Artigos

TREINAMENTO DE PESSOAL PARA AS ORGANIZAÇÕES

TREINAMENTO DE PESSOAL PARA AS ORGANIZAÇÕES

O treinamento de pessoal tem um caráter educacional, pois por meio de técnicas de treinamentos diferenciados como aulas expositivas, que transmitem novos conhecimentos e informações com o uso de recursos visuais e audiovisuais, demonstrações que ajudam a utilizar máquinas e equipamentos do setor fabril e de escritório, leituras programadas que têm base em leitura de textos ou livros previamente indicados, instruções programadas que medem o nível de aprendizado dos funcionários e a dramatização que influencia geralmente atitudes e comportamentos que é ideal para quem trabalha com o público em geral.
Os Recursos Humanos apresenta uma enorme aptidão de se desenvolver no conhecimento, nas habilidades e nas atitudes e pode maximizar o seu potencial através de treinamentos de acordo com a necessidade ou de acordo com o aspecto que a empresa quer desenvolver seu funcionário, já que hoje o capital humano é o bem mais valioso para as organizações, o crescimento pessoal, intelectual e profissional do funcionário implica em motivação e maior produtividade em suas atividades.
Assim que um novo funcionário é inserido no corpo da empresa, ele deve ser instruído sobre as políticas, normas, produtos, regras e procedimentos de trabalho, para que ele possa aplicar a sua real capacidade no ideal proposto pela organização,também é válido ressaltar a importância dos treinamentos a todos os colaboradores quando se trata de alguma mudança na cultura, máquinas ou processos da empresa. Os treinamentos devem envolver sempre a participação de encarregados, gerentes e líderes de repartições, pois eles conhecem bem quais são as reais deficiências e carências que serão supridas através desses treinamentos.
Os resultados dos treinamentos devem ser acompanhados e estudados. Para medir a sua eficiência é necessário avaliar se o programa desenvolvido para o treinamento foi totalmente seguido e se os participantes (treinados) estão levando aquilo que foi proposto ao seu ambiente de trabalho, caso não seja notada a melhoria e as mudanças, deve-se estudar quais as causas que podem ter influenciado a falta de resultados e desenvolver um novo treinamento. Por isso os treinamentos devem ser desenvolvidos de maneiras distintas para cada empresa ou repartição, eles apresentam diferentes necessidades e precisam de um treinamento feito sobre medida para si.
Concluímos então que o treinamento de pessoal é a melhor forma para indicar diretrizes sobre políticas, normas, produtos, regras e procedimentos de trabalho na empresa, também agrega ao trabalho do funcionário a missão, visão e os valores, formando profissionais bem direcionados que entendam do negócio da organização e que transformam o capital intelectual em resultados mais amplos.

Matheus Roberto Gonçalves é estudante de Recursos Humanos pela Universidade de Mogi das Cruzes – UMC, e-mail: matheusroberto49@hotmail.com

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of