Eventos

19 mar
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: InterNews CEE, e de inteira responsabilidade desta.

Apuração Da Rentabilidade Dos Negócios Em Bancos

As informações de performance de resultados gerenciais são de fundamental importância para uma instituição financeira atingir os seus objetivos de retorno. Nesse contexto, os conceitos e os critérios aplicados na apuração de resultados gerenciais devem ser bem compreendidos. Alguns desafios precisam ser resolvidos: É necessário haver consistência no modelo de mensuração dos resultados entre áreas de negócios, mesas de operações e capital institucional. Os procedimentos de apuração no sistema gerencial devem estar alinhados com os demonstrativos contábeis. Os critérios de cálculos precisam ser coerentes e possuírem clareza de entendimento.

O processo de apuração de resultados gerenciais implantado em um banco tem os seguintes objetivos: a medição da contribuição gerada pelos gestores de negócios no resultado; a rentabilidade de produtos, clientes e unidades; a possibilidade de alinhamento dos planos de ações com o maior incentivo em resultados e, principalmente, a compreensão pela administração dos fatores de originação e composição do resultado final do banco.

A metodologia de apuração de resultados gerenciais em bancos deve partir da definição da modelagem de precificação interna dos recursos no gerenciamento do “caixa central” na Tesouraria, conhecido como FTP – funds transfer pricing, considerando a intermediação entre a geração de funding versus as alocações de recursos em ativos de créditos, títulos e aplicações. Adicionalmente, a medição da contribuição dos negócios deve considerar modelo de rateio interno dos custos da estrutura e a alocação gerencial do capital econômico.

Participe deste evento de Capacitação InterNews para compreender melhor os conceitos, critérios e a utilização prática de processos de geração de informações para apuração dos resultados gerenciais em bancos. Será utilizada uma base simplificada e simulada de operações e de um balanço para subsidiar esta compreensão. Saiba mensurar e avaliar a contribuição das Áreas Comerciais, da Tesouraria e do Capital na formação do resultado corporativo do banco. Adquira uma visão matricial entre gerencial x contábil.

Instrutor

José do Socorro Assis

Economista, Pós-Graduado em Finanças/Contabilidade e MBA em Gestão Empresarial, trabalhou 27 anos no Unibanco e no Banco Fibra, exercendo cargos de Superintendente nas áreas de Planejamento e Controladoria. É sócio-diretor da JDSA Consultoria, especializado em 1) avaliação gerencial de resultados de bancos : negócios, unidades, produtos, clientes, posições de Tesouraria, eventos no Institucional, bem a consolidação entre gerencial x contábil e 2) informações para Gestão dos Ativos e Passivos (ALM), considerando metodologias de precificação interna, gerenciamento da liquidez, precificação do funding, montagem das posições de Tesouraria e organização do ALCO.

PROGRAMA

1. Estrutura e Modelos

1.1. O papel do Sistema Gerencial no Banco

1.2. Estrutura de Unidades de Resultado

1.3. Modelo de Transferência Interna de Recursos – FTP

2. Resultado Gerencial das Áreas Comerciais

2.1. Os negócios e o MIS no Varejo/Atacado

2.2. Critério de Apuração do Spread Financeiro

2.3. Apuração da Margem Financeira no Varejo/Atacado

2.4. Os custos de Vencidos e Despesas de PDD

2.5. Alocação dos Custos Administrativos no Negócios

2.6. Apuração da Contribuição dos Negócios no Resultado

2.7. Montagem parcial dos Balanços Contábil e Gerencial

3. Resultado Gerencial da Tesouraria

3.1. Estrutura dos Negócios, Livros e o MIS

3.2. Definições da Carteira, Hedge, Exposição e Custo Captações

3.3. Apuração da Margem Financeira e Resultado Operacional

4. Resultado Gerencial do Institucional

4.1. Formação do Capital Líquido em Caixa

4.1. Apuração do Resultado do Institucional

5. Resultado Consolidado e Análise Corporativa

5.1. Resultado Consolidado: Negócios e Institucional

5.2. Visão matricial do Resultado: Contábil x Gerencial

5.3. Alocação Gerencial do Capital aos Negócios

5.4. Análise de Indicadores das Unidades e Corporativos

5.5. Visão Geral do Sistema Gerencial

Adicionar ao Calendário do Google

Local

São Paulo / SP

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento



Outros eventos