Artigos

Um Sábio Milenar…

Sábio é todo aquele que consegue praticar os ensinamentos que muitos somente procuram teorizar. Tornam-se sábios pelo fato de não se preocuparem pelo feito, mas de usarem o feito para si próprio procurando criar e intensificar seu prazer interior com as condições reais existentes seja onde estiverem e quais forem. Suas obras aparecem pela constancia da sua pratica e através da observação dos que os circundam, que em muitas vezes não conseguem entende-lo. O mundo gira com seus conflitos e mudanças, mas o sábio sempre o domina com seu próprio ritmo, com sua própria filosofia interpretada. Quando todos seguem as tendências, ele cria seu próprio caminho procurando acima de tudo estar de bem com a vida, com o coração acima da razão.

Um dia e na qualidade de observador, me encontrava sobre um penhasco, frente ao oceano atlântico, observando a paciência e tranqüilidade de um pescador oriental. Horas se passavam, e mesmo sem peixes, nada fazia para modificar a fisionomia alegre daquela pessoa, que sozinho continuava sem desanimar com o seu ritual de recolher a linha e realimentar a isca. Já estava admirando a formação do por do sol, e ainda deparava com o paciente e tranqüilo oriental com sua estampa de prazer e satisfação, fiel ao seu propósito. 

Não resisti, fui ao seu encontro e perguntei como ele podia ter tanta paciência. Não seria mais fácil comprar o produto em uma peixaria? E o sábio respondeu: Senhor não se trata de pescaria, não se trata de peixes, tenho neste momento a melhor oportunidade para justificar o estar vivo. Milhares de anos foram necessários para que o oceano cedesse espaço, para que esta pedra aparecesse e assim fossem destinados mais milhares de anos para que o tempo a desgastasse, criando este formato e, simplesmente para que eu pudesse sentar, acomodar e visualizar toda esta vegetação, que também milenar, nos rodeia. 

Senhor, dentro deste oceano, temos milhares de peixes e outros milhares de seres vivos, que com sua fascinante habilidade, por aqui já se encontravam antes que me imaginasse poder estar neste momento, neste santuário de paz e harmonia. Senhor, tenho apenas algumas décadas de vida e hoje mesmo sem peixes tive o grato privilégio de ter sido o escolhido, mesmo que por apenas algumas horas, para desfrutar desta maravilha. 

Sérgio Dal Sasso
falecom@sergiodalsasso.com.br 
Consultor empresarial, formado pela FEA-USP, pós-graduado em finanças pela USP e MBA-varejo USP.

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of