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11 abr
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O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: IBECC, e de inteira responsabilidade desta.

Como Estruturar O Sistema De Custos E Formação De Preços De Vend

Objetivo
A formação dos preços de venda é a decisão chave para obtenção da rentabilidade desejada pelas empresas. Para tanto, é necessário que na sua estruturação todos os objetivos estratégicos da empresa sejam incorporados.
Esta decisão deve contemplar necessariamente a cobertura de todos os custos e despesas da empresa e dar a rentabilidade desejada.
Para atingir esse objetivo dois elementos são fundamentais: qual é o custo unitário de cada produto ou serviço a ser disponibilizado aos clientes e qual é a margem necessária para a empresa atingir a rentabilidade dos sócios ou acionistas.

O sistema de custo, em conjunto com os sistemas de contabilidade e orçamento, é o sistema que tem todas as informações necessárias para o processo de custeamento unitário e formação dos preços de venda dos produtos e serviços.

Por outro lado, na formação de preços outros aspectos devem ser observados, principalmente em relação ao comportamento do consumidor. Assim, o conceito de pricing – formação estratégica de preços, deve fazer parte do conjunto de informações para que os preços de venda permitam a maior rentabilidade possível.

O sistema de custo incorpora as decisões da empresa em relação aos métodos e formas de custeio que devem ser adotados para apuração e controle do custo dos produtos. Assim, é necessário compreender as vantagens e limitações dos métodos de custeio, como o Custeamento ABC, o custo padrão, o custeamento por absorção, o custeamento direto/variável, o modelo de margem de contribuição etc.

O objetivo deste treinamento é apresentar um painel geral dos conceitos, técnicas e modelos de análise de decisão para apuração do custo unitário e formação dos preços de venda dos produtos, dentro de uma abordagem sistêmica.

Público Alvo
Controllers, Gerentes de Custos, Gerentes de Orçamento, Contadores e Diretores Financeiros e Administrativos de empresas.

Programa
Parte 1 – CONCEITOS E ESTRUTURA DO SISTEMA DE CUSTOS

Custos, Gastos, Despesas, e Desperdícios.
Classificação de custos
Outros conceitos de custos
Objetivos gerais de um sistema de custos: métodos, formas e acumulação.
Custos para fins contábeis e fins gerenciais
Estrutura informacional básica: Estrutura do Produto e Processo de Fabricação
Exemplos

Parte 2 – MÉTODOS DE CUSTEIO

Custeio por Absorção e Custeio Direto
Custeio Variável e Custeio ABC
Custeio Integral e RKW
O modelo de margem de contribuição e suas aplicações gerenciais
Custeamento direto: aplicações práticas
Exemplos numéricos

Parte 3 – CUSTOS PARA FINS CONTÁBEIS

Fundamentos legais: custo integrado e coordenado
O sistema de custos e o ERP
Contabilização
Acumulação por Ordem e Processo
Exemplos numéricos

Parte 4 – CUSTO PADRÃO

O que é e para que serve: validade atual
Custo padrão e novas tecnologias de fabricação
Análise das variações: a real necessidade
Custo de reposição
Exemplos numéricos

Parte 5 – FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA

Formação de preços de venda a partir do custo unitário
Custo meta: o que é e como calcular
Formação de preços de venda a partir da margem de contribuição
Como calcular a margem de lucro necessária para incorporação ao preço de venda
Formação de preços de venda considerando o retorno do investimento
Com apurar o Mark-up
Estruturação do Mark-up nas diversas situações tributárias
Exemplos numéricos

Parte 6 – GESTÃO DE PREÇOS DE VENDA

Formação estratégica de preços
O preço de venda consolidando objetivos e estratégia empresarial
Estratégias de marketing para formação de preços de venda
Utilização de simulação para formar preços de venda
Sistema de acompanhamento das decisões de preços de venda
Exemplos numéricos

Parte 7 – CUSTOS E PREÇOS DE SERVIÇOS

Tipos de serviços
Características dos serviços
Estrutura do Serviço e Processo de Execução
A questão da capacidade
Exemplos numéricos de custos de serviços
Exemplos numéricos de formação de preços de venda de serviços

Parte 8 – ANÁLISES DE CUSTOS: PRINCIPAIS MODELOS

Conceitos necessários
Comprar versus fabricar; Internação de atividades.
Análise de Rentabilidade de Produtos
Inflação da empresa: o que é, para que serve.
Custos para Servir (Cost to serve)

Parte 9 – POLÍTICA DE REDUÇÃO DE CUSTOS

O que é e como conduzir
Modelos existentes e modelo proposto
Gestão dos recursos
Exemplos numéricos

Instrutor
Clóvis Luís Padoveze
– Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP.

– Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP.

– Professor de Controladoria e Contabilidade.

– Já conduziu mais de 300 programas de treinamento.

– Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos.

Autor dos livros:

Controladoria Estratégica e Operacional, 2ª. Edição, Editora Cengage, 2009;

Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. Edição, Editora Pioneira Thomson, 2006;

Controladoria Básica, 2ª. Edição, Editora Pioneira Thomson, 2010;

Análise das Demonstrações Financeiras, 3ª edição, Editora Cengage, 2011;

Controladoria Avançada, Editora Pioneira Thomson, 2005;

Introdução à Administração Financeira, 2ª. Edição, Editora Cengage, 2011;

Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009;

Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006;

Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006;

Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010;

Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009;

Manual de Contabilidade Básica – 7ª edição, Editora Atlas, 2009;

Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009;

Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008.

Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009

Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009

Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010.

Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010

Sistemas Contábeis – EditoraIesde, 2010

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Local

Curitiba / PR

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