Eventos

25 jun
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: DB1 Group, e de inteira responsabilidade desta.

Tech Explorer: Grupo DB1 lança projeto de conexão e capacitação à área de tecnologia

, horário:

tecnologia

Evento gratuito tem o objetivo de captar pessoas que nunca se imaginaram no mundo tecnológico e mostrar as possibilidades existentes 

Neste momento, em algum lugar existe alguém se perguntando, por exemplo, o que é ser um desenvolvedor ou sequer imaginando que teria a competência ou a possibilidade para trabalhar com tecnologia. Pensando nesse cenário e exatamente nesse público, o Grupo DB1, formado por empresas brasileiras de tecnologia que atuam na América Latina e Estado Unidos, acaba de lançar o projeto “Tech Explorer: seu futuro na tecnologia começa aqui”. Como ponto de partida, a 1ª edição do programa terá como palco a cidade de Campo Grande (MS).

Em parceria com o Sebrae (MS) e o Senac Hub Academy, projeto gratuito ocorre no dia 25 de junho, e busca gerar reconhecimento por meio de palestras, workshops e imersão no mercado de trabalho e dar o primeiro passo ao objetivo de conectar as pessoas com o mundo cibernético.

“Ele foi criado para todas as pessoas que querem pela primeira vez sentir a conexão com o setor de tecnologia”, explica a gerente de Marketing do Grupo DB1, Danielle Andrade.

Nesse primeiro momento, foram disponibilizadas 60 vagas para a participação direta no evento. E à reportagem, a gestora reitera que essa é uma ação que vem com o objetivo de trocar experiências e permitir a todos conhecer a tecnologia de perto, aproveitar o momento e possivelmente se encontrar. “Queremos não só formar pessoas para possivelmente estar na DB1 um dia. Mas sim para o mercado tech como um todo, que hoje sofre com a falta de profissionais. É sobre inclusão e capacitação”, comenta.

Ainda de acordo com a gestora, esse é o cenário ideal para a população expandir os horizontes do conhecimento e ter a oportunidade de estar com pessoas que conhecem de perto a vivência com a tecnologia. “Nosso encontro contará com a experiência de pessoas que trabalham há anos no setor de tecnologia e no Grupo DB1 também, possuem muita expertise para compartilhar. Em contrapartida, ainda teremos a participação de colaboradores que acabaram de iniciar a sua jornada, estão se descobrindo no segmento tech e poderão dar dicas de como fazer essa virada de chave.

Além disso, já pensando na 1ª edição, a gerente do Living Lab/Sebrae (MS), Leandra Costa, ressalta que fazer esse evento é uma forma de entregar um conteúdo qualificado à comunidade. “As pessoas que não sabem o que é ser um programador, por exemplo, tem curiosidade de saber como funciona a área de tecnologia da informação ou nunca se imaginaram performando nela, esse é o momento”, complementa.

Para ela, a parceria configura uma iniciativa pioneira como serviço para a comunidade, principalmente por se tratar de duas empresas de grande porte e cobertura nacional se unindo pelo propósito de promover o debate sobre tecnologia.

“Iniciamos aqui uma parceria de sucesso e uma forma muito bacana de levar conteúdo de ponta para o real desenvolvimento da inovação e da tecnologia em qualquer lugar o país”, felicita Leandra.

E esse é o propósito, como destaca a gerente do Grupo DB1. “Queremos mostrar para aquelas pessoas que nunca se imaginaram no mundo da tecnologia que tem espaço para elas. Trabalhar com isso não é apenas ser desenvolvedor, técnico de TI e entre outros. Todas as áreas podem se unir à tecnologia e evoluir. É o caso de especialistas em marketing, em gestão de pessoas, em financeiro e por aí vai. Em outras palavras, tem espaço para todo mundo”.

Após a primeira edição, a ideia é levar o Tech Explorer para demais cidades do país.

rh tecnológico

Capacitação almejada pela comunidade 

Presente no evento, o Senac Hub Academy aproveitará a 1ª edição para também prestar serviço à comunidade, no que tange a capacitação de pessoas para trabalharem na área tech.

A gerente Gilka Trevisan, antes de mais nada, lembra da importância de apoiar um evento como o Tech Explorer. “Nosso intuito é de auxiliar um segmento muito importante. Assim como a escola já atua fortemente para formação no segmento de tecnologia da informação”, pontua.

Prova disso é que, no segundo semestre, o Senac Hub Academy irá disponibilizar cursos técnicos, como Desenvolvimento de Sistemas, Programação de Jogos Digitais, Redes de Computadores e Computação Gráfica. “E quem estiver presente no Tech Explorer poderá entender mais tanto sobre como ingressar no ensino quanto pelo conhecimento que a DB1 tem para compartilhar”, frisa.

Isso porque, segundo ela, em todos os cursos a serem ofertados, terão vagas gratuitas para pessoas de baixa renda, o que faz parte do programa “Senac para todos”.

Gilka também lembra que já existe um trabalho com empresas de tecnologia locais, concedendo até mesmo vouchers de desconto para o ensino. “Esse evento vem ao encontro de tudo o que o Senac pretende fazer: abrir possibilidades para capacitação em uma área que demanda muito trabalho, muito emprego e precisa de bons profissionais “, conclui.

Primeiro robô interativo do Brasil 

Além disso, quem tiver a possibilidade de participar do evento, também terá a chance de conhecer o primeiro robô interativo do Brasil: o Tinbot. 

Criado pela Tinbot Robótica, startup que surgiu em 2017 dentro do Grupo DB1, Ana Maria Cimadon Garcia, diretora de Marketing, conta que o robô veio da paixão por robótica de um até então colaborador e do desejo de aliar a prática ao desenvolvimento de software dentro da empresa.

O robô interativo reúne Inteligência Artificial e IoT (Internet of Things). Como conta a gestora, o Tinbot é uma plataforma que integra Software (inteligência) e Hardware (mecânica), possibilitando assim interatividade e personalidade humanizada.

“Hoje, como um produto comercial, já existe a possibilidade de que cada empresa que adquira um modelo personalize a plataforma de acordo com suas necessidades e oportunize integração com outros sistemas via APIs”, pontua Ana Maria.

De fácil programação, tem suas ações personalizáveis, de acordo com as necessidades de cada empresa, entre muitas outras opções. Na DB1, por exemplo, atua como líder de equipe. O robô já foi adquirido por empresas como Petrobras, UniCesumar e Evoa Aceleradora, onde atua na recepção de visitantes, Sicoob, para gerenciamento de indicadores e na Trady Assessoria & Consultoria, como assistente contábil.

O que a executiva não deixa de contar é que, além de oferecer uma experiência diferenciada para as pessoas e ajudar empresas a construir uma imagem inovadora, a presença do Tinbot cria uma atmosfera que conecta todos. “A sensação de ter um robô interagindo contigo, te respondendo e se conectando com você, só quem passou ou passa por isso vai entender. E quem estiver no Tech Explorer terá essa oportunidade”, completa.

O robô já participou da edição brasileira do programa Shark Tank.

Mercado de trabalho em alta 

A nível Brasil, os últimos dados da Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, hoje o segmento tech encontra-se com um mercado aquecido e que prevê abrir pelo menos 800 mil vagas no Brasil até 2025, ou seja, cerca de 160 mil por ano. O dado, ainda de acordo com a Associação, o cenário evidencia uma crise de mão de obra, já que o ensino superior forma 50 mil profissionais por ano.

Pensando nisso, para quem já faz parte do mercado e busca novas oportunidades, ou quer aproveitar a conexão para descobrir mais sobre como iniciar um plano de carreira na área tech, o Grupo DB1 também terá um espaço no evento para bate-papo, atendimento, discussão e troca de experiências.

O fato de hoje ser um dos segmentos que mais sofre com falta de profissionais, seja no Mato Grosso do Sul ou no país como um todo, a gerente do Sebrae lembra que a ação é uma forma de mostrar como o mercado pode reagir e como é necessário o desenvolvimento de competências. “Desta forma, a gente qualifica uma informação, para uma tomada de decisão assertiva, de profissionais autônomos, de pessoas que querem entrar no mercado de trabalho, de pessoas que estão fazendo uma transição de carreira e para pessoas que querem decidir em qual formação querem entrar”, finaliza.

SERVIÇO 

Data: 25/06 (sábado)

Local: Living Lab | Rua Brasil, nº 205, Jardim Monte Castelo

Vagas: 60 vagas

Inscrição: Tech Explorer

Sobre o DB1 Group

Sob o lema de ser luz na vida das pessoas, o DB1 Group se configura há 20 anos no mercado de tecnologia da informação, trabalhando nos ecossistemas de E-commerce, Fintechs e Transformação Digital.

Formado por empresas sediadas em Maringá (PR), a nível Brasil, e com operações na América Latina e nos EUA (Estados Unidos da América), tem a função de oferecer serviços e soluções para empresas de médio e grande porte, por meio do desenvolvimento de softwares.

De duas décadas de trabalho, ao menos 12 anos, consecutivos, o grupo é marcado como uma das melhores companhias para se trabalhar, pela GPTW (Great Place to Work).

A raiz firmada por pilares de culturas que vão de espírito de equipe a ser justo, fazer o certo e não se esconder, refletem no sonho de impactar e transformar o futuro de organizações e pessoas, além de impulsionar todos a encontrarem sua melhor versão no mundo. Ser uma empresa para durar gerações, essa é a DB1.

Adicionar ao Calendário do Google

Local

Living Lab | Rua Brasil, nº 205, Jardim Monte Castelo 

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento