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Explore uma coletânea de termos e conceitos para aprimorar seu conhecimento em Gestão de Pessoas. Da terminologia técnica às siglas e expressões estrangeiras, oferecemos uma compilação abrangente para enriquecer sua compreensão.

A

Absenteísmo

Do francês absentéisme, derivado do inglês absenteeism, de absentee, ou pessoa que falta ao trabalho, à escola etc. Refere-se à ausência dos colaboradores no trabalho, podendo ser por motivo de doença, faltas abonadas ou injustificadas. Um alto índice de absenteísmo pode impactar negativamente a produtividade da empresa.

Acidente de trabalho

É um evento que ocorre no ambiente de trabalho ou em decorrência do trabalho, que causa lesão ou morte ao colaborador. A empresa é responsável por comunicar o acidente de trabalho à Previdência Social e prestar assistência ao colaborador.

Adhocracia

Organizações ágeis, organizações complexas e flexíveis. (ad hoc = “aqui agora”).

Admissão

Processo de seleção e contratação de novos colaboradores para a empresa.

Afastamento

Período em que o colaborador fica afastado do trabalho por motivo de doença, acidente de trabalho, licença-maternidade/paternidade ou outros motivos.

ASAP

As soon as possible, o quanto antes, assim que possível assunto ou problema, sem censura, com alguém estimulando a todos e anotando tudo falado.

Avaliação de desempenho

Processo de avaliação do desempenho individual dos colaboradores, com o objetivo de identificar pontos fortes e fracos, fornecer feedback e direcionar o desenvolvimento profissional.



B

B2E

Business-to-employee – relação entre empresa e funcionário.

Behaviorismo

Procedimento (comportamento),  (teoria comportamental).

Benchmarking 

Processo sistemático usado para estabelecer metas para melhorias no processo, nas funções, nos produtos etc., comparando uma empresa com outras.

As medidas de benchmark derivam, em geral, de outras empresas que apresentam o desempenho “Melhor da classe”, não sendo necessariamente concorrentes. (Qualidade n° 74)

Segundo International Benchmarking Clearinghouse (IBC), o benchmarking é um processo sistemático e contínuo de medida e comparação das práticas de uma organização com as das líderes mundiais, no sentido de obter informações que a possam ajudar a melhorar o seu nível de desempenho.

Ou seja, é uma técnica de observação e adaptação das melhores práticas das melhores empresas, que, no entanto, não deve ser confundida com a espionagem industrial. A Rank Xerox é considerada a empresa pioneira na aplicação do benchmarking. (Prof. Luciano Rodrigues)

Benefícios

São vantagens oferecidas pela empresa aos seus colaboradores, além do salário, como plano de saúde, vale-refeição, vale-transporte, seguro de vida, etc.

BPF

Boas Práticas de Fabricação. (Qualidade nº 74)

Brainstorming

É uma técnica para reuniões de grupo que visa ajudar os participantes a vencer as suas limitações em termos de inovação e criatividade.

Criada por Osborn em 1963, uma sessão de brainstorming pode durar desde alguns minutos até várias horas, consoante as pessoas e a dificuldade do tema. Em regra, as reuniões não costumam ultrapassar os 30 minutos.

O brainstorming tem quatro regras de ouro:

  1. Nunca critique uma sugestão;
  2. Encoraje as ideais bizarras;
  3. Prefira a quantidade à qualidade;
  4. Não respeite a propriedade intelectual.

Além de zelar para que todos os participantes (geralmente entre 6 e 12 pessoas) cumpram as regras, o líder da sessão deve manter um ambiente relaxante e propício à geração de novas ideias. (Prof. Luciano Rodrigues)

Break-even Point

É o nível de produção ou nível de volume de vendas a partir do qual o empreendimento ou negócio se torna rentável. Qualquer valor abaixo do Ponto de Equilíbrio significa prejuízo. (CAM 1/85)

BSC – Balanced Scorecard

Sistema de medição do desempenho e controle gerencial.  MM&A.

BTB ou B2B

Business-to-Business ou comércio eletrônico entre empresas.

BTC ou B2C

Business-to-Consumer ou comércio eletrônico de empresa para o consumidor.

Budgets

Orçamento.

Business Intelligence

Conjunto de softwares que ajudam em decisões estratégicas.

C

CEO

Chief Executiver Officer – Diretor Superintendente da Empresa – Controller   – (Marcone)  – Exame 15/05/02. pág. 125

CEP

Controle Estatístico de Processo. Metodologia usada para o controle de dados de forma estatística para o aprimoramento contínuo da qualidade.(Qualidade n° 67)

Cesta básica

Conjunto de produtos básicos de alimentação, higiene e limpeza, fornecido pela empresa aos seus colaboradores como benefício.

CGMP

Current Good Manufacturing Practice – Trata das Boas e Atuais Práticas de fabricação de produtos voltados para as áreas de saúde humana e animal.( Qualidade n°  74)

CIF

Cost Insurance Freight – Custo seguro frete, empregadas para designar o sistema de pagamento para mercadorias embarcadas quando os custos do seguro e do frete estão incluídos no preço. (Dicionário de Economia – Sandroni)

Cinco S (5s)

Programa de gerenciamento participativo que objetiva criar condições de trabalho adequadas a todas as pessoas em todos os níveis hierárquicos da organização.

A sigla 5S deriva das iniciais de cinco palavras japonesas: SEIRI, senso de utilização; SEITON, senso de ordenação; SEISO, senso de limpeza; SEIKETSU, senso de saúde; e SHITSUKE, senso de autodisciplina. (Qualaidade n° 72)

CKO

Executivo responsável pela gestão do conhecimento.

CLT

Consolidação das Leis do Trabalho, a principal legislação que rege os direitos e deveres dos trabalhadores e empregadores no Brasil.

Coach

Facilitador; instrutor; entidade (pessoa, equipe, departamento, empresa, etc.) que atue como agregador das capacidades de cada elemento da cadeia (equipe, departamento, empresa, etc.). Professor, treinador

Coaching

Treinamento, “desenvolvimento”  Sessões de aconselhamento feitas por um consultor de carreira que acompanha e se envolve no desenvolvimento contínuo do profissional. Rev. Exame set/2005.

Cobertura Média

(CM) É a indicação de quantas vezes o estoque se renovou durante o período (n) (CAM 1/85) CM = 12/Cr ou sejam os 12 meses do ano divididos pelo coeficiente de rotação.

Coeficiente de Rotação

É a relação entre as retiradas de um estoque e o seu próprio estoque médio: Cr = saídas/estoque médio.(CAM 1/85)

Cognição

Ato ou ação de conhecer, aquisição de um conhecimento. (Larousse)

Comissão de Internação

Comissão formada por representantes da empresa e dos colaboradores para discutir e acompanhar as questões relacionadas à saúde e segurança no trabalho.

Comitê Draft

Comitê de Planejamento. (Qualidade n° 67)

Comunicação interna

Processo de comunicação entre a empresa e seus colaboradores, com o objetivo de informar, integrar e motivar a equipe.

Continuous Improvement (melhoria contínua)

Componente essencial no just-in-Time e na Qualidade Total que reflete uma determinação inabalável para eliminar as causas dos problemas. É o oposto da mentalidade de “apagar  incêndios”. (GBRH96)

Core Business

Relativo ao próprio negócio ou especialidade no negócio que faz.

CRM

Customer Relationship Management ou marketing one-to-one”.

Cultura Organizacional

As empresas, tal como os países, têm uma cultura única. É, por isso, crucial que as empresas divulguem de forma explícita quais são os valores que valorizam. Quando o fazem por escrito, o documento chama-se declaração de missão.

Para James Collins e Jeremy Porras, autores do livro Built to Last, a razão por que algumas empresas têm sucesso a longo prazo, enquanto outras acabam por desaparecer está na cultura organizacional. Nesta era de incerteza tudo deve ser posto em causa, à excepção dos valores. Esses têm de ser imutáveis. (Prof. Luciano Rodrigues)

D

Demissão

Rescisão do contrato de trabalho por iniciativa da empresa ou do colaborador.

Desenvolvimento profissional

Processo contínuo de aprendizado e crescimento profissional dos colaboradores, por meio de treinamentos, cursos, palestras, etc.

Disruptiva

Empresas insurgentes, entrantes “processo de entrar no mercado por baixo” Revista Linha Direta – Ano 8 n° 88 julho 2005.

Dissídio coletivo

Conflito entre uma empresa e seus colaboradores, que pode ser solucionado por meio de negociação ou da Justiça do Trabalho.

Downsizing

Nos anos 80, as grandes empresas cresceram de forma desordenada através da diversificação para novos negócios. Criaram estruturas gigantescas para competir numa era em que a velocidade e a flexibilidade são os dois requisitos-chave.

Por isso, nos anos 90 foram forçadas a reestruturar-se, um processo designado downsizing (um termo importado da informática). Aplicado à gestão significa a redução radical do tamanho da empresa, geralmente através do delayering (redução dos níveis hierárquicos) ou da venda de negócios não estratégicos.

As empresas ganham flexibilidade e perdem burocracia e ficam mais próximas do mercado e dos clientes. ( Prof. Luciano Rodrigues)

Redução dos níveis hierárquicos em uma organização com o objetivo de aproximar os níveis operacionais da alta direção. (GBRH96)

E

E-learning

Abreviação de eletronic learning, treinamento em rede de computadores (Revista Linha Direta, Ano 8 n° 88 julho 2005).

Empowerment

Dar poder ao grupo/equipe.

É um conceito de gestão associado ao trabalho de Rosabeth Moss Kanter, professora em Harvard e ex-editora da Harvard Business Review. Segundo a autora, as empresas que dão mais poder e autonomia aos seus trabalhadores são as que estão melhor posicionadas para competir a longo prazo. O meio empresarial parece começar a levar a sério esta recomendação.

O caso clássico da aplicação radical do empowerment é o da empresa brasileira Semco, liderada por Ricardo Semler, o autor do livro Maverick e de um polêmico artigo publicado na Harvard Business Review intitulado “Managing Without Managers”. ( Prof. Luciano Rodrigues)

Estabelecimento de autonomia e responsabilidade às pessoas na tomada de decisões e ações. (GBRH96)

Endomarketing

Marketing interno realizado por meio de um conjunto de ações desenvolvidas para conscientizar, informar  e motivar o indivíduo. (GBRH96)

Epistemologia

Estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados das ciências já constituídas; teoria das ciências. (mini Aurélio)  “teoria do conhecimento”.

E-Procurement

A utilização da internet para a automatização dos processos de compra e gestão de bens e serviços necessários à atividade da empresa.

Equipes Autogeridas

As equipes autogeridas (self management teams) são compostas por um pequeno número de pessoas que tem a responsabilidade por um processo operacional e os seus resultados. Elas têm os meios para resolver problemas relativos à execução do trabalho e gerem a divisão e o planejamento das tarefas do grupo.

Foi um conceito na moda nos anos 70, mas cujo entusiasmo decresceu na última década, visto que os resultados da aplicação nem sempre foram os desejados. Hoje tem novamente mais adeptos, devido à crescente qualificação dos recursos humanos. (Prof. Luciano Rodrigues)

ERP

Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos do Negócio.

Escala de trabalho

Define a jornada de trabalho dos colaboradores, incluindo horários de entrada e saída, dias de folga e feriados.

Estabilidade no emprego

Garantia legal de que o colaborador não poderá ser demitido sem justa causa, em determinadas situações, como gestantes e membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Extranet

São páginas que ligam a empresa a seus clientes e fornecedores.

F

Férias

Período de descanso remunerado a que o colaborador tem direito após um ano de trabalho.

FGTS

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, um fundo de natureza indenizatória ao qual o colaborador tem direito, depositado mensalmente pela empresa.

FMEA

Análise do modo de falha e efeito (IMAM)

FOB

Free on board – livre a bordo – Denominação da cláusula de contrato segundo a qual o frete não está incluído no custo da mercadoria. (Dicionário de Economia – Sandroni)

Folha de pagamento

Documento que registra os vencimentos e descontos dos colaboradores da empresa.

G

Gestão por Objetivos

Criada por Peter Drucker nos anos 50, a gestão por objetivos (management by objectives – MBO) descreve um sistema de gestão em que os trabalhadores e os gestores de topo definem em conjunto qual é o objetivo final do seu trabalho, como o realizar, de que forma será avaliado e qual o tempo necessário à concretização.

É uma técnica popular em todo o mundo. Há, no entanto, três críticas clássicas à sua aplicação: os gestores tendem a definir metas pouco ambiciosas ou irrealistas; os objetivos raramente resultam de um processo participativo e descentralizado; e não promove o trabalho de equipe. (Prof. Luciano Rodrigues)

Leia também:

H

Holística

Vem do grego Halos, que significa todo ou inteiro. É um novo paradigma que se apresenta como resposta evolutiva à crise de fragmentação vivida pelo homem na atualidade, quer pela criação e divisão  de fronteiras que só existem na mente humana. (Qualidade n° 74)

Hora extra

Hora de trabalho excedente à jornada normal de trabalho, que deve ser paga com adicional.

Housekeeping

Termo designado para um processo que visa a manutenção da ordem, limpeza, organização e segurança nas empresas. (GBRH96)

Housekeeping

Técnica para iniciar e manter os processos de Qualidade e Produtividade Total em uma empresa.

I

Insalubridade

Condição de trabalho que pode prejudicar a saúde do colaborador, que deve ser compensada com adicional de insalubridade.

Internet

É a maior rede mundial de computadores, aberta a todos.

Intranet

São as páginas acessíveis apenas dentro de uma empresa.

IS0

Sigla da International Organization for Standardization. (Qualidade n° 67)

J

Job rotation

Rodízio de funções promovido pela empresa. Rev. Exame set/2005.

Joint venture

Associação de empresas, não definitiva, para explorar determinado negócio, sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica. (Qualidade n° 65)

Jornada de trabalho

Período de tempo que o colaborador deve trabalhar por dia ou por semana.

Just-in-time

É uma técnica de gestão e controle de mercadorias que procura minimizar o nível de stocks nos armazéns das empresas industriais. Criada em 1960 pela nipônica Toyota, foi considerada como uma das ferramentas de gestão que mais contribuíram para o milagre industrial japonês.

A ideia base é bastante simples: cada etapa do ciclo de produção só deve solicitar novas encomendas à etapa anterior na medida que precisar delas. Implica igualmente uma redução do número de fornecedores. Richard Schonberger foi o primeiro autor a divulgar a metodologia just-in-time nos Estados Unidos. (Prof. Luciano Rodrigues)

Metodologia com base nas pessoas, cuja filosofia é eliminar tudo aquilo que não adiciona valor ao produto. O objetivo é fornecer exatamente as peças necessárias, nas quantidades necessárias, no tempo necessário. (GBRH96)

K

Kaizen

Conceito de administração japonesa que significa aprimoramento contínuo, envolvendo todos os funcionários de uma organização. (GBRH96) processo de melhorias contínuas, com bom senso e baixos investimentos.

Kanban

Sistema de Controle da Produção e dos Inventários (IMAM).

L

Lato Sensu

Em sentido amplo – Curso extensivo – (Extensão, especialização e aperfeiçoamento) (boca maior do funil).

Lean Prodution

Engloba o conjunto de técnicas desenvolvidas nos anos 70 por fabricantes japoneses, como a Toyota e a Matsushita, para reduzir os custos de produção e aumentar a competitividade. Foi popularizado através do estudo sobre a indústria automóvel do MIT, designado “The Machine that Change the World”, que investigou as causas associadas à superiodade dos nipônicos nos domínios da produtividade, flexibilidade, rapidez e qualidade.

O conceito de lean prodution

Baseado em quatro princípios: trabalho de equipe; comunicação; uso eficiente de recursos e eliminação de desperdícios; e melhoria contínua (a que os japoneses chamam kaizen). ( Prof. Luciano Rodrigues)

Learning Organization

Criado por Chris Argyris, professor em Harvard, designa por learning organizations (organização em constante aprendizagem) as empresas que aprendem à medida que os seus trabalhadores vão ganhando novos conhecimentos.

O conceito é baseado na idéia de Argyris, chamada double-loop learning (quando os erros são corrigidos através da alteração das normas empresariais que o causaram). Em 1990, Peter Senge, professor do MIT, popularizou o conceito através do best-seller The Fifht Discipline – The Art and Pratice of a Learning Organization. (Prof. Luciano Rodrigues)

Licença-maternidade/paternidade

Período de afastamento do trabalho concedido à mulher após o parto e ao homem após o nascimento do filho.

M

Market Share

Participação no Mercado. (Qualidade n° 67)

MBA

Master Business Administration.

Medicina do trabalho

Área da medicina que se dedica à prevenção de doenças e acidentes de trabalho.

Menemônica

Processo de ajudar ou treinar a memória.

Mentoring

Profissional mais velho, com experiência e habilidade de relacionamento, que acompanha e passa para o mais novo suas idéias sobre o trabalho e a carreira. Ver. Exame set/2005.

Motivação

Fator que impulsiona os colaboradores a realizar suas tarefas com mais entusiasmo e produtividade.

N

Networking

Rede de relacionamentos.

Normas Regulamentadoras (NRs)

 São 36 normas que regulamentam as condições de segurança e saúde no trabalho em diferentes setores da economia.

O

Óbice

Palavra derivada do Latim, significa impedimento, embaraço, empecilho, obstáculo ou estorvo.  (Qualidade n° 74)

Ombudsman

Palavra de origem sueca que significa “o homem que representa os interesses” ouvidor, profissional que tem como missão intermediar a comunicação entre o público e a empresa.(A TARDE 12/05/02)-empregos. Ver também, Djalma Oliveira 2002-pag. 93

On the job

No dia a dia do Trabalho. Exemplo Treinamentos on the job. Utilizar a rotina, dentro das tarefas prática de um indivíduo. Sem retirá-lo para a sala de autla. Como um estágio prático superviosanado diretamente.

Organograma

Representação gráfica da estrutura hierárquica da empresa.

Outplacement

Investimento de uma empresa na recolocação de ex-funcionário em outra organização. (GBRH96)

Os grupos empresariais têm passado por reestruturações associadas a despedimentos maciços. Neste contexto há um novo negócio a florescer, o outplacement.

É uma técnica de gestão de recursos humanos que visa apoiar os trabalhadores dispensados rumo à sua reinserção profissional. As consultoras em outplacement fornecem aconselhamento financeiro e formação em recrutamento e seleção.

Há quem prefira criar centros de outplacement internos, que prestam auxílio aos trabalhadores dispensados e aos que são recolocados em novas funções. ( Prof. Luciano Rodrigues)

Outsourcing

Tendência de comprar fora (de terceiros) tudo o que não fizer parte do negócio principal de uma empresa. (GBRH96)

Trata-se de contratar uma entidade exterior à empresa para executar serviços não estratégicos (que não produzem valor acrescentado para os clientes), em vez de os produzir internamente. A grande vantagem reside na redução de custos que tal opção implica.

Talvez ainda seja mais importante o fato de o outsourcing libertar mais tempo os executivos para se dedicarem mais às core competence (competências estratégicas) da empresa. O conceito nasceu na área das tecnologias de informação.

Tem maior potencial de aplicação em indústrias dinâmicas, em que as pressões para cortes nos custos são mais intensas, nomeadamente nos grupos empresariais que pretendem seguir uma estratégia de integração vertical das suas atividades. (Prof. Luciano Rodrigues)

P

PCPM

Planejamento e Controle da Produção e de Materiais(IMAM)

PDCA

Plan, Do, Check e Act, ou Planejar, Executar, Verificar e Agir, ferramenta que implica na melhoria de todos os processos de fabricação ou de negócios.(Qualidade n° 68)

Plano de carreira

Planejamento do desenvolvimento profissional do colaborador dentro da empresa.

curso de plano de carreira na Escola de Pessoas

Plano de cargos e salários

Define os cargos existentes na empresa, suas responsabilidades e faixas salariais.

Poka-Yoke

Método a Prova de Falhas, ex. a chave de carro(uso genérico) (IMAM)

Política de Portas Abertas

Uma oportunidade oficial que a organização dá ao funcionário de apelar aos executivos da empresa quando se sentir prejudicado pela chefia imediata.

Política de RH

Conjunto de normas e diretrizes que regem as relações entre a empresa e seus colaboradores.

PPCP

Planejamento, Programação e Controle da Produção (IMAM)

PPM

Partes por milhão – termo usado no controle estatístico. (Qualidade n° 67)

PQGF

Prêmio de Qualidade do Governo Federal. (Qualidade n° 73)

Publicização

Movimento introdutor de um novo modelo de administração pública baseado em alianças estratégicas entre o Estado e a sociedade. (Qualidade n° 73)

Q

QFD (Quality Funcion Deployment)

Literalmente, desdobramento da função qualidade. Metodologia com base nas pessoas para determinar rigorosamente as necessidades e desejos dos clientes. (GBRH96)

QS

Quociente de sucesso

QS 9000 Quality System Requirements

Norma criada pelas três maiores empresas automobilísticas americanas: Ford, General Motors e Chrysler. Seu objetivo é a redução de sistemas paralelos   de desenvolvimento de fornecedores pelas montadoras, com vistas a uma consequente redução substancial de custos.Exige-se a melhoria contínua. (Qualidade nº  74)

Qualidade Total

Segundo o European Foundation for Quality Management (EFQM) os esforços para a qualidade total (TQM – Total Quality Management) são caracterizados pelos seguintes fatores: excelência nos processos; cultura de melhoria contínua; criação de um melhor relacionamento com os clientes e fornecedores; envolvimento de todos os trabalhadores; e clara orientação para o mercado.

Os melhores exemplos da aplicação da gestão da qualidade total são as empresas japonesas, que ironicamente foram ensinadas nos anos 40 e 50 pelos mestres americanos Deming e Juran. (Prof. Luciano Rodrigues)

Quike Step

Em português significa passo acelerado. (Qualidade n° 72)

R

Rapport

Do Francês – Relação.  Relação de mútua confiança e compreensão entre duas ou mais pessoas. A capacidade de provocar reações de outra pessoa. Também chamado de empatia. (do livro): Introdução à Progr. Neurolingüística – J.O Connor.

Recrutamento

Processo de busca e seleção de novos talentos para a empresa.

Reengenharia

Método usado para reprojetar e reformar sistematicamente toda uma empresa, função e processo. (GBRH96)

Michael Hammer, ex-professor do MIT, é considerado o pai desta teoria inovadora e radical. Referiu-se pela primeira vez ao tema no artigo publicado em 1990 pela Harvard Business Review. Mas a consagração só chegaria três anos depois com o livro Reengineering the Corporation, escrito em parceria com James Champy.

Para os autores, a reengenharia significa um redesenho radical dos processos de negócio com o objetivo de obter melhorias drásticas em três áreas: nos custos; nos serviços; e no tempo. ( Prof. Luciano Rodrigues)

Remuneração

Conjunto de pagamentos que o colaborador recebe da empresa.

Rotatividade

A rotatividade de funcionários, também conhecida como turnover, refere-se à fluxo de entrada e saída de colaboradores em uma empresa. Ela é medida pela porcentagem de funcionários que deixam a empresa em um determinado período de tempo, geralmente em um ano.

S

Sabático

Repensar, redescobrir, reciclar.

Setup

Sistema de Troca rápida (IMAM)

Sinergia

Refere-se à convicção de que dois mais dois podem ser cinco. Esta é uma não evidência que serviu para justificar as injustificáveis operações de fusão e aquisição que caracterizaram o mundo dos negócios nos anos 80.

O conceito de sinergia, introduzido por Igor Ansoff no livro Corporate Startegy, procura provar que duas empresas juntas valem mais do que a soma das duas separadas. Se não existir sinergia (ou se for negativa) não valerá a pena concretizar-se uma fusão ou aquisição.

O conceito pode ser aplicado em outras áreas, como alianças estratégicas, joint-ventures, acordos de cooperação, relações das empresas com fornecedores ou clientes e equipes de trabalho pluridisciplinares. ( Prof. Luciano Rodrigues)

Stakeholders

Palavra, que significa depositários. Pessoa ou grupo com interesse na performance de organização e no meio ambiente na qual opera. (Qualidade n° 65)

Stock options

Programa de Ações – um incentivo que permite aos funcionários comprar ações da empresa onde trabalham por um preço abaixo do mercado.

Strictu Sensu

Sentido estrito – Curso intensivo – (mestrado e doutorado), (boca menor do funil) ver Djalma Oliveira – 2002-pag. 41.

Supply Chain Management

Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento.

T

Team Building

Dinâmica de grupo em área externa, onde os participantes serão expostos a várias tarefas físicas desafiadoras, que são exemplos comparativos dos problemas do dia-a-dia da empresa. Tem como finalidade tornar uma equipe integrada.

Teoria X, Y e Z

Nascidas no final dos anos 50, as teorias X e Y são duas visões opostas sobre a natureza humana e a forma de gerir a força de trabalho. Foram criadas pelo psicólogo Douglas McGregor, do MIT. A teoria X assume que os indivíduos não gostam de trabalhar, a menos que sejam obrigados coercivamente a fazê-lo.

A teoria Y defende que as pessoas têm auto-realização no trabalho e que cumprem melhor as suas tarefas se não forem vigiadas por terceiros. A teoria Z, de William Ouchi, é uma variante da teoria Y. Defende que os trabalhadores têm um grau de envolvimento similar ao dos gestores quando existe um sistema de recompensas e incentivos eficaz. ( Prof. Luciano Rodrigues)

TQC – Total  Quality Control

Literalmente, controle da qualidade total. Sistema criado em todas as fases de uma empresa de manufatura, da engenharia de projeto à distribuição, que busca assegurar “defeito zero”  na produção. (GBRH96)

TQM: Total Quality Management (Gerenciamento da Qualidade Total)

Foi criado em 1985 pela Naval Air Systems Comand para descrever o seu enfoque de gerenciamento ao estilo japonês para o aperfeiçoamento da  qualidade.  (Qualidade n° 72)

Turnover

Palavra em inglês, que na tradução quer dizer: rotatividade; movimentação; giro; circulação; medida da atividade empresarial relativa ao realizável a curto prazo; vendas. (Qualidade n° 70)

V

Vantagem Competitiva

Michael Porter demonstrou que as empresas bem sucedidas obedecem a padrões definidos de comportamento que podem ser resumidas em três estratégias genéricas (as fontes de vantagem competitiva sobre os concorrentes):

(1) Liderança baseada no fator custo – Possuir custos mais baixos do que os rivais; (2) Diferenciação – Criar um produto ou serviço que é visto na indústria como único; (3) Focalização – Combinar as duas estratégias direcionando-as para um alvo específico. (Prof. Luciano Rodrigues)

W

Workaholic

Viciado em trabalho: é alguém que trabalha compulsivamente, excedendo em muito as horas normais de expediente e dedicando a maior parte do seu tempo e energia ao trabalho.

Workshop

Treinamento em grupo de acordo com a técnica dominada pelo instrutor. Rev. Exame set/2005.

Elaborado por: Deolindo Zocateli. Prof° da FTC-Feira de Santana e Prof. Luciano Rodrigues.