Eventos

05 ago
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: Assessoria de imprensa: GA Comunicação Integrada, e de inteira responsabilidade desta.

Instituto Feliciência fomenta atenção à saúde mental e bem-estar no trabalho com nova temporada do podcast dedicada ao Setembro Amarelo

, horário:

saúde mental e bem-estar

O Instituto Feliciência inicia em agosto série de episódios de podcast com especialistas em saúde mental e bem-estar. Objetivo é apoiar empresas e profissionais de RH que prepararam as ações para o Setembro Amarelo Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM),organiza nacionalmente a Campanha Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio.

Pesquisas mostram que, no País, o número de suicídios dobrou nas duas últimas décadas, alcançado a triste marca de 14 mil por ano. O Instituto Feliciência, um dos principais players nacionais em educação corporativa em Saúde Mental e Sustentabilidade Humana, produziu uma série de podcasts sobre saúde mental com o objetivo de apoiar empresas e profissionais de RH no aprofundamento da temática.

Saúde mental e bem-estar

saúde mental e bem-estar

A pesquisadora e professora Carla Furtado, que ancora os episódios, destaca que a ideação suicida vem sendo identificada em organizações que fazem o rastreamento de sintomas de sofrimento psíquico com o uso de instrumentos científicos. “A grande questão é: o que fazer a partir daí”, destaca.

A cada sexta-feira de agosto um novo episódio vai ao ar. A curadoria do Instituto construiu uma trilha que parte da abordagem psiquiátrica ampla, com Dra. Renata Figueiredo, presidente da Associação de Psiquiatria de Brasília. Na segunda semana, a convidada é a psicóloga e pesquisadora Juliana Gonçalves, que vai tratar da relação fome e transtornos mentais. “As organizações precisam identificar se há insegurança alimentar em sua população, entre outros cuidados”, enfatiza Carla. Nas semanas seguintes, Marly Vidal – diretora executiva do Grupo Sabin – e Christine Gili –do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso – apresentam cases de cuidados com a saúde mental e bem-estar em empresas privada e pública.

“Mesmo que a narrativa pareça repetitiva é preciso repetir, entre outros, que 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais – em primeiro lugar a depressão’, alerta Carla. Entre as reflexões mais recentes propostas pelo Instituto está a necessidade de se reconhecer que as pessoas adoecidas nem sempre foram diagnosticadas, nem sempre estão assistidas e nem sempre estão afastadas em decorrência de um transtorno mental. Há pessoas sofrendo enquanto trabalham.

O podcast Feliciência está disponível no Spotify. Confira a agenda de agosto:

05.08 | Dra. Renata Figueiredo: Psiquiatra, Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria-DF – Neste episódio, serão abordados os atuais números dos transtornos mentais e comportamentais no Brasil, a incidência de suicídio e as abordagens de enfrentamento.

12.08 | Juliana Gonçalves: Mestre em Psicologia, Professora do IFB e Pesquisadora Científica – Neste episódio, serão abordados os dados do último relatório Penssan, a insegurança alimentar em suas diferentes gradações e a interseccionalidade fome-transtornos mentais.

19.08 | Marly Vidal: Diretora Executiva do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica Neste episódio, será abordado um case de saúde mental no trabalho em empresa privada, conhecendo as práticas de uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. 26.08 | Christine Gili: Gestora de Saúde, Bem-Estar e Felicidade do TRT-MT-Neste episódio, será abordado um case de saúde mental no trabalho em empresa pública, conhecendo o que consideramos o estado da arte na aplicação do sistema FIB-Feliciência no Brasil.

*Crédito: J; P. Telles*

*SERVIÇO: Instituto Feliciência fomenta atenção à saúde mental no trabalho com nova temporada do podcast dedicada ao Setembro Amarelo*

*Assessoria de imprensa: GA Comunicação Integrada*
Greice Alves
Contato: (61) 99662 6868/98266 0836
E-mail: gacomunika@gmail.com

Adicionar ao Calendário do Google

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento



Outros eventos