Dinâmicas

“dinâmica Da Boneca”.

OBJETIVO: Verificar a integração, colaboração, criatividade e liderança no trabalho em grupo

TAMANHO DO GRUPO: Sub- Grupos de 4 pessoas

TEMPO EXIGIDO: Média de 40 minutos.

MATERIAL UTILIZADO: – Envelopes
– Lã
– Canetinha
– Bijuterias
– Fitas
– Cartolina
– Tesoura

PROCESSO: * O coordenador inicia dizendo que as pessoas ali presentes fazem parte do departamento de produção de uma empresa fabricante de brinquedos e o objetivo deles é desenvolver uma boneca para atender ao pedido de um cliente muito exigente e a entrega dessa boneca deverá ser feita num prazo de 20 minutos.

* Não será dito que eles deverão conversar, apenas será dada a instrução que dentro do envelope distribuído a cada sub-grupo conterá a tarefa a ser executada e o material necessário. Deverá ser dito que quanto mais criativo, melhor.

* Deverá ser colocado em cada envelope um papel contendo a parte da boneca que deverá ser feita e o material correspondente.

* O instrutor deverá agir com pressão com o grupo em relação ao tempo, avisando sempre o horário para que eles trabalhem mais rápido.

* Deverá ser observado, enquanto as tarefas são realizadas, o papel desempenhado por cada integrante do grupo como : o líder, o acomodado, o crítico, o desligado, o “folgado”, etc…

* Após os 20 minutos, cada sub-grupo é chamado á frente para expor a parte da boneca que foi feito e juntar com as demais partes.

* Finalizar o exercício fazendo uma analogia com a situação ocorrida e o dia-a dia no ambiente de trabalho.