Artigos

Uso de redes sociais no ambiente de trabalho: saiba direitos e deveres do empregado

O caso de uma enfermeira que foi demitida por justa causa após publicar fotos suas no ambiente de trabalho despertou a atenção para os trabalhadores sobre a maneira correta de agir com imagens do ambiente e dúvidas sobre a punição correta para casos deste tipo.

– Relembre: Enfermeira punida por postar fotos na internet diz que foi ingênua

Klaudia Elizabeth da Silva estava em um dia de plantão no hospital que trabalhava, em Pernambuco, quando resolveu tirar fotos em um momento de descontração. Depois, postou as imagens em sua página no Facebook. Ao demitir a funcionária, o hospital alegou que a empresa foi exposta sem autorização e serviu como pano de fundo para brincadeiras desrespeitosas com os pacientes. Klaudia teria feito comentários ofensivos aos seus superiores.

Nova call to action

Para esclarecer sobre como agir em situações como esta e prevenir para que não tenha o mesmo final de Klaudia, o SRZD conversou com o autor do livro “O novo aviso prévio”, Gleibe Pretti, que destacou, entre outros pontos, a prática tão comum atualmente de utilizar a rede social no ambiente de trabalho.

Confira abaixo as perguntas respondidas por ele:

Quais os principais cuidados que o funcionário deve ter quanto ao uso de redes sociais no ambiente de trabalho?
Cumpre salientar que o empregado e contratado para laborar durante sua jornada de trabalho e consequentemente é pago por esse motivo (trata-se do contrato de trabalho artigo 442 da CLT). Sendo assim, o empregado não pode “gastar” seu tempo de trabalho em redes sociais ou em atividades diversas da que foi contratado.

É permitido/legal tornar pública foto do local de trabalho sem permissão/conhecimento dos superiores?
Em hipótese nenhuma o empregado pode publicar imagens com produtos, serviços ou locais da empresa na internet, haja vista que não se trata de um ambiente que lhe pertence e sim do empregador. Desta forma, o empregado não pode dispor o que não é seu, sob pena de justa causa, conforme artigo 482 da CLT.

Divulgar imagens do local de trabalho pode resultar em demissão por justa causa? Se não for legal demitir por este motivo e a empresa tomar esta atitude, como o funcionário deve agir?
A dispensa é devida, mas o empregado deve antes ser advertido. Em caso de reincidência, será suspenso. E em caso de repetição do ato, será demitido por justa causa.

O funcionário pode divulgar imagens suas no local de trabalho (sem mostrar muito o ambiente), sem que haja problemas para ele?
Não há meio termo. Divulgou imagens da empresa sem a permissão do empregador nas redes sociais, poderá dar ensejo à justa causa.

Que conselho daria para os trabalhadores quanto ao uso de redes sociais no ambiente de trabalho?
Apenas o empregado poderá postar assuntos que sejam pertinentes à sua pessoa sem fazer menção da empresa com adjetivos ou fotos do local de trabalho. De preferência fora do expediente de trabalho, pois, se postar qualquer assunto durante seu expediente, poderá ser dispensado por justa causa, já que deixou de trabalhar para ficar nas redes sociais. Sendo assim acesse as redes sociais, mas nada publique na jornada de trabalho.

Luana Freitas

 

produtividade dos colaboradores

 

2.5 2 votes
Article Rating

Por:

Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Evaldo
Evaldo
4 anos atrás

pode se demitir um funcionário pelo whatsapp, mesmo sem registro, sem motivos?

Mariana Cofferri
Mariana Cofferri
4 anos atrás

Boa tarde,
O empregador pode exigir dos funcionários (por meio do grupo de whatsapp da empresa) que estes enviem fotos no local de trabalho no momento da chegada e da saída do expediente?

alan
alan
3 anos atrás

Mariana que eu saiba não existem máquina de pontos pra isso. só que infelizmente alguns funcionários não tem caratar e acabam batendo o cartão do colega que faltou pra dize rque o mesmo estava presente. o correto da empresa é colocar cameras e todos os dias sempre verificar nas imagens a hora que o funcionários chegou marcou seu pontos tanto de entradas como intervalos e saidas e gravar parte desses videos e fotos em pasta caso algum dia seja dispensado por justa causa e ele tentar alegar que foi indevidamente dispensado tem como provar

alan
alan
3 anos atrás

o funcionário tira fotos da empresa durante o serviço e depois que está em sua casa publica as fotos em grupos em whatssapp e ai pode ou não pode ser demitido?. lembrando que todos funcionários da empresa receberam carta de comunicação da proibição de uso de celular dentro da empresa. o mesmo já foi advertido uma vez e com ironia disse pode me dar advertencia 10 vezes! quer dizer uma pessoa dessa ainda fica debochando dos superiores! ainda corremos risco se mandamos embora por justa causa vão atrás de advogados inventam um monte de mentira ai somos chamados pra audiência… Read more »

alan
alan
3 anos atrás

bem como tá ocorrendo isso o mesmo vai tomar a segunda advertencia, depois suspensão e depois justa causa. pois a advertencia é para que ele se corrija, já que não se corrije tá se mostrando um péssimo funcionário. então a empresa está fazendo o que é correto! o erro do funcionário é ele está dentro de uma empresa não trabalhar conforme foi contratado e fica achando que manda na empresa! gente vamos voltar as antigas pedir referência pois esses tipos de pessoas ñ querem trabalhar só querem dinheiro!

alan
alan
3 anos atrás

agora uma pergunta tem um tópico que fala sobre o funcionário postar foto dentro do local de trabalho!
pois bem vou citar uma situação aqui ele sabe que é proibido o uso de celular dentro da empresa. o mesmo tira fotos. e em casa ou na rua fora do expediente posta foto da empresa em grupos. e ai podemos advertir pra depois suspende-lo e dar a justa causa?

Mariana silva
Mariana silva
3 anos atrás

Utilizei varios programas de monitoramento em minha empresa, más o que mais me atendeu foi o Spymaster, o monitoramento é completo. Por isso recomendo https://www.syncsoft.com.br/baixar-spymaster/

Ane
Ane
1 ano atrás

Olá, gostaria de saber se o patrão mandar o funcionário fazer vídeo de si onde apareça seu rosto, mesmo q seja somente um vídeo explicativo, para enviar a um cliente. Ele pode exigir isso?
Pq eu não estou me sentindo a vontade em expor meu rosto q eu nem gosto de expor em redes sociais.