Artigos

Você Constroi Um Enredo Que Faz Sentido Para Sua Vida?

Na história do carnaval, além da cultura, alegria e diversão, há uma busca constante pela perfeição. Além de planejamento, definição de estratégia e organização meticulosa, tudo é regido por normas, cooperação, integração e um rígido cronograma. O objetivo é fazer a engrenagem imaginária do samba enredo obter forma e conquistar desenvoltura, harmonia e ritmo. Qual a relação de um samba enredo com sua vida pessoal? Da mesma maneira que não basta somente viver, mas é preciso saber viver, um samba enredo não é unicamente uma canção, mas o hino oficial que embala o carnaval de uma escola de samba. Observe nos três itens abaixo, como retirar lições de um samba enredo para conquistar melhores resultados e intensificar de maneira prática, o relacionamento interpessoal e a Gestão com Pessoas.

Apreciar a capacidade de realização – Você já percebeu que desde a infância você faz escolhas? Quanto mais você vive, mais sua vida é moldada por decisões que refletem na capacidade de realização. Você decide o que deseja comer e busca satisfazer seus desejos alimentares. Decide chegar com antecedência ou atrasado a um compromisso assumido. Escolhe que roupa usar para ir a um encontro. Note que quanto mais se vive, mais as escolhas passam a ser essenciais e como resultado, mais responsável você torna-se pela direção da sua vida.

Um mestre de harmonia na escola de samba, além de fazer escolhas, atua de maneira coerente com determinadas situações, acredita no potencial humano de realização e incentiva a união de técnica com a criatividade. Neste sentido, observe suas decisões. Elas consideram sua capacidade de realização? Você acredita em você, nos seus colegas, filhos e amigos? Eles são capazes de realizar determinada tarefa? A ação de apreciar a capacidade de realização influencia significativamente, na direção da sua vida e pode criar novos rumos para vencer ou para aprender. Faça escolhas positivas, que permitam contribuir na realização de seus desejos, metas e sonhos. Contribua para que o relacionamento com outras pessoas seja promissor, verdadeiro e autêntico.

Acreditar no entusiasmo do trabalho em equipe – Imagine o som de um único tamborim, um reco-reco, uma cuíca ou um pandeiro no meio de uma enorme bateria de escola de samba. Você concorda que não teria menor efeito? O interessante é perceber que a força do trabalho coletivo, integrado e em harmonia, faz ecoar em uma explosão rítmica de acordo com o enredo, a motivação e os desafios. Em uma organização, a qualidade do trabalho em equipe pode ficar limitada pela presença do medo, insegurança em inovar, risco constante do fracasso e a soma do poder com o desânimo, multiplicado pela arrogância.

Para obter uma equipe de trabalho mais atuante e comprometida, o individualismo precisa ceder espaço para a disseminação e aplicação da cooperação. A equipe que conquista esse grau de maturidade passa a ser uma rede de ligações, em contínua mutação e confiabilidade. Desta forma, perceba que o individualismo não ocupa lugar na bateria de uma escola de samba, pois a filosofia está em vencer através da cooperação e na capacidade de acreditar na força do trabalho em equipe. Na sua empresa funciona assim? Todos os colaboradores aceitam vencer através da cooperação?

Compreender e valorizar a diversidade – Houve um período da história, em que o “sambista” era sinônimo de malandro, desorganizado e arruaceiro. Bom saber, que este período faz parte da história, pois compete a cada pessoa, compreender e valorizar a diversidade humana. Acredito que o grande inimigo da diversidade é o preconceito, seguido pelo comodismo e pelo pessimismo, que juntos resultam em barreiras no relacionamento entre pessoas.

Note que alguns profissionais criam, outros fantasiam, imaginam e desejam. Outros indivíduos inovam, aprimoram, empreendem e surpreendem, pois entendem que a sua geração é diferente das gerações mais novas, que também são diferentes das gerações mais antigas. Quando você ouvir o puxador do samba enredo cantar, perceba que este profissional usa um estilo diferente para expressar um equilíbrio entre graves e agudos. Como resultado, devemos levar em consideração, que não há como valorizar o capital humano sem entender a diversidade. Já pensou se cada escola de samba não acreditasse na diversidade? O que seria da publicidade, propaganda e do marketing, sem o estudo da diversidade humana?

Recebo vários e-mails, de pessoas que desejam realizar mudanças e solicitam dicas para superar dificuldades e circunstâncias negativas. Analiso as mensagens e busco apresentar que as pessoas precisam encontrar pontos essenciais, para valorizar a capacidade de realizar seus sonhos, seus desejos e suas vontades. Assim como faz um diretor de bateria, ao reger mais de 400 integrantes, para que juntos sigam a mesma cadência, passa ser necessário assumir a responsabilidade pela atitude e se dedicar ao máximo, para que a escolha seja mais eficaz possível. A bateria de uma escola de samba é uma enorme orquestra, estruturada com instrumentos de percussão para construir o enredo e oferecer vida, sentido e emoção.

Qual é o enredo que você está construindo na sua vida? Lembre que todo desafio apresenta uma oportunidade e toda oportunidade apresenta um desafio. A atitude de levantar a cabeça, parar de reclamar e fazer diferença depende de uma pessoa: Você! Construa um enredo que faça sentido para sua vida.

Autor: Dalmir Sant Anna

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of