Artigos

Use as redes sociais para atingir seu propósito profissional!

6-redes-sociais-e-suas-estatisticas-para-voce-conhecer

As redes sociais têm como principal propósito a socialização. É socializando que encontramos e conhecemos novas pessoas, que nos divertimos, que atingimos nosso propósito pessoal e profissional e que conversamos com nossos familiares e amigos. Dentre do que faz parte da socialização, alcançar o propósito profissional é sempre o mais difícil, por que é preciso alinhar seus interesses às ferramentas que as redes sociais oferecem, assim como saber como usá-las e o que fazer para ir além e conquistar ainda mais seguidores e admiradores.

Esta dificuldade em alcançar o propósito profissional também está presente nas redes sociais profissionais: beBee e LinkedIn. beBee – “engajamento através de paixões”, onde as paixões são a base para os relacionamentos profissionais, e LinkedIn – “rede de negócios”, sendo estritamente profissional. A dificuldade ocorre (assim como ocorre nas redes sociais não profissionais) por não saber alinhar seu propósito ao propósito das redes, como usar as ferramentas disponíveis e o que fazer para conquistar admiradores.

Nova call to action

Bom, para poder alcançar seu propósito não é só, simplesmente, pedir emprego dizendo que tem experiência em tais cargos (vejo muitas pessoas no Facebook e, até mesmo, no beBee fazendo isso), entrar em contato com amigos, ex colegas de trabalho, ex-chefes, produzir conteúdos e espalhá-los, postar fotos e mensagens, e criar perfis online.

Para alcançar o propósito profissional é preciso saber que você saiba:

1. Qual é o seu propósito

O que você busca alcançar? O que você quer atingir? Qual a sua intenção?
Você tem que saber as respostas para essas perguntas por que cada rede social também tem propósitos. Você tem que encaixar seu propósito aos propósitos da rede social. Assim, você terá mais chances de obter sucesso.

2. O que deve ser feito e como ser feito para atingir seu propósito e tire proveito das ferramentas das redes sociais

Como é sabido, para você atingir seu propósito é necessário saber o que fazer e como fazer para obter sucesso. E para fazer e fazer bem feito é preciso usar corretamente cada ferramenta disponível nas redes.

Por exemplo: beBee, como citei acima, tem uma ótima plataforma chamada Producer, nesta plataforma você produz conteúdos referentes a sua área de atuação ou você pode mostrar suas habilidades através da escrita. Você tem que saber como tirar o máximo de proveito desta plataforma, de suas habilidades de escrita e saber sobre o que está acontecendo na sua área de atuação.

3. Como ir além nas redes sociais para conquistar (ainda mais) admiradores

Para conquistar (ainda mais) admiradores é preciso, antes de tudo, como saber usar as palavras e saber como agir tanto na própria rede quanto com as pessoas. Em relação ao que deve ser e como ser feito, você deve fazer de acordo com o que você quer fazer e mostrar excelência, mostrar que sabe o que está falando e fazendo. Pessoas têm como referência aquelas que passam credibilidade e facilidade em lidar com o assunto abordado.

Cada área de atuação tem uma ou mais redes sociais ideais para atingir seu propósito, basta você saber qual é o seu propósito, saber o que deve ser feito e como ser feito, e como ir além para conquistar (ainda mais) admiradores.

Não queira conquistar seguidores, queira conquistar admiradores. Seguidores são efêmeros e os admiradores são fixos.

O que você pode fazer nas redes sociais mais populares para atingir seu propósito profissional:

Facebook

Ter uma Fanpage e lá colocar artigos seus e de terceiros, postar fotos e mensagens referentes a sua área de atuação. Você também pode mostrar suas habilidades inerentes a sua área.

Twitter

Você pode compartilhar os links de seus conteúdos e artigos de terceiros. Postar frases e imagens.

Pinterest e Instagram

Você pode postar fotos e imagens. Estas duas redes sociais são interessantes para quem é da área de fotografia e artes.

LinkedIn

Você pode postar seus conteúdos e fazer parte de grupos profissionais, podendo entrar em contato com as pessoas dos grupos. Você também pode colocar lá seu currículo.
Lembre-se que é uma rede estritamente profissional.

beBee

Você pode postar e compartilhar seus conteúdos, imagens, fotos. Mostrar sua arte e suas paixões. Pode gravar curtos vídeos mostrando o que você está fazendo. Tudo isso são caminhos para você se dar bem no mundo profissional.

Google+

Você pode postar e compartilhar seus conteúdos. Pode ainda criar uma coleção com todas as suas postagens e criar também uma comunidade.

YouTube

Você pode criar um canal para falar sobre sua área de atuação, dar dicas e emitir suas opiniões sobre o que está acontecendo em sua área. As redes sociais, se bem usadas e bem exploradas, facilitam muito o atingimento dos propósitos profissionais.

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments