Artigos

Trate o seu liderado da mesma forma que você gostaria que ele tratasse o seu cliente

A afirmação acima está no livro Criando Magia de Lee Cockerell, onde o autor destaca dez estratégias de liderança utilizadas ainda hoje nos parques e resorts da Disney World.

É costumeiro fazer reuniões com o departamento de RH das empresas onde ministro os treinamentos para “brifar” a necessidade da companhia. Sempre solicito a presença do líder do departamento que receberá o treinamento, e é comum ouvir deste líder a seguinte queixa: “Percebo que algumas pessoas não atendem bem os clientes, muitas vezes os tratam com descaso e não se importam com eles.”

A partir desta observação começo a sabatinar o chefe sobre o seu estilo de liderança, pois na maioria dos casos ocorre que o próprio líder trata os liderados da mesma forma, isto é, com descaso sem importar-se com as necessidades deles.

Participe do Treinamento: Liderança Assertiva com Ricardo Piovan

Costumo dizer nos meus treinamentos que os liderados não fazem o que líder fala, eles fazem o que o líder faz. Ou melhor, até fazem o que o líder fala, mas se o líder age de forma incongruente, os liderados copiam o seu exemplo.

Liderança também é uma forma de “atendimento”. Neste caso o líder deve atender as necessidades dos seus liderados, questionando quais são as necessidades deles, o que eles precisam para que possam atender bem os clientes da companhia. Na definição de James Hunter, autor do livro O Monge e o Executivo, líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas dos seus liderados.

Acesse este link e faça o download de um TESTE que lhe dará um feedback sobre a sua habilidade de liderança no que diz respeito a ATENDER seus liderados.

Ricardo Piovan
ricardo.piovan@portalfox.com.br
www.twitter.com/ricardopiovan

Por: Portal Fox

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of