Artigos

Treinamento e desenvolvimento: qual a importância para o seu RH?

Investir em treinamento e desenvolvimento dos colaboradores é muito importante, através deles o setor de recursos humanos consegue gerar diversos benefícios para a empresa. Com eles é possível melhorar não só as competências técnicas dos profissionais, mas também as comportamentais, fazendo com que o RH atue de forma mais estratégica nas organizações.

Hoje, vamos te mostrar a importância de colocar em prática o treinamento e desenvolvimento na sua empresa, qual a diferença entre eles e quais são os benefícios gerados. Por isso, não perca tempo e continue a leitura do artigo!

Treinamento e desenvolvimento: qual a diferença?

Antes de falarmos da importância do treinamento e desenvolvimento para a sua empresa, precisamos entender a diferença entre esses dois conceitos. Muita gente se confunde achando que são a mesma coisa, mas na verdade não são, um só complementa o outro.

Treinamento

O treinamento é algo que tem um objetivo de ser mais pontual. Normalmente ele é rápido não durando além de horas ou semanas. Exatamente por ser ágil, que ele tende a tratar de questões ligadas a competências técnicas. Como por exemplo, aprender a mexer em alguma ferramenta, conhecer alguma metodologia nova, algo que seja bem específico.

Normalmente os treinamentos são pensados e aplicados para um grupo de pessoas que precisam se aperfeiçoar naquela determinada questão.  

Desenvolvimento

Diferente do treinamento, o desenvolvimento tende a ser algo mais longo, voltado tanto para as competências técnicas, quanto para as comportamentais. Ele tem como objetivo mudar algo que irá levar um tempo e que exige diversas etapas, normalmente os treinamentos são partes dos projeto de desenvolvimento.

Alguns exemplos são crescimento na carreira, mudança de cargo, ou questões comportamentais, como por exemplo, desenvolver liderança ou alguma característica, como ser mais comunicativo, empático, entre outros.

Diferente do treinamento o desenvolvimento tem um caráter mais individual, normalmente são pensados projetos separados para cada profissional e não feitos em grupos.

Qual a importância do treinamento e desenvolvimento para a empresa?

Programas de treinamento e desenvolvimento são importantes para qualquer organização, a partir deles é possível fazer com que os colaboradores cresçam, aumentem o nível de performance e assim gerem melhores resultados para a empresa. A seguir vamos te mostrar alguns benefícios:

Aumento da produtividade

Quando você investe em treinamentos e desenvolvimentos na sua empresa você irá conseguir ter um aumento significativo nos níveis de produtividade. Isso porque os colaboradores vão estar em constante crescimento e sempre aprendendo sobre coisas novas que irão ajudar no dia a dia de trabalho. Assim, você consegue criar times de alta performance para a organização.

Redução da taxa de Turnover

Quando você treina e desenvolve bem os colaboradores da sua empresa, eles tendem a se sentir mais valorizados, sabendo que a organização não se preocupa somente com o lucro, mas também com o crescimento profissional de cada um.

Dessa forma, eles não irão buscar novos lugares para trabalhar e estarão preparados para desempenharem suas atividades de forma melhor e mais satisfatória. Isso irá fazer com que a taxa de rotatividade na empresa diminua.

Melhora do Clima Organizacional

A satisfação dos colaboradores com a empresa, além de ajudar na taxa de turnover, também irá melhorar o clima organizacional. Como se sentirão reconhecidos por suas funções, tendem a construir um ambiente de trabalho mais agradável.

E um bom clima, faz com que os profissionais cresçam, melhorem os resultados, as relações com os colegas, evitando conflitos e pedidos de demissão e busquem sempre se aprimorar, aproveitando ao máximos os treinamentos e desenvolvimentos que são disponibilizados.

Vantagem competitiva no mercado

Com todas as vantagens citadas acima, como aumento da produtividade, retenção de talentos e melhora do clima organizacional, a empresa tende a conseguir uma melhor visibilidade no mercado.

Além disso, é possível conquistar uma boa posição perante aos concorrentes, pois aumentando o seu nível de performance e inovando nos seus métodos e processos através dos treinamentos e desenvolvimentos, é possível conseguir resultados cada vez melhores!

Investir em treinamento e desenvolvimento é muito importante, gera benefícios para o seu RH, para os colaboradores e para a empresa! Esperamos que você tenha entendido a diferença entre os conceitos e a importância de aplicar na organização.

Agora, você pode estar pensando como saber se os seus colaboradores precisam ou não de treinamentos e desenvolvimentos. Por isso, separamos um artigo para te ajudar a entender essa necessidade, é só clicar aqui e acessar. Não deixe de ler!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of