Como trabalhar a educação corporativa de forma inovadora? - RH Portal

Como trabalhar a educação corporativa de forma inovadora?

 

Os profissionais de RH brasileiros estão cada vez mais cientes da importância de incluir um treinamento empresarial para desenvolver sua educação corporativa de forma inovadora, seja presencialmente ou através de treinamento via EAD.

Com a educação a distância, a educação corporativa consegue atingir um grande número de colaboradores, rompendo fronteiras geográficas, respeitando ritmos de aprendizagem de cada um e, ao mesmo tempo, reduzindo custos.

Muitas empresas entendem que não é mais necessário oferecer um espaço físico destinado à aprendizagem, pois acreditam que é possível adquirir conhecimento em qualquer hora e lugar.

É fato que a educação corporativa via EAD, está crescendo e se consolidando gradativamente no Brasil.

Contudo, vale destacar a importância de conhecer os benefícios do ensino a distância para encaixá-los da melhor forma em seu planejamento corporativo. Tais como:

  • Melhor relação custo x benefício;
  • É possível atingir um público maior, independente da localização geográfica;
  • Horários flexíveis;
  • Não há necessidade de deslocamento, economizando tempo e dinheiro;
  • Estimula o desenvolvimento da auto-aprendizagem;
  • Avaliação com base nas publicações dos alunos e métricas de acesso;
  • Agilidade na atualização dos conteúdos;
  • Diminuição dos índices de turnover;
  • Possibilita fazer avaliação dos treinandos.

A educação a distância empresarial pode ser considerada uma prática que garante economia, interatividade no desenvolvimento profissional e serve tanto para gerar como para crescer o número de  negócios.

Como trabalhar a educação corporativa via EAD

Treinar é educar, ensinar, é mudar o comportamento, é fazer com que as pessoas possam adquirir novos conhecimentos, habilidades, e tenham atitudes.

Por meio de uma educação corporativa inovadora, é possível ter uma maior satisfação não só de colaboradores, como de clientes, pois funcionará como um “reflexo” de um bom funcionamento.

A empresa deve produzir e servir com a máxima qualidade, pois assim irá saciar os desejos e as necessidades do consumidor. Para ter qualidade em tudo o que se faz, deve-se ter processos bem definidos e pessoas qualificadas produzindo, e para ter estas pessoas, a empresa deve investir na preparação das mesmas através de treinamentos online.

Toda empresa deseja obter lucros e para isso precisa ter clientes satisfeitos com seus produtos e serviços. Um cliente feliz com sua marca e serviço além de retornar, propaga positivamente sua marca para mais pessoas.

E com a educação corporativa, isso se torna ainda mais possível. Veja agora as vantagens encontradas no treinamento feito com educação a distância:

Abordagens inovadoras

Devido às novas tecnologias da comunicação, as abordagens pedagógicas são mais inovadoras. Sabemos que muitas pessoas estão cansadas dos modelos tradicionais ao ter que escutar o professor falar incansavelmente para transmitir todo o conteúdo.

A educação corporativa pode ser feito em videoaulas, web conferências, ou até mesmo em forma de jogo digital (gamificação).

As diversas possibilidades de ensino da EAD não só dão mais liberdade de escolha à organização como aumentam as chances de o aluno se engajar mais com o mundo virtual.

Maior acessibilidade

O colaborador pode acessar o curso até mesmo de casa, que estará disponível o tempo todo e praticamente em qualquer lugar, pois basta estar conectado à Internet.

Isso facilita treinar também empregados cuja jornada de trabalho foge do horário comercial, como profissionais da área da saúde, por exemplo.

Assim, não é preciso se preocupar com horários ou locais marcados, o colaborador adapta o treinamento via EAD ao seu ritmo de aprendizagem e no seu tempo.

Interatividade

As tecnologias EAD facilitam a interação entre alunos e tutores por diversas maneiras, como por mensagens eletrônicas, chamadas de vídeo ou áudio. Nesse sentido, ganha-se tempo, economia e praticidade, agregando flexibilidade e dinamismo ao treinamento.

Outros pontos a serem destacados no uso favorável da educação corporativa via EAD:

  • Aumento de produtividade
  • Aumento da qualidade
  • Conhecimento, que gera liberdade para tomada de decisões
  • Entrosamento de colaboradores
  • Eficácia nas tarefas
  • Descobertas de novos talentos
  • Maior lucratividade geral

A incorporação de treinamentos a distância no ambiente corporativo cresce cada dia mais no Brasil, e as empresas que já possuem uma cultura tecnológica em desenvolvimento chegarão facilmente no sucesso da inovação da educação corporativa via EAD, levando as organizações a obter um forte diferencial no mercado.

Esse aculturamento encontrado no EAD está em constante crescimento e muitas empresas já criaram as suas Universidades Corporativas ou adotaram um programa. Também é muito forte a escolha por um modelo misto de EAD e presencial, promovendo assim a integração de diferentes valores e objetivos.

Independente do porte ou segmento de mercado da empresa, é fundamental desenvolver habilidades e competências nos seus colaboradores, assim como contribuir diretamente com seu crescimento de forma exponencial.

Uma plataforma EAD pode ser um grande aliado na prática inovadora de uma educação corporativa. Por oferecer diversas possibilidades de aprendizado, uma plataforma online oferece treinamentos, instruções, etc.  Além disso, torna-se também um canal de comunicação eficiente entre empresa e colaborador.

O Edools, por exemplo, oferece uma solução EAD completa e intuitiva, com grande possibilidade de personalização de acordo com as necessidades, ideal para quem deseja implementar de forma simples e eficiente a educação corporativa através via EAD.

1 1 vote
Article Rating