Eventos

28 abr
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: InterNews CEE, e de inteira responsabilidade desta.

Conselhos De Administração: Estratégias Para Tempos De Crise

Diante da crise econômica, os conselhos de administração precisam constituir nítida visão de futuro, definir com agilidade ações táticas e traçar estratégias corporativas adequadas. A orientação à governança corporativa adquire relevância decisiva nestes tempos de extraordinárias adversidades, incertezas e volatilidades.

A atuação dos conselhos de administração fará toda a diferença em cada empresa nestes próximos meses. O desempenho corporativo diante de desafios inusitados e o melhor posicionamento para a saída da crise dependem em larga medida do trabalho eficaz dos seus conselheiros. Deve-se ainda levar em conta as responsabilidades legais e administrativas dos conselheiros por prejuízos e danos decorrentes de operações em ambiente de crise.

Participe deste Seminário InterNews que reúne alguns dos mais renomados e experientes conselheiros do país para melhor enfrentar os desafios impostos pela crise econômica a sua empresa. Avalie com Andrea Calabi o risco de uma crise mais aguda e a necessidade do conselheiro formar uma visão de futuro adequada. Saiba com José Monforte como definir ações táticas e assegurar estratégias para enfrentar a crise e posicionar a sua empresa para o período seguinte. Veja com Guilherme Affonso Ferreira como o Conselho deve atuar quando a crise já está instalada na empresa. Verifique as melhores práticas de governança e de responsabilidades dos conselheiros com Ary Oswaldo Mattos Filho. Analise com Herbert Steinberg as melhores práticas de Conselhos de Administração para a superação de crises corporativas. Avalie com Ozires Silva os desafios dos próximos meses para os Conselhos Administrativos.

PROGRAMA

8h00 – Credenciamento

8h30 – Perspectivas econômicas e os seus impactos na Governança Corporativa

Riscos de uma crise mais aguda
Necessidade de aprimorar uma visão de futuro
Atuação do Conselho de Administração em tempos adversos
Andrea Calabi
Ph.D. em Economia pela Universidade da Califórnia, Berkeley (Estados Unidos). Membro de Conselhos de Administração do Banco Fator, da CESP, do Hospital Albert Einstein, da M&G Polímeros, da Fipe, da Fundação Faculdade de Medicina da USP, do Conselho Superior de Economia da Fiesp e do Instituto do Cancer do Estado de S. Paulo. Ex-secretário de Fazenda do Estado de S. Paulo, participou de Conselhos de Administração da Generali, Banco do Brasil, BNDES, Petrobrás, Caixa Econômica Federal, Embraer, Sabesp, Banco Nossa Caixa, Cyrela Brazil Realty, Roland Berger, Mossi & Ghisolfi, Intermédica e TIM Celular. Foi Secretário Geral da Secretaria de Planejamento da Presidência da República, presidente do IPEA (1985-1986 e 1995-1996), Secretário do Tesouro Nacional e Secretário Executivo do Ministério do Planejamento. Presidiu o Banco do Brasil e o BNDES.

9h40 – Coffee break

10h00 – A definição de ações e a preservação de valores para o enfrentamento eficaz da crise econômica

Fatores táticos e estratégicos que os Conselhos de Administração devem levar em conta em tempos de crise
José Monforte
Sócio da Emax Consultoria, membro do Conselho do Banco Tribanco, presidente do Conselho Consultivo da Premix e membro do Comitê de Governança Empresas Estatais da BM&F Bovespa. Foi membro dos Conselhos da Petrobras, da Natura Cosméticos, da Vivo, da BR Distribuidora, da Rossi Residencial, da Promon, da Droga Raia, da JHSF e da Agrenco, entre outras empresas. Foi presidente do Conselho do IBGC de 2004 a 2008. Atuou como executivo em diversos bancos e empresas como BANESPA, Banco Merrill Lynch, Banco Citibank NA e VBC Energia S/A.

11h20 – Participação e estratégia do Conselho quando a crise já está instalada

Formas especiais de atuação do Conselho de Administração diante da crise
Guilherme Affonso Ferreira
Presidente da Bahema S/A. Membro do Conselho de Administração da Sul América S.A , Petrobrás, Gafisa S/A, Valid S/A, Arezzo S/A, Tavex S/A e Time for Fun S/A.

12h40 – Almoço

14h00 – Governança em tempos de adversidades, incertezas e volatilidades

Desafios dos Conselhos de Administração pela manutenção da integridade e da inovação corporativa
Responsabilidades dos conselheiros e diretores perante a CVM, minoritários e Lei das SA por prejuízos e danos decorrentes de operações em ambiente adverso.
Ary Oswaldo Mattos Filho
Sócio de Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Foi presidente da Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (CVM) e membro do Conselho Monetário Nacional (CMN). Participa do conselho diretor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec). É professor senior e ex-diretor da Escola de Direito e da Escola de Administração da FGV-SP. Tem pós-doutorado pela Harvard Law School (EUA).

15h20 – Coffee break

15h40 – Melhores práticas de Conselhos de Administração para superação de crises corporativas

Herbert Steinberg
Pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV – SP e certificação pelo Independent Board Member e pelo Director Consortium das Universidades de Chicago, Stanford e Wharton. Foi executivo durante 21 anos em grandes corporações e membro do Board do Banco Santander, Citibank e McDonald’s. Presidente da MESA Corporate Governance, atua em diversos Conselhos de Administração. Consultor em projetos de reestruturação organizacional, turnaround, fusão e aquisição de empresas, planejamento estratégico e sparring para posições de C-Level e conselheiros. Presidente do Comitê Estratégico de Governança Corporativa da Câmara Americana em São Paulo. Autor dos livros “A Dimensão Humana da Governança Corporativa” e “Conselhos que perpetuam empresas”. Membro do ICGN – International Corporate Governance (com sede em Londres – Inglaterra).

17h00 – Os desafios dos próximos meses para os Conselhos de Administração

Experiências em momentos de crise na Embraer e em outros Conselhos
Ozires Silva
Reitor da Unimonte e presidente do Conselho de Administração da Anima Educação, graduou-se em Engenharia Aeronáutica pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica em São José dos Campos em 1962. Presidiu a EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica desde sua fundação em 1969 até sua privatização em 1994. Foi Diretor Presidente Petrobras e da VARIG. Foi ministro de Estado da Infraestrutura. Preside e é membro de vários Conselhos de Administração de empresas e instituições.

18h00 – Encerramento

Adicionar ao Calendário do Google

Local

São Paulo / SP

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento



Outros eventos