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Virei Gerente E Agora?

Mesmo que você esteja se sentindo inseguro e achando que ainda não estava preparado para o cargo, acalme-se. Em geral os mais competentes sempre se acham aquém do que realmente são.

Ao contrario daqueles cuja impaciência em crescer na carreira a qualquer custo é infinitas vezes maior do que a real capacidade para tal.
Tenha em mente que se você foi escolhido é porque há habilidades e competências em você, que foram percebidas pelos seus superiores. Se você ainda não sabe exatamente quais são, esse é um primeiro problema a resolver. Procure quem o promoveu e entenda o que o levou a fazê-lo e quais são as expectativas dele em relação ao seu cargo, ao seu desempenho e quais são as metas para este e para o próximo ano. Mais tarde, você terá tempo para se inteirar das metas de longo prazo.

Em um cargo de gerência você terá subordinados. Quem são eles? Seus antigos pares ou gente desconhecida? Seja como for, seu segundo problema é mapear com cuidado quem o aceita na nova posição, quem está indiferente e quem está contra.

No seu dia a dia, tenha sempre uma postura construtiva. Elogie os acertos individuais sempre em grupo. Seja discreto ao chamar alguém para uma conversa privada para falar a respeito de erros individuais. Ninguém precisa saber ou perceber que houve essa conversa. Só assim, o funcionário que errou se sentirá protegido, fortalecido e, principalmente, motivado a aprender com o erro e jogar para o time. Você ganhará o seu respeito, o único caminho para ele o aceitar como seu líder. Fazendo isso com todos, você estará dando um grande passo para ser aceito como líder da equipe.

Um líder do séc. XXI é aquele que atua como facilitador das coisas, que serve ao grupo para que esse possa produzir muito mais do que cada um produziria individualmente. Ele facilita o fluxo de informações gerando conhecimento ao grupo.

Lembre-se de que conhecimento não se transmite. Transmitimos informações que são captadas pelos outros e entendidas de formas diferentes após passarem mentalmente pelos filtros culturais e intelectuais de cada um. Isso faz com que o conhecimento efetivamente gerado seja diferente de pessoa para pessoa. Leve isso em conta ao passar uma informação importante. Pergunte o que realmente foi entendido e certifique-se de que o conteúdo principal da sua mensagem foi captado com precisão. Mal-entendidos são a maior fonte de falhas nos processos internos de todas as organizações em qualquer parte do mundo.Portanto, conheça e domine as ferramentas de apoio à tomada de decisão que a sua empresa oferece. Atualize-se sempre, faça cursos de curta duração, pelo menos dois por ano e leia muito. Alguns especialistas dizem que um executivo, para se manter no topo, precisa ler de três a quatro livros por mês englobando os mais variados temas sobre administração, marketing, gestão de negócio, gestão de pessoas, etc.

Para você que é um gerente recém promovido e para você que pode ser a qualquer instante, espero ter contribuído com algumas dicas que possam lhes ser úteis.

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Érika Torres
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Érika Torres

Achei o texto super válido e encorajador.