Marketing de recompensa: entenda os cuidados para a estratégia não ser um tiro no pé

Em meio a um mercado tão competitivo, uma estratégia para vencer a disputa pela atenção do consumidor ganha cada vez mais espaço entre as marcas: o marketing de recompensas. Segundo o relatório Loyalty Barometer Report de 2021, promovido anualmente pela Hello World, 81% das pessoas desejam criar relacionamento com as marcas, e 58% preferem quando isso acontece por meio de ofertas e presentes.

Mas é preciso saber como colocar em prática essa estratégia, caso contrário os efeitos podem ser nocivos para o negócio.

Diante desse contexto, gostaria de sugerir o artigo Marketing de recompensa: entenda os cuidados para a estratégia não ser um tiro no pé, escrito pela Erica Briones, diretora de produtos da Minu e membro do conselho da Agile Alliance Brazil.

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Recompensas instantâneas: uma estratégia essencial para a fidelização de clientes em 2022

Na relação marca-consumidor, o marketing de recompensas tem assumido um papel fundamental para engajar clientes e consumidores, de diferentes classes. Com base nesse tema, Eduardo Jacob, CEO da Minu, martech pioneira no ecossistema de engajamento baseado em recompensas instantâneas, escreve o artigo Marketing de recompensa: uma estratégia essencial para a fidelização de clientes em 2022.

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Pricing: estratégia de precificação em um mercado competitivo

O Pricing é uma estratégia de precificação de mercado que pode ser feita de forma automática ou manual nos pedidos de vendas e compras, tanto no varejo quanto no atacado.

Ele utiliza fatores como:

Quantia fixa;
Diferença por quantidades;
Campanhas de promoção ou vendas;
Orçamento considerado por representante;
Preço prevalecente por direitos ou por índices;
Data da fatura;
Data do envio;
Combinação de múltiplas compras ou linhas.

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O que e quais são as estratégias de precificação em uma Organização?

As estratégias de precificação tem potencial de gerar assertividade nos negócios. Elucida empresas por nascer, e reorienta empresas já estabelecidas. Negócios são fundamentalmente frutos de escolhas, e atrelados às mesmas, carregam um pacote de riscos e oportunidades; cabe ao gestor, mapeá-los e assumi-los.

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