Como um LMS pode otimizar o trabalho do RH? - RH Portal

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em um LMS e como ele pode otimizar o trabalho dos Recursos Humanos dentro de uma empresa, certo? Mas você saberia dizer o porquê disso? Não? Eu te explico!

Antes de irmos adiante, vamos entender como a tecnologia pode ser uma aliada quando falamos de otimização de trabalho.

Se antes tínhamos que usar e registrar tudo em papel, arquivar em lugares que ocupavam muito espaço físico, agora os computadores armazenam todas as informações em pequenas placas, e isso é a premissa para que tudo seja cada vez mais informatizado com o tempo.

As empresas estão investindo cada vez mais em ferramentas que dão mais agilidade e praticidade nas atividades desempenhadas, permitindo que os esforços de seus funcionários sejam canalizados para gerar negócios, de modo que não se preocupem com rotinas administrativas.

E é aí que entra o LMS, para quem não conhece, o Learning Management System, traduzido para o português é um sistema de gestão de aprendizagem. É uma plataforma e-learning desenvolvida a partir de uma metodologia pedagógica que promove a educação através da modalidade EAD (ensino a distância).

Um LMS oferece diversos recursos e funcionalidades que tem visam influenciar de maneira positiva e inovadora o processo de aprendizagem via e-learning, possibilitando um maior planejamento, implementação e controle sobre atividades demandadas.

Nesse contexto, o LMS se posiciona como uma ferramenta poderosa para empresas dos mais variados segmentos, que podem usufruir para deixar o processo de aprendizagem mais dinâmico e interativo possível. O LMS encaixa perfeitamente na prática da educação corporativa nas empresas através dos treinamentos online, otimizando assim o trabalho do RH.

Mudanças positivas

A introdução de mudanças em uma empresa, por menores que sejam, pode se tornar um desafio. Os colaboradores podem não se acostumar e ficar insatisfeitos, a mudança pode não ter os resultados esperados, entre outros problemas. Porém, quando a implementação é feita da forma certa, o sucesso é quase garantido. Assim ocorre com o LMS, que ao ser utilizado pelo RH dentro das organizações, garante a melhoria de diversos processos.

Que a tecnologia deve ser uma aliada das organizações empresariais você já sabe, né? Mas, o que você ainda não viu é como um LMS pode auxiliar na condução de diversos processos como na redução de custos, por exemplo.

No departamento de RH, as ferramentas são utilizadas para facilitar e otimizar o trabalho por meio da informatização de atividades. Como exemplo, destacam-se a realização de consultas de planilhas salariais, promoções, benefícios e no recrutamento e treinamento dos colaboradores.

Os recursos tecnológicos que um LMS dispõe, permitem que a gestão de conhecimento nas empresas, mesmo sendo responsabilidade da equipe de Recursos Humanos, também faça parte do dia a dia de todos da empresa. Isso faz também com que os colaboradores se tornem mais autônomos tendo acesso a algumas informações úteis.

Vantagens de usar um LMS na otimização do trabalho do RH

Personalização

Uma das grandes vantagens que um LMS traz para a educação corporativa via e-learning é a possibilidade total de personalização. Logo, cursos, materiais, processos, enfim, tudo pode ser personalizado de acordo com as necessidades da empresa.

Isso faz com que o colaborador fique mais engajado e assim consiga absorver todo o conteúdo de um treinamento de forma mais fácil e eficiente.

Relatórios

Com o uso de um LMS no trabalho do RH, é possível criar e customizar diversos tipos de relatórios dentro do ambiente virtual de aprendizagem. Esses relatórios podem ser bastante eficientes para a gestão empresarial, visto que facilitam a verificação da adesão aos cursos por parte dos colaboradores.

É legal citar aqui que um relatório pode avaliar tendências comportamentais, onde é possível atuar em cima desses problemas visando otimizar o trabalho dos colaboradores e, com isso, diminuir o índice de rotatividade pessoal.

Custo x benefício

A eliminação dos custos de suporte e manutenção de salas de aulas físicas encarecem e muito o processo de educação corporativa tradicionais.

Com isso, a educação corporativa realizada via e-learning reduz custos e se revela com um excelente custo x benefício para empresas, visto que o retorno sobre o investimento é cada vez mais crescente.

Recursos

Com um LMS, o colaborador pode aprender novos conteúdos e assimilar novas competências profissionais de diversas maneiras. Visto que os recursos multimídia facilitam a interatividade do aluno/colaborador pode fazer com que o processo de ensino-aprendizagem se torne muito mais dinâmico e eficiente se comparado à um treinamento corporativo “tradicional”.

Conclusão

Através de uma plataforma LMS, é possível não só otimizar o trabalho do RH dentro de uma empresa como capacitar e qualificar colaboradores para que eles tenham um saldo positivo de produtividade em suas funções. Utilizar esta ferramenta é ainda uma maneira inovadora de incentivar o desenvolvimento e o valor que a empresa dá ao crescimento de cada colaborador.

Visto isso, uma empresa que tem uma escolha como esta, se faz muito mais responsável e humana ao investir em processos que desenvolvam os habilidades e competências de seus colaboradores.

Um LMS é tudo o que você precisa para otimizar o trabalho do RH da sua empresa, seja em treinamentos corporativos, divulgação de notas, etc.

O Edools oferece um LMS completo e intuitiva, com a possibilidade de personalização de acordo com as necessidades de sua empresa, ideal para trabalhar a educação corporativa e consequentemente, otimizar o trabalho do RH. Se você tiver interesse em conhecer melhor como tudo isso funciona, entre em contato conosco!

Até a próxima!

Este é um guest post escrito pelo Edools, parceiro da Solides / RH Portal.

0 0 votes
Article Rating