Eventos

13 dez
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: InterNews, e de inteira responsabilidade desta.

Análise E Mensuração De Resultados Do Sistema De Inteligência De

Programa
Análise e Mensuração de Resultados do Sistema de Inteligência de Mercado
A adoção de um Sistema de Inteligência de Mercado (SIM) permite às empresas identificarem oportunidades e anteciparem tendências, ao invés de simplesmente reagirem ao mercado. Trata-se de uma atividade fundamental que tem potencializado expressivos resultados em empresas que atuam em ambiente competitivo.

Apesar da maioria das empresas concordar com sua importância, muitas acabam por realizar de forma desestruturada essa atividade. Este treinamento abordará as fases envolvidas no Sistema de Inteligência de Mercado. Será enfatizada a análise e mensuração dos resultados do SIM, uma etapa decisiva para a utilização de inteligência na tomada de decisões corporativas.

Participe deste Evento InterNews para melhor analisar e mensurar os resultados do Sistema de Inteligência de Mercado. Saiba traduzir os resultados do SIM em ações que aumentem as vantagens competitivas da sua empresa, estabelecendo objetivos mensuráveis. Veja como desenvolver escalas de mensuração. Avalie a confiabilidade e a validade das recomendações a serem apresentadas à alta direção da empresa.

INSTRUTORA
Armelle Decaup
Fundadora da DEFÍ Inteligence, consultoria para empresas de diversos portes e setores (petroquímica, farmacêutico, telecomunicações, manufatura, tecnologia, bens de consumo, serviços financeiros, entre outras) para a implantação e otimização de práticas de Inteligência Competitiva, pesquisa de mercado e planejamento estratégico. Professora da FIA, Fundação Dom Cabral, Saint Paul, Ibramerc, e Fundação Getúlio Vargas. Possui experiência de 15 anos em Inteligência Competitiva, Marketing, Planejamento Estratégico, Pesquisa de Mercado, Econometria e Comunicação nos EUA, Europa e América Latina em empresas multinacionais como: IMS Health, Amadeus, Alcatel Telecomunicações, Nortel Networks e World Trade Center e em empresas em fase de internacionalização como: Serasa, Expand, Sawtek. Mestre em Economia Aplicada pela University of Central Florida (EUA) e Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento pelo CERAM (França). Instrutora especializada da Internews.

PROGRAMA
Módulo 1 – Overview da Implantação do Sistema de Inteligência de Mercado (SIM)

•Apresentação geral do tema, definições e conceitos fundamentais
•O estado da disciplina no mundo e no Brasil
•Processo de Inteligência:
•Planejamento estratégico e necessidades pontuais em inteligência
•Coleta das informações
•Gestão, proteção e armazenagem das informações e inteligência
•Transformação das informações em inteligência
•Disseminação e uso da inteligência
•Feedback e mensuração
•Plano de implantação e recursos necessários
•Fatores-chave de sucesso
Aplicação: A elaboração de um plano de Inteligência com indicadores de desempenho.

Módulo 2 – Processo e Regras de Mensuração de Resultados do SIM

•O papel da análise e mensuração de resultados do SIM na tomada de decisões executivas
•Processo de análise e mensuração de resultados do SIM
•Níveis de mensuração
•Tradução do SIM da empresa em objetivos mensuráveis
•Definição de métricas de análise e mensuração de resultados do SIM
•Regras de mensuração do desempenho do SIM
•Desenvolvimento de escalas de mensuração
•Avaliação da confiabilidade e da validade da análise e mensuração
•Conceitos chaves
•Periodicidade
•Comunicação
Aplicação: Criação de um mapa de mensuração e análise de desempenho do SIM

Módulo 3 – Auditoria, Análise Fundamental e Mensuração de Resultados do SIM

•Regras gerais
•Opções qualitativas e quantitativas de análise e mensuração
•Elaboração de ferramentas de suporte à auditoria e análise (questionários, etc.)
•Análise e mensuração de resultados a cada fase do processo de SIM (nível micro)
•Planejamento
•Coleta das informações
•Armazenagem e proteção das informações e inteligência
•Transformação das informações em inteligência sobre clientes e concorrentes
•Disseminação e uso da inteligência
•Análise e mensuração de resultados do processo integral do SIM (nível macro)
•Win-Loss Review
•Uso de outras disciplinas e ferramentas complementares para avaliar o desempenho do SIM
Aplicação: Aplicação da metodologia do Balanced Scorecard (BSC) ao processo de mensuração do SIM.

Módulo 4 – Desenvolvimento e Aplicação de Estratégias para a Valorização da Área de Inteligência

•O papel da estratégia no aprimoramento do processo de inteligência e na fase de mensuração dos resultados do SIM
•Overview e conceitos chaves da disciplina de Estratégia
•Níveis de estratégia
•Manipulação das variáveis 4 P’s e 5 C’s para a elaboração de estratégias
•Opções estratégicas
•Estratégias de reação
•Estratégias de antecipação
•Estratégias de adaptação e re-orientação
•Uso da disciplina de Estratégia a favor do posicionamento, imagem e valor da área de Inteligência da empresa
•Dinamização e relativização das técnicas de análise e mensuração
Aplicação: Criação de um portfólio de comunicação da Inteligência e resultados e de um plano de conscientização para as redes.

AGENDA – 13 e 14 de dezembro de 2010
08h40 Credenciamento e Welcome coffee
09h00 Início
10h30 / 10h50 Coffee break
12h40 / 13h40 Almoço
16h10 / 16h30 Coffee break
18h00 Encerramento

Data
13 e 14 de dezembro de 2010

Local
Hampton Park Residence Hotel
Al. Campinas, 1213
Jardins – São Paulo – SP

Investimento
R$ 2.560,00 para inscrições pagas até o dia 3 de dezembro de 2010
R$ 2.780,00 para inscrições pagas após o dia 3 de dezembro de 2010

•Os pagamentos podem ser feitos por boleto, depósito bancário ou por cartão de crédito
•Consulte-nos sobre descontos especiais para mais de 3 inscrições
•Estão inclusos os custos de material, coffee break, almoço e estacionamento

Evento Realizado Por InterNews

Adicionar ao Calendário do Google

Local

São Paulo / SP

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento



Outros eventos