Artigos

Vontade De Fazer, O CombustÍvel Do Sucesso!

Desde meus primeiros anos de vida o comportamento humano sempre chamou minha atenção, despertando uma enorme curiosidade a respeito das dificuldades que muitas pessoas colocam quando precisam realizar alguma tarefa, às vezes simples e fácil de fazer. Para esses indivíduos parece que tudo é muito difícil ou impossível. Eles sempre têm uma visão negativa, pessimista e o pior é que conseguem “contagiar” outras pessoas em número expressivo. São os conhecidos líderes negativos.

Ao longo de toda minha vida conheci grandes exemplos de superação de pessoas públicas e anônimas e procurei entender o que as fazem tão diferentes das demais, chegando a parecer seres superiores, verdadeiros “super-heróis”, como o jovem australiano Nicholas James Vujicic, conhecido internacionalmente como Nick Vujicic, que nos ensina que só existe impossível para aqueles que não querem fazer acontecer. Conheça um pouco mais sobre esse exemplo de superação:

“Nascido em Melbourne, Austrália, no dia 04 de dezembro de 1982, Nick Vujicic é um evangelista e palestrante motivacional e diretor da Life Without Limbs. Nascido sem pernas e braços devido a rara síndrome, conhecida como Tetra-Amelia, Vujicic viveu uma vida de dificuldades e privações ao longo de sua infância, no entanto, ele conseguiu superar essas dificuldades e, aos 17 anos, iniciou sua própria organização sem fins lucrativos, chamada Life Without Limbs (em português: Vida sem Membros). Depois da escola, Vujicic frequentou a faculdade e se formou com bidiplomação. Deste ponto em diante, ele começou suas viagens como palestrante motivacional e sua vida atraiu mais e mais a cobertura da mídia de massa. Atualmente, ele dá palestras regularmente sobre vários assuntos tais como a deficiência, a esperança e o sentido da vida”.

Outros vários exemplos poderiam ser citados nesta oportunidade, mas acredito ser desnecessário, porque você que está lendo este artigo certamente conhece alguém ou algumas pessoas merecedoras de nossa admiração por terem superado grandes adversidades e obstáculos, conquistando o pódio da vida, um lugar exclusivamente reservado para os corajosos, determinados e persistentes. De minha parte, se eu fosse citar todos exemplos que conheço, seriam necessárias muitas páginas.

Recentemente escrevi sobre “Conformismo” e “Coitadismo”, artigos publicados através do site RHPortal e, não satisfeito, iniciei um esforço de aprofundamento sobre o tema, através da leitura de artigos e outros textos científicos, conversas com especialistas em comportamento humano, mas ainda não consegui encontrar uma ou mais razões que justifiquem a atitude desses indivíduos que não acreditam em sua capacidade de realização, a não ser um traço comportamental comum a todos: a simples falta de vontade de fazer.

Diante desta conclusão, lembrei de um ensinamento que recebi ainda criança, que diz o seguinte: “Quem quer fazer sempre encontra uma maneira e quem não quer fazer sempre arranja uma desculpa”. Infelizmente, essa afirmação é uma verdade inquestionável e o mundo está cheio de pessoas que vivem dessa forma, passivamente, esperando que as “coisas” aconteçam sem precisar envidar qualquer esforço. Por isso continuo acreditando que “a ausência de vontade dificulta ou impossibilita a realização de qualquer atividade”. E você, o que pensa sobre isso?

Prof. Esp. Alexandre Costa
Pedagogo Organizacional, Escritor, Palestrante,
Personal, Professional e Leader Coach
alexandre@plenacommkt.com.br

Por: Prof. Esp.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of