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TREINAMENTO DE PESSOAS – REFLEXÃO E CUIDADOS

TREINAMENTO DE
PESSOAS – REFLEXÃO E CUIDADOS

 

É cada vez maior o número de
organizações e indivíduos que buscam o aprimoramento pessoal, profissional e
institucional. É imperativo esta busca por instrumentos, ferramentas e técnicas
para um melhor posicionamento, uma melhor atuação.

Este fato se dá, entre tantos
outros motivos, em função:
Do enfrentamento da competitividade e das adversidades do mercado;
Da consonância que se deve ter com o mercado (até por uma questão de sobrevivência);
De curiosos, consumidores e clientes cada vez mais exigentes e profissionais,
De turbulências e incertezas internas e externas,
Do correto posicionamento diante da concorrência que também procura – quase
sempre sem alardes – o aperfeiçoamento que necessita.

É utópico o
desejo de participar de um mercado (de pessoas e organizações) tão
competitivo e seletivo de forma aleatória, sem um posicionamento e um
planejamento estratégico, sem profissionalização em todos os níveis, sem
estar municiado de informações e conhecimentos amplos. Em razão disto, uma
das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento humano e empresarial – e
que cada vez mais vem se utilizando com frequência – é, sem dúvida, o
treinamento. É indispensável. Pessoas continuarão sendo o grande diferencial
para qualquer empreendimento.

Entretanto, não
se deve “comprar” treinamentos apenas teóricos com pequena ou quase
nenhuma aplicabilidade prática, apenas para engordar o “curriculum”
ou ainda, para justificar a aplicação de uma “verba que está sobrando no
orçamento”.

Treinamento não
é sinônimo de passatempo. Tampouco é pacote. Deve ser encarado como um grande
investimento, deve ser sob medida, atendendo necessidades. As pessoas e as
organizações devem atentar seriamente para isto.

Faz – se
necessário rigor de critérios ao selecionar e contratar instrutores e/ou
empresas para os treinamentos. É obrigação verificar: idoneidade de todos os
envolvidos, “curriculum vitae ” do consultor/instrutor (constando e
checando a formação acadêmica, o conhecimento e a experiência teórico–prática
com os resultados relevantes obtidos de suas atividades profissionais, o tempo
de atuação no mercado, a sensibilidade aos valores culturais da localidade,
etc.), a relação de pessoas e empresas atendidas e o nível de satisfação
destas durante e pós–treinamento, o local a ser ministrado o treinamento
(instalações, segurança, facilidade de acesso, estacionamento), avaliação
da carga horária em função do conteúdo programático a ser ministrado, o número
de participantes (nossa experiência recomenda para cursos de curta duração,
teórico ou prático, um número máximo 20 pessoas por turma), homogeneidade do
perfil dos treinandos, recursos audiovisuais e didáticos utilizados, análise
do preço cobrado ( na maioria das vezes a opção pelo mais barato sai muito
caro), coffee break oferecido, estrutura de apoio ( pessoas envolvidas, ações
que desenvolverão, comprometimento ), processo de avaliação (durante e após
o treinamento).

Após verificar
com a exigência precisa as orientações acima ficará mais fácil decidir que
rumo tomar para não perder tempo, dinheiro e muitas vezes, o conhecimento
correto já adquirido.

Nildo Leite é consultor de
empresas para as áreas de Planejamento e de Marketing Estratégico desde 1990
com serviços prestados à várias organizações que atuam em segmentos e
mercados distintos. É Coordenador Acadêmico do curso de pós graduação em
Marketing Estratégico da UNA/CENID – Bahia e Professor na mesma instituição
dos cursos de Pós – Graduação em Gestão de Empresas, em Marketing Estratégico
e em Administração de Recursos Humanos.
www.newcompetence.com.br
Telefax: ( 0 XX 71 ) 356 -0304
ncompetence@newcompetence.com.br

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