logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Treinamento e Desenvolvimento > Treinamento Virtual: uma solução possível para a Segurança do Trabalho

Sumário

Treinamento Virtual: uma solução possível para a Segurança do Trabalho

treinamento virtual

Treinamento virtual para colaboradores melhora performance e gera resultados de desempenho de cada um, em tempo real, por meio de gráficos e planilhas

Com o intuito de ampliar a soluções tecnológicas nos mais diversos setores do Brasil e levar acesso fácil para a área, a Agência Casa Mais, empresa pioneira em Metaverso e Realidade Virtual e Aumentada, promove um treinamento de Segurança do Trabalho por meio de Realidade Virtual. Essa tecnologia é uma grande aliada nos mais diversos treinamentos, pois permite que colaboradores vivenciem situações reais sem correr riscos e garante que as instruções sejam passadas de forma lúdica facilitando o aprendizado.

Com os treinamentos em Realidade Virtual desenvolvido pela Agência Casa Mais, isso é possível, por meio do uso dos óculos de Realidade Virtual que permite a simulação imersiva de situações do cotidiano de trabalho.

Sendo assim, é enviado aos avaliadores uma visão das etapas de desenvolvimento de cada um dos participantes. Além disso, é possível auxiliar a identificar os pontos de melhoria de cada profissional, seja no desempenho, na segurança ou em qualquer outra característica.

Além disso, é possível criar o treinamento virtual de forma personalizada, ou até mesmo no metaverso, utilizando a plataforma exclusiva REUNI, que possui diversas ferramentas eficazes para treinamentos remotos e a distância.

Com isso, são criados os ambientes em 3D customizados da empresa, os avatares dos colaboradores no mesmo ambiente e em tempo real, além de elementos virtuais interativos necessários para uma melhor assimilação do conteúdo virtual. Essa tecnologia de Realidade Virtual permite que os colaboradores consigam reter o conteúdo com maior facilidade.

Isso acontece devido ao resultado da imersão total, sobretudo quando existe o uso de óculos de Realidade Virtual, onde o colaborador fica 100% focado no conteúdo apresentado, sem ruídos externos, sendo uma ferramenta relevante para o RH das empresas. São quatro tipo de treinamento criados: EPI, LOTTO, TRABALHO EM ALTURA NR35 E TRABALHOS ESPAÇOS CONFINADOS NR33.

“Sabemos que os treinamentos corporativos são práticas comuns nas grandes empresas, não só para melhorar a performance do colaborador, mas também para promover a cultura organizacional. São, ainda, ótimos aliados na prevenção de riscos aos profissionais de determinadas áreas. Com isso, pensei em uma alternativa que pudesse otimizar esses treinamentos e com a Realidade Virtual é possível uma melhor capacitação dos colaboradores com total segurança”, explica Fábio Costa, CEO da Agência Casa Mais.

? Cultura organizacional: via de mão dupla para empresas e colaboradores

Empresas como Itaú Personnalité, Accor Hotels, Centauro e GE Healt Care já utilizaram dessa tecnologia que só traz ganhos: melhora na economia ao ter menores gastos de deslocamento, dados são gerados em ferramenta exclusiva que acompanha evolução dos colaboradores, o conteúdo é imersivo e interativo levando a menores exaustões, colaborador presta ainda mais atenção ao utilizar o óculos de realidade virtual, que facilita o aprendizado. No curso para o Itaú, todas as mais de 200 agências Personnalité do banco receberam o treinamento.

Saiba mais sobre como funciona o treinamento virtual

Agora que você sabe que a segurança do trabalho é uma área muito importante dentro das empresas, que tem como objetivo prevenir acidentes e doenças ocupacionais, garantindo a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Nesse contexto, o treinamento virtual pode ser uma ferramenta bastante útil para capacitar os trabalhadores em relação às normas de segurança e às práticas preventivas.

Aproveite que já está aqui e confira o material completo da Sólides sobre o perfil e tendências das áreas de RH e DP das empresas brasileiras!

banner desenvolvimento profissional

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Camila Rocha, é uma profissional experiente em publicidade. Com formação pela Fumec, ela coordena atualmente a BU de Educação na Sólides Tecnologia, onde trabalha há 6 anos. Sua expertise em liderança e estratégias de educação corporativa tem sido fundamental para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores.
Assine a nossa Newsletter