Eventos

10 mar
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: InterNews CEE, e de inteira responsabilidade desta.

A Guerra Fiscal diante da Reforma Tributária

, horário:

A Reforma Tributária abre uma nova dinâmica para o equacionamento da Guerra Fiscal. A PEC da Reforma Tributária prevê a extinção do ICMS. A Proposta de Emenda Constitucional será apresentada nas próximas semanas à Comissão Especial da Reforma Tributária pelo seu relator, deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que participa como conferencista deste Seminário InterNews.

As empresas que mantém programas de incentivos fiscais poderão ter os seus benefícios de ICMS defasados gradualmente, e não de forma abrupta, se o texto da Emenda Constitucional, em suas regras de transição, estabelecer a substituição paulatina do ICMS pelo IVA (Imposto de Valor Agregado). Por sua vez, a tramitação da PEC poderá prevenir a adoção pelo plenário do Supremo Tribunal Federal da Súmula 69, que declara inconstitucional e prevê o fim dos programas de incentivos de ICMS concedidos por governos estaduais sem aprovação do Confaz.

Os programas de incentivos fiscais foram já fragilizados pela crise fiscal. O convênio 42/2016 do Confaz estabelece a redução de no mínimo 10% do valor destes benefícios de ICMS. A incapacidade do governo federal em capitalizar os fundos de equiparação e de desenvolvimento regional inviabilizou, por sua vez, a aprovação no ano passado pelo Congresso Nacional de legislação que teria ajustado as alíquotas de ICMS no comércio interestadual e remediado a Guerra Fiscal.

O governo Temer atribui prioridade para a Reforma Tributária. Diante da crise econômica e dos ganhos de eficiência no ordenamento fiscal que promove, a aprovação na Câmara dos Deputados é provável. A sua própria discussão política já redefine a Guerra Fiscal e o encaminhamento da sua resolução. O atual Proposta de Reforma Tributária, de autoria do deputado Luiz Carlos Hauly é mais ousada do que a proposta do deputado André Moura, que foi o relator anterior da Comissão Especial da Reforma Tributária. A proposta anterior não previa a extinção do ICMS. Resta saber como será desenhada na Proposta da Reforma Tributária as regras de transição do ICMS para o IVA.

Participe deste Seminário InterNews para melhor dimensionar os impactos da Reforma Tributária na Guerra Fiscal e nos programas de incentivos de ICMS da sua empresa. Conheça melhor os termos da Proposta de Reforma Tributária e suas abrangentes consequências para o atual emaranhado de tributos sobre consumo. Veja as alternativas em discussão para a modulação de efeitos da extinção do ICMS sobre os programas de incentivos estaduais.

PROGRAMA

8h30: Credenciamento

9h00: A Reforma Tributária com Ênfase na Extinção do ICMS e suas Consequências para os Programas de Incentivos Fiscais

Deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR)
Relator da PEC da Reforma Tributária da Comissão Especial da Reforma Tributária. Economista, está em seu sétimo mandato consecutivo na Câmara dos Deputados. Foi líder do Governo Fernando Henrique Cardoso e presidente ou membro de diversas Comissões da Câmara. É há mais de 20 anos um dos defensores da Reforma Tributária. Teve participação destacada na formulação do Pacto Federativo e da Lei Anti-Corrupção. Foi secretário de Fazenda do Governo do Estado do Paraná.

10h40: Coffee break

11h00: Os Programas e Contratos de Incentivos Fiscais de ICMS diante da Reforma Tributária

Hamilton Dias de Souza
Fundador e titular da Dias de Souza Advogados Associados. Especialista em Direito Tributário e Mestre em Direito Econômico e Financeiro pela USP, é autor de diversos livros na área tributária

12h20: Almoço

14h00: Análise Crítica da Reforma do Ponto de Vista Jurídico-Tributário

Ives Gandra da Silva Martins (em vídeo)
Professor Emérito das Universidades Mackenzie, UNIP, UNIFIEO, UNIFMU, do CIEE/O ESTADO DE SÃO PAULO, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME, Superior de Guerra – ESG e da Magistratura do Tribunal Regional Federal – 1ª Região. Doutor em Direito Tributário pela USP. Presidente do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIO – SP. Fundador e Presidente Honorário do Centro de Extensão Universitária – CEU/Instituto Internacional de Ciências Sociais – IICS. Fundador e titular da Advocacia Gandra Martins

14h50: Os Impactos Tributários da Reforma nas Atividades Empresariais e na Economia

Bernard Appy
Diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCIF), foi sócio da LCA Consultores. Ex-secretário Executivo do Ministério da Fazenda, onde também exerceu o cargo de Secretário de Reformas Econômico-Fiscais (2003-2009).

16h20: Coffee break

16h40: Reforma Tributária e os Requisitos para Equacionamento da Guerra Fiscal

Fernando Rezende
Professor da Ebape da FGV/RJ e Consultor. Ex-Presidente do IPEA,Economista especializado em Reforma Fiscal e Federalismo. Autor de “A Reforma Fiscal e a Federação” (2009), “O Dilema Fiscal: Remendar ou Reformar” (2007) e “Desafios do Federalismo Fiscal” (2006), entre outros livros

18h00: Encerramento

Adicionar ao Calendário do Google

Local

Golden Tulip São Paulo Jardins Hotel (antigo Golden Tulip Park Plaza)

Alameda Lorena, 360 – Jardins São Paulo, SP

São Paulo / SP

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento



Outros eventos