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30 nov
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O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: DG Treinamentos, e de inteira responsabilidade desta.

9º Oficina Auditoria Interna

1º dia – Como Implementar um Modelo de Auditoria Interna

PROGRAMA DO CURSO

1. A moderna concepção da Auditoria Interna;

2. O Papel da Auditoria Interna na atualidade empresarial;

3. Funções Básicas da Auditoria Interna;

4. Gestão de Riscos Empresariais

5. Controle Interno ( COSO, Sarbanes Oxley)

6. Governança Corporativa

7. Modalidades de Auditoria Interna;

8. Diferenças básicas entre Auditoria Interna e a Auditoria Externa;

9. Normas Internacionais para o exercício Profissional da Auditoria Interna;

10. Gerenciamento Prático de uma Área de Auditoria Interna

11. Gestão e Desenvolvimento dos Recursos Humanos da Auditoria Interna

12. Habilidades Técnicas e comportamentais do profissional de Auditoria;

13. Perfil e Qualidades do Auditor Interno;

14. Código de Ética do Auditor Interno;

15. Comunicação e relacionamento entre Auditor e Auditado.

16. Planejamento e Execução dos Trabalhos de Auditoria Interna.

2º dia – Auditoria Interna Operacional em Recursos Humanos

PROGRAMA DO CURSO

1- AUDITORIA EM INSTRUMENTOS CONTRATUAIS

• O que é e como pode ser aplicada essa ferramenta preventiva como auto-revisão dos processos de contratações

• A moderna concepção da auditoria

2- COMO PLANEJAR E EXECUTAR A AUDITORIA EM CONTRATAÇÕES

• Planejamento dos trabalhos

• Estratégia de abordagem inicial

• Identificação de prioridades e riscos

• O papel dos auditores e auditados no processo de auditoria

3- DIREITO CONTRATUAL: REQUISITOS, PRINCÍPIOS, REGRAS E INTERPRETAÇÃO À LUZ DO CÓDIGO CIVIL

• Requisitos Contratuais

• Princípios Fundamentais do Direito Contratual

• Formação do Contrato; Princípios Fundamentais do Direito Contratual

• Fases da Formação do Vínculo Contratual:

– Negociações, Proposta e Aceitação;

– Momento da Conclusão;

– Lugar da Celebração

• Interpretação dos Contratos: Funções e Regras Interpretativas

• Classificação dos Contratos

• Contratos por Adesão

4- O MECANISMO DA TERCEIRIZAÇÃO

• Histórico da terceirização no Brasil e no Mundo

• Razões que levam as empresas a terceirizar as suas atividades

• Considerações gerais sobre terceirização

• Modalidades de contratações terceirizadas

• Áreas de aplicação da terceirização

• Fatores comprometedores da contratação de serviços e mão-de-obra terceirizada

5- AUDITORIA EM PROCESSOS DE SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS

• Capacidade empresarial do terceiro

• Análise cadastral do terceiro

• Custo real da modalidade terceirizada (serviço ou mão-de-obra)

• Rotinas preventivas para empresas tomadoras de serviços terceirizados

6- AUDITORIA EM CONTRATOS DE TERCEIROS

• A importância do Contrato Eficaz e Seguro-(Cláusulas contratuais)

• Documentação e procedimentos relevantes do terceiro

• Procedimentos para pagamento do terceiro

• Retenções tributárias de terceiros prestadores de serviços

• Evidência de Procedimentos na Contratação para evitar a geração de Passivo Trabalhista/Tributário/Financeiro.(Riscos contratuais)

• Inclusão de cláusulas inovadoras e assecuratórias para garantir desempenho, produtividade e qualidade do terceiro

7- AUDITORIA EM GESTÃO DE CONTRATOS

• Ações do Gestor/Fiscal-Postura/Atribuições/Perfil

• Diagnose empresarial/contratual – procedimentos

• A responsabilidade civil e criminal do tomador dos serviços

• Responsabilidade solidária e subsidiária

8 – ARBITRAGEM: Solução de divergências contratuais e/ou nas rescisões contratuais via arbitragem legal.

3º dia – Auditoria Interna Operacional em Contratos

PROGRAMA DO CURSO

1- AUDITORIA EM INSTRUMENTOS CONTRATUAIS

• O que é e como pode ser aplicada essa ferramenta preventiva como auto-revisão dos processos de contratações

• A moderna concepção da auditoria

2- COMO PLANEJAR E EXECUTAR A AUDITORIA EM CONTRATAÇÕES

• Planejamento dos trabalhos

• Estratégia de abordagem inicial

• Identificação de prioridades e riscos

• O papel dos auditores e auditados no processo de auditoria

3- DIREITO CONTRATUAL: REQUISITOS, PRINCÍPIOS, REGRAS E INTERPRETAÇÃO À LUZ DO CÓDIGO CIVIL

• Requisitos Contratuais

• Princípios Fundamentais do Direito Contratual

• Formação do Contrato; Princípios Fundamentais do Direito Contratual

• Fases da Formação do Vínculo Contratual:

– Negociações, Proposta e Aceitação;

– Momento da Conclusão;

– Lugar da Celebração

• Interpretação dos Contratos: Funções e Regras Interpretativas

• Classificação dos Contratos

• Contratos por Adesão

4- O MECANISMO DA TERCEIRIZAÇÃO

• Histórico da terceirização no Brasil e no Mundo

• Razões que levam as empresas a terceirizar as suas atividades

• Considerações gerais sobre terceirização

• Modalidades de contratações terceirizadas

• Áreas de aplicação da terceirização

• Fatores comprometedores da contratação de serviços e mão-de-obra terceirizada

5- AUDITORIA EM PROCESSOS DE SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS

• Capacidade empresarial do terceiro

• Análise cadastral do terceiro

• Custo real da modalidade terceirizada (serviço ou mão-de-obra)

• Rotinas preventivas para empresas tomadoras de serviços terceirizados

6- AUDITORIA EM CONTRATOS DE TERCEIROS

• A importância do Contrato Eficaz e Seguro-(Cláusulas contratuais)

• Documentação e procedimentos relevantes do terceiro

• Procedimentos para pagamento do terceiro

• Retenções tributárias de terceiros prestadores de serviços

• Evidência de Procedimentos na Contratação para evitar a geração de Passivo Trabalhista/Tributário/Financeiro.(Riscos contratuais)

• Inclusão de cláusulas inovadoras e assecuratórias para garantir desempenho, produtividade e qualidade do terceiro

7- AUDITORIA EM GESTÃO DE CONTRATOS

• Ações do Gestor/Fiscal-Postura/Atribuições/Perfil

• Diagnose empresarial/contratual – procedimentos

• A responsabilidade civil e criminal do tomador dos serviços

• Responsabilidade solidária e subsidiária

8 – ARBITRAGEM:

Solução de divergências contratuais e/ou nas rescisões contratuais via arbitragem legal.

4º dia – Documentação em Auditoria Interna

1- PAPÉIS DE TRABALHO

• Regras Básicas para Elaboração de Papéis de Trabalho

• Características dos Papéis de Trabalho

• Evidências das Verificações

• Exigências dos Papéis de Trabalho

• Identificação dos Papéis de Trabalho

• Propriedade dos Papéis de Trabalho

• Tipos de Papéis de Trabalho

• Compilação de informações

• Arquivamento

• Pasta permanente

• Pasta corrente

• Prazo

• Referenciação

• Padronização dos Papéis de Trabalho

• Elaboração dos papéis de trabalho

• Padrão da Auditoria dos Principais Ciclos Operacionais

• Conclusão sobre os trabalhos efetuados

2- RELATÓRIOS DE AUDITORIA

• Considerações Iniciais

• Importância do Relatório

• Diferenciação entre Relatório e Parecer

• Estrutura Adequada

• Identificação do Público Leitor

• Redação Objetiva

• Apresentação

• Organização dos Tópicos

• Elaboração do Indice

• Desenvolvimento dos Assuntos

• Coesão do Texto

• Unidade de Estilo e Forma de Redação

• Emprego de Padrões

• Fatores que prejudicam a Eficiência da Redação

• Fatores que contribuem para uma Redação Eficiente

• Problemas Básicos de Redação

• Exemplos de Redação Imprópria usada em Relatórios de Auditoria

• Exemplos de Relatórios de Auditoria Interna

Datas: 29 e 30 de novembro e 01 e 02 de dezembro de 2011.
Horários: 8:30 às 17:30

Vista Paulista– Rua Vergueiro nº 1759 – Térreo – Paraíso – São Paulo – SP (Mapa)

Incluso: Material Didático, Coffee-Break, Certificado de Conclusão
Carga horária: 32 horas/aula.

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Local

São Paulo / UF

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