Conflito de gerações no trabalho

O mercado de trabalho vive algo inédito, temos várias gerações dividindo o mesmo espaço, tarefas e responsabilidades nos escritórios. Há empresas, por exemplo, que contam com profissionais de 4 gerações diferentes e diante disso, saber lidar com a situação e entender como e porque ocorre o chamado “conflito de gerações” é uma das tarefas do RH e dos demais líderes.

Fatores sociais, econômicos e culturais estabeleceram a criação e a divisão da sociedade em gerações, que lidam de formas diferentes com a tecnologia, informação, comportamento, comunicação, trabalho, etc.

Conheça nesse artigo as 4 gerações que estão no mercado de trabalho atualmente e como gerenciar os conflitos relacionados ás diferenças de pensamento e cultura característicos de cada geração.

por:

Qual a relação entre rotatividade e retenção de talentos?

As organizações almejam a todo custo aumentar sua competitividade e buscam, por meio de suas melhorias em processos, atendimento ao cliente, qualidade de produtos e serviços prestados, estar à frente de seus concorrentes e ampliar seu espaço no mercado contemporâneo. Para tanto, não deve esquecer que vale-se da atuação de pessoas em todos seus processos, e por esta razão, deve focar sua atenção em promover ajustes com relação ao seu cliente interno, o colaborador, proporcionando-lhe o ambiente organizacional adequado em termos gerais, recompensas justas, reconhecimento, possibilidade de crescimento, entre outros estímulos que contribuam para o desenvolvimento do capital humano e para a retenção de talentos. Do contrário, deverá arcar com os custos envolvidos ao desligamento de seus colaboradores, muitas vezes sendo mais custos envolvendo perda de conhecimento e capital intelectual do que basicamente financeiros. Uma boa gestão de pessoas, com olhar voltado para alinhar os objetivos dos colaboradores com os da empresa e os da empresa com os dos colaboradores, certamente refletirá na redução dos índices de turnover e fortalecerá a retenção dos seus melhores talentos, melhorando o employer branding da organização.

por:

7 princípios para construir o pipeline de talentos

O pipeline de talentos está adotando uma abordagem diferente para sua estratégia de recrutamento. É mais uma abordagem proativa ao recrutamento do que a abordagem reativa. É aqui que você deve mudar de recrutamento para preencher uma vaga aberta ou nova, para pensar em quem sua empresa vai querer contratar ou contratar no futuro.

Existem enormes benefícios para o pipeline de talentos, no entanto, muitas empresas não seguem esse processo. Para as empresas que recrutam continuamente ao longo do ano, o pipeline de talentos pode economizar seu custo por locação e diminuir o tempo que leva para encontrar o candidato certo.

por:

O que é um profissional sênior?

Quando pensamos no perfil de um profissional sênior, logo imaginamos um ser superior, uma figura que já atingiu a perfeição e é capaz de resolver todas as situações possíveis, detendo todos os conhecimentos. Obviamente isso não existe! Então, quais são as características que distinguem um profissional maduro e experiente?

Veja meu artigo no Portal do Autodesenvolvimento e Linkedin:

https://portaldoautodesenvolvimento.com/o-que-e-um-profissional-senior/

https://www.linkedin.com/pulse/o-que-%C3%A9-ser-um-profissional-s%C3%AAnior-elton-daniel-leme/

https://thomascase.com.br/2019/08/30/o-que-e-um-profissional-senior/

por: