Como trabalhar a educação corporativa nas empresas de forma eficiente? - RH Portal

Um dos principais alicerces para que uma empresa consiga se desenvolver e manter-se na competitiva e atual economia global é, sem dúvida, possuir uma mão-de-obra qualificada. Para isso, o investimento na educação corporativa nas empresas cresce com o objetivo de manter qualificados os atuais colaboradores, assim como auxiliar a preparação dos novos.

Nesse contexto, a educação corporativa vem crescendo consideravelmente no Brasil. Cada vez mais se torna crescente a necessidade de treinamento no meio empresarial com foco real no alcance de resultados.

Mundialmente, a EAD como método educativo vem sendo utilizado por empresas na Europa e Estados Unidos desde o início da década de 80 e vem conquistando espaço no Brasil desde o fim da década de 80.

Portanto, a modalidade do ensino a distância surge em meio a esse cenário com sua metodologia inovadora, ultrapassando barreiras geográficas através das diversas tecnologias de comunicação e informação utilizadas, como um meio ágil, hábil e capaz de levar a educação para um número maior de colaboradores, principalmente em grandes empresas que possuem diversas filiais espalhadas pelo Brasil ou até mesmo pelo mundo.

Devido aos gastos elevados dos cursos presenciais, muitas empresas estão recorrendo ao e-learning como alternativa para atualizar e prover conhecimento aos colaboradores. Ao optar pelo e-learning, o tempo de aprendizado e treinamento de cada novo funcionário que se integra à organização é otimizado.

Investir em capacitação é a maneira mais rápida, econômica e segura de oferecer qualidade nos serviços e satisfação aos clientes.

Quando a educação corporativa nas empresas é realizada de forma eficiente, há melhoras na tomada de decisão, mais rapidez na resolução de tarefas no dia a dia e potencial melhoria na comunicação interna.

Por isso, se você está pensando em implementar a metodologia do e-learning em seu treinamento e desenvolvimento, ou está querendo aprimorar o que já possui em sua empresa, está no lugar certo. Descubra como trabalhar a educação corporativa nas empresas de forma eficiente agora mesmo!

Diversifique nas abordagens


A educação corporativa nas empresas pode ter diferentes abordagens como videoaulas, web conferências, ou até mesmo em forma de jogo digital (gamificação).

As diversas possibilidades de ensino da EAD não só dão mais liberdade de escolha à organização como aumentam as chances de o colaborador se engajar mais com o mundo virtual.

O treinamento em si deve ser de qualidade, tendo assim um bom conteúdo.

Os objetivos devem ser claros e o material com conteúdo deve ser de fácil acesso e compreensão, sempre adaptando com o público-alvo de cada setor da empresa. Nunca opte por soluções padronizadas, isso pode fazer com que o aprendiz se sinta desmotivado por pensar que não teve uma “atenção” que deveria.

A educação corporativa via EAD sempre deve pensar no engajamento do participante, para que este permaneça conectado e tenha facilidade de assimilar o conteúdo de maneira sutil e eficaz. Aqui, é fundamental que você conheça o perfil comportamental dos seus colaboradores para criar treinamentos cada vez mais direcionados.

Disponibilize o material para download

Disponibilize o material para os seus funcionários fazerem o download antes mesmo de assistirem às aulas. Faça uma campanha pela empresa ou incentivando-os disso!

Isso é uma excelente forma de trabalhar a educação corporativa nas empresas, visto que ler o conteúdo antes é ganho de tempo, pois os colaboradores chegam mais preparados para o treinamento e desenvolvimento que irão receber, tendo mais dúvidas e sugestões a discutirem.

Faça ainda atividades que simulem alguma situação em comum e que pode ser abordada de acordo com o que foi ensinado durante o treinamento.

Use diferentes canais de comunicação

Com o avanço tecnológico, as pessoas estão acostumadas com os tipos de linguagem que costumam ver na Internet e na televisão. Afinal, a interatividade é fundamental, não é mesmo?

Portanto, busque informações sobre o que o seus funcionários estão utilizando, como por exemplo qual canal de comunicação mais os agrada, ou até mesmo o que gostariam de ver durante os treinamentos, isso pode gerar maior interesse  neles.

Tente variar ainda com os diferentes recursos existentes, como vídeos interativos, fóruns de discussão, etc. Tenho certeza que essa será outra forma bastante eficiente de trabalhar a educação corporativa nas empresas.

Tenha uma equipe engajada

Uma das coisas importantes a serem feitas para trabalhar a educação corporativa nas empresas de forma eficiente é a contratação de uma equipe de tutores que acredita neste tipo de treinamento via EAD.

Tenha excelentes profissionais capazes de gerar um conteúdo de qualidade, diversificar as estratégias e fazer o melhor para que a educação corporativa na sua empresa traga resultados incríveis.

Apenas por nota, muitas vezes, a gestão do conhecimento pode estar atrelada ao trabalho de um profissional de RH e também de um profissional de pedagogia empresarial.

Conclusão

Hoje, temos um cenário mais que favorável para introduzir um treinamento empresarial por meio da educação a distância, visto que o número de pessoas com acesso à Internet no mundo todo está disparado e cada vez mais elas usam meios virtuais para adquirirem novos conhecimentos e habilidades.

Mas lembre-se que ter somente bons conteúdos não será suficiente para trabalhar a educação corporativa nas empresas de forma eficiente. O uso de uma plataforma EAD é extremamente importante. Nela é feito o armazenamento, a distribuição, comunicação, relacionamento e monitoramento dos colaboradores e dos conteúdos.

A tecnologia nos permite cada vez mais solucionar necessidades de forma mais simples, e uma plataforma EAD é essa ferramenta para trabalhar a educação corporativa nas empresas e até mesmo diminuir o índice de turnover na corporação.

A Edools disponibiliza uma solução e-learning completa e intuitiva, com personalização de acordo com as necessidades de sua empresa, ideal para quem deseja implementar de forma simples e eficiente a educação corporativa nas empresas através do ensino online.

Até a próxima!

Este guest post foi escrito pela Rafaela Espíndola da equipe de Marketing da Edools.

0 0 votes
Article Rating