsletter