No pós-pandemia, a continuidade dos negócios será determinada pela combinação de tecnologia com resiliência

Cisnes Negros (termo criado por Nassim Nicholas Taleb no livro “A lógica do Cisne Negro”) são os eventos que causam transformações cognitivas e inesperadas, sejam elas triviais ou gigantescas. Essas alterações geram um grande impacto global nas empresas e na humanidade, e como exemplos posso citar a destruição de um setor no mercado de ações, uma crise política, o que aconteceu em 11 de setembro nos Estados Unidos ou, para trazer à nossa realidade atual, o que estamos vivenciando: uma pandemia. O agravante neste contexto é que o ser humano e as empresas, por mais que se preparem, possuem uma dificuldade imensa em lidar com o aleatório e com eventos inesperados.

por:

Como identificar a cultura organizacional de uma empresa

Cultura organizacional não é um código de conduta ou um manual do comportamento.

Ela não é visível, mas sim percebida e sentida pelos colaboradores e diz muito sobre a forma como as
relações e a comunicação são construídas.

Também é a cultura organizacional que dita como os clientes serão atendidos, como as regras serão cumpridas e como será o processo decisório da empresa.

A cultura organizacional pode ser dividida em 4 tipos: de poder, de papéis, de tarefas ou de pessoas. Além disso, poder ser também forte, fraca, adaptativa ou conservadora.

E o tipo de cultura construída pode dizer muito sobre como a empresa passará por desafios e crises como a que estamos vivenciando agora.

Para facilitar o entendimento desse assunto, produzi um conteúdo para te ajudar a identificar os tipos de culturas organizacionais existentes e como cada tipo se comporta no dia-a-dia.

Você trabalhou ou trabalha em empresas que se encaixam em qual tipo de cultura organizacional? Me conta sua experiência!

por:

Práticas de Valuation e Venda de empresas aplicadas no mercado

Valuation e Venda de Empresas são práticas comuns no mercado e que se complementam.

Valuation é o termo em inglês para “Avaliação de Empresas”, em outras palavras, é o processo de estimar o valor de determinada empresa estabelecendo seu preço justo e o retorno futuro de um investimento em suas ações.

Existem inúmeras formas de realizar tal avaliação, sendo as mais comuns o valor dos ativos, o valor presente do fluxo de caixa futuro, ou o valor dos múltiplos da empresa.

Então, com base na avaliação feita sobre valor da empresa, analistas fazem recomendações de compra ou venda de acordo com o preço atual das ações da empresa listadas na bolsa.

por: