Artigos

Vagas e currículos: como atrair os recrutadores

Muitas pessoas não se fazem essa pergunta ao olhar uma vaga de emprego divulgada. Você verifica se realmente ela se encaixa com seu perfil profissional? Ou se aproxima de alguma experiência que você já teve? Essa são perguntas que muitos não tem noção ou não dão tanta relevância para isso. Mas venho lhe dizer que isso tanto importa como é uma chave para direcionar realmente ao seu propósito. Depois de fazer a triagem de currículos para futuras oportunidades dentro da empresa muitos recrutadores observam currículos incompatíveis com a vaga que foi divulgada.

Sabemos também que no atual momento muitos (as) passam dificuldades e precisam urgentemente de uma oportunidade seja em qual área for. Mesmo que seu currículo seja direcionado para o banco de dados ou seja encaixado em um vaga futura que se aproxime do seu perfil é sempre bom verificarmos antes se aquela vaga é realmente a que queremos.

A primeira informação que muitos não sabem é que “recrutadores tem pouquíssimo tempo para analisar currículos”. Uma pesquisa realizada pela Catho mostra que a análise dura, em média, entre seis e 30 segundos. Dessa forma, os mesmos conseguem ir direto ao ponto e verificar se o seu perfil profissional se encaixa ou não na vaga que foi divulgada e nesses poucos segundos alguns pontos são identificados como:

Nova call to action

  • Desordem das informações;
  • Informações antigas e desatualizadas;
  • Falta de informações importantes como: tempo de trabalho, contato, endereço e entre outros;
  • Experiências sem tempo de trabalho;
  • Funções desenvolvidas nas experiências com textos muito longos;
  • Formação ou cursos extra curriculares muito antigos;

Esses são alguns dos pontos mais importantes e que muitas das vezes o candidato não coloca e acaba focando em outros não tão relevantes.E assim, dependendo de algumas empresas, se a vaga for muito específica, esses pontos acabam retirando seu currículo do processo de triagem.

Como chamar a atenção do recrutador

Textos objetivos e bem redigidos são o primeiro passo para o seu currículo impressionar positivamente os recrutadores. A seguir, confira algumas dicas que devem ser consideradas para escrever seu currículo e conseguir a atenção do recrutador:

  • Atualizar as informações;
  • Descobrir qual carreira você realmente quer seguir;
  • Verificar a vaga escolhida e obter mais informações sobre;
  • Aprimorar o currículo seja com ajuda de sites ou através de networking com profissionais de recrutamento e seleção.

Vale ressaltar que existem muitos sites bons de como montar seu currículo da forma correta e até mesmo hoje o próprio “Linkedln” traz essa funcionalidade. Ao colocar todas as informações no seu perfil você pode baixar o arquivo e ter o seu currículo em mãos e com todas as informações corretamente necessárias. Já as vagas que são expostas diariamente é sempre bom ter aquela experiência semelhante ou se até mesmo não tiver utilizado ferramentas que se assemelham à vaga.Isso vai te aproximar ainda mais da vaga e do que o recrutador está buscando.

Agora que está por dentro do assunto, coloque em prática para melhorar o seu currículo! Gostou do post? Deixe seu comentário!

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments