Artigos

Treinamento e Desenvolvimento: investimento que dá samba!

Em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, se destaca a empresa que oferecer oportunidades de qualificação para os seus colaboradores. E é possível alcançar esse objetivo de maneiras inovadoras, ao contratar um programa de treinamento e desenvolvimento com samba. Entenda como o contato com a maior festa popular do planeta pode ensinar valiosas lições para a sua empresa:

Existe diferença entre treinamento, desenvolvimento e capacitação?

Para começar, vamos esclarecer os conceitos de Treinamento e Desenvolvimento. O conceito de treinamento engloba toda iniciativa que gere como resultados o aumento na produtividade, intensifique o controle de qualidade – garantindo que as tarefas sejam realizadas com mais eficiência, para evitar repetições desnecessárias – além de elevar os níveis de segurança.

Já o desenvolvimento pressupõe um passo adiante, ao priorizar o desenvolvimento de habilidades e competências que não necessariamente ficarão atreladas ao ambiente da empresa. Na prática, isso significa que o treinamento pode ser classificado como uma ferramenta, enquanto o desenvolvimento pessoal é um processo. O treinamento é, portanto, uma das maneiras pelas quais se alcança o desenvolvimento.

Nova call to action

Por fim, a capacitação é o ato de qualificar os participantes para o exercício de uma determinada atividade ou função. Em outras palavras, o treinamento implica melhorar o nível de conhecimento sobre algo que já é familiar ao participante, ao passo que a capacitação o credencia a exercer novas atividades ou funções.

Quais são os tipos de treinamento?

Agora que você entendeu a diferença entre treinamento e desenvolvimento, entenda agora quais são os principais tipos de treinamento. Basicamente, os profissionais de Recursos Humanos podem estruturar seus programas de acordo com os seus objetivos. Eles podem ser realizados, por exemplo, para melhorar a capacidade de comunicação entre os integrantes da equipe, de modo a permitir a existência de um diálogo para o alcance das metas.

Nos treinamentos com foco em liderança, o objetivo é formar os profissionais que irão conduzir as equipes, para que, de forma efetiva, eles solucionem problemas, e identifiquem talentos entre os seus subordinados, aumentando o nível de comprometimento. Esse tipo de treinamento também é uma ferramenta que possibilita a identificação de novas vozes de comando.

Finalmente, temos os treinamentos motivacionais, que oferecem estímulos para que os colaboradores se sintam felizes no ambiente de trabalho – gerando um engajamento espontâneo com as metas da empresa.

Como elaborar o melhor programa de treinamento para a sua empresa?

Diante da evolução dos estudos em Gestão de Pessoas e da necessidade de manter em seus quadros profissionais de excelência, as empresas podem optar por diversas estratégias e dinâmicas para estruturar programas de treinamento, que incluem, por exemplo, games e jogos.

Nesse contexto, um método que tem sido cada vez mais utilizado é o ciclo de aprendizagem vivencial, que pressupõe que as situações cotidianas também são uma fonte de ensinamentos. Na prática, a proposta é envolver o participante em uma determinada atividade para que ele faça uma análise, consiga ter um insight e aplique o que aprendeu para obter resultados.

Por que contratar o treinamento e desenvolvimento com escola de samba da Apito de Mestre?

Tendo como metodologia básica o ciclo de aprendizagem vivencial, o treinamento e desenvolvimento com escola de samba da Apito de Mestre é composto basicamente por três etapas: primeiro, Mestre Anselmo conversa com o participante para compartilhar suas histórias com a maior festa popular do planeta.

Em seguida, durante a dinâmica com escola de samba, ele desafia os participantes a fundarem uma agremiação fictícia e a executar todas as tarefas necessárias para viabilizar a realização de um desfile em tempo recorde.

No decorrer das atividades, os colaboradores precisam tomar decisões, que terão consequências sobre o desempenho de todo o grupo. Ao serem designados a compor um samba de enredo, tocar em uma bateria ou a confeccionar fantasia, os funcionários ganham a chance de exercer sua criatividade.

Entendeu a importância do Treinamento e Desenvolvimento para o alcance de resultados em sua empresa? Entre em contato com a Apito de Mestre e conheça em detalhes todas as nossas soluções!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of