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O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa:MBA Treinamentos, e de inteira responsabilidade desta.

A Prevenção E O Tratamento Do Assédio Moral Na Empresa

O assédio moral é um problema organizacional, pois somente ocorre quando o empregador não toma as medidas preventivas necessárias, ou seja, investindo na informação por meio de treinamentos para os colaboradores e terceiros.

Alguns empresários esperam receber uma condenação no tribunal para começarem a se preocupar com o assédio moral e quando a sofrem, entendem ser injusta. O que fazer para evitar isso?

Se o empregador não treinar os trabalhadores e o Projeto de lei n° 2.369, sobre assédio moral nas relações de trabalho que está tramitando no Congresso Nacional, virar lei, ele pagará multa de R$ 1.000,00 (hum mil reais) por cada empregado que não tenha sido treinado, ou seja, o treinamento além de existir, ainda deverá ser formalizado.

Mesmo se este projeto não se tornar lei, o empresário não terá alternativa, já que pagará a indenização pelo assédio moral porque não preveniu!

Além do mais, se houver a necessidade do colaborador se afastar do trabalho e o INSS financiar suas despesas, posteriormente estas poderão ser cobradas do empregador.

Com isso, fica claro que o assédio moral é um problema organizacional. Ele somente acontece onde existe inércia do empresário que deixa os trabalhadores praticarem atos abusivos de forma reiterada e que venham a atingir a saúde do trabalhador.

Venha participar deste encontro e entenda como proteger seus colaboradores e sua empresa de problemas futuros envolvendo assédio moral através de movimentos estratégicos e técnicas de baixo investimento.

Objetivo

Demonstrar de forma prática como as empresas podem evitar o assédio moral no ambiente de trabalho através de treinamentos e ainda para as empresas que já foram autuadas, como reunir argumentos e provas para diminuir o valor da indenização.

Público Alvo

Diretores, gerentes, administradores, recursos humanos, líderes de equipes, advogados.

Metodologia

Por meio da apresentação prática de questionários e técnicas demonstrando como o assédio moral e as indenizações podem ser evitadas, além das principais decisões de nossos tribunais sobre casos de assédio moral e sexual.

Benefícios Esperados

Fazer com que a empresa evite o pagamento de indenizações milionárias e que tenha um ótimo ambiente de trabalho.

Conteúdo Programático

O Assédio Moral
Definição de assédio moral;
A diferença entre o assédio moral, stress e conflitos de trabalho;
Exemplos de práticas hostis que levam ao assédio moral;
Identificação dos atores envolvidos;
Como os assediadores agem;
As múltiplas formas de assédio (vertical, horizontal, ascendente, descendente);
O custo do assédio nos níveis econômicos, social e humano;
A necessidade da prevenção;
Conselhos práticos para se evitar o assédio.
O Assédio Sexual
Definição do assédio sexual;
Como demonstrar o assédio sexual (a questão das provas);
Os aspectos penais do assédio sexual;
As obrigações do empregador.
O Dano Moral
Definição de dano moral;
A prova do dano moral e sua diferença com o assédio sexual;
A elaboração do pedido de indenização;
A dinâmica das indenizações;
Como o Tribunal Superior do Trabalho julga as indenizações.
Treinamento Prático para Evitar o Assédio
Apresentação de 9 questionários que demonstraram como se evitar o assédio.
1. Você é alvo, autor ou testemunha de práticas hostis?
Estão lhe retirando a autonomia no trabalho, lhe recusam qualquer promoção…
2. Você é alvo, autor ou testemunha de assédio moral?
Recusam-lhe toda possibilidade de se expressar, lhe interrompem constantemente…
3. Assediador narcisista, obsessivo ou paranoico?
Mente com frequência, engana outrem por interesse pessoal…
4. Você é alvo, autor ou testemunha de um assédio vertical ou horizontal?
5. Qual tipo de assédio se refere?
6. Decodificando as técnicas das quais você é alvo, autor ou testemunha.
Dirigem-lhe a conversa o colocando para baixo, consultam suas mensagens eletrônicas, gravam suas conversas…
7. Você conhece as técnicas estratégicas de ajuste ao “stress”?
Defendo meu ponto de vista, olho a situação de frente, resolvo um problema de cada vez…
8. Avaliação do ambiente de trabalho
Os direitos dos trabalhadores são uma preocupação real, as decisões tomadas em grupo são respeitadas…
9. Avaliação do estilo de administração
Aceita o compromisso, escuta sugestões, critica a produção e não as pessoas…
Programação

08h30 – Credenciamento e retirada do material
09h00 – Início do curso
12h00 – Almoço
14h00 – Retomada das atividades
18h00 – Encerramento

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