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09 mar
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O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: InterNews CEE, e de inteira responsabilidade desta.

Contratos de TI e SLA em TI: Elaboração, Negociação e Gestão

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A adoção das melhores práticas de elaboração, negociação e administração de Contratos de TI traz importantes benefícios para a empresa. Permite redução de custos, maior segurança, melhor adequação de soluções tecnológicas e vantagens na renovação desses contratos. Como melhor elaborar, negociar, e administrar os contratos de TI é um grande desafio para todo gestor contratual.

A crescente importância da informação para o desempenho das empresas justifica o monitoramento constante e eficaz dos contratos de TI. As exigências de qualidade dos serviços em TI e as necessárias atualizações tecnológicas demandam expertise da equipe responsável pela gestão dos contratos.

Participe deste Evento de Capacitação InterNews e compreenda como os contratos de TI agregam valor e segurança para as operações, veja como aprimorar o gerenciamento dos contratos de TI. Conheça os principais requisitos legais, as normas tecnológicas e metodologias de governança. Avalie as táticas para construção e manutenção de um SLA em TI e o seu gerenciamento (SLM) e as peculiaridades dos contratos celebrados por meios eletrônicos.

INSTRUTOR

André Luis Regazzini

CSO, CISA, CISM, CGEIT

Profissional de Segurança da Informação, Certificado pela ISACA como Certified Information System Auditor (CISA), Certified Information Security Manager (CISM) e Certified in the Governance of Enterprise IT (CGEIT), Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC de Campinas e Pós-graduado em Tecnologia de Desenvolvimento e Auditoria de Sistemas pela FURB de Santa Catarina. Possui grande experiência profissional na Gestão de Tecnologia, Auditoria de Sistemas e Segurança da Informação. Trabalhou nas empresas FEPASA, Perdigão, PricewaterhouseCoopers, Vésper, Ernst & Young e outras. Grande conhecimento e prática na implantação de estruturas de segurança da informação, programas de auditoria de sistemas, estratégias de governança de TI e mecanismos de SLA. Já atuou como consultor de segurança e de TI em empresas de cartão de crédito, seguradoras, bancos, indústrias e operadoras de telecom. Atualmente é Sócio diretor da IPLC do Brasil, empresa especializada em Proteção da Informação.

PRINCIPAIS TÓPICOS

Promover a exposição de conceitos e práticas da formação e da utilização de métricas de TI. Desenvolver a utilização de indicadores não subjetivos de desempenho da TI por meio de ações como:

Alinhar os conceitos de indicadores e métricas
Caracterizar os indicadores de desempenho da TI
Definir as melhores métricas para avaliar o alcance dos objetivos e a maturidade da TI
Trabalhar os conceitos de serviços de TI para a empresa
Encadear os indicadores de desempenho: das metas, de recursos, aos resultados das estratégias de TI
PROGRAMA

Módulo I – Os Contratos de TI

Apresentação geral das principais modalidades, e de sua evolução ao longo do tempo
Definições e conceitos-chave para entender Contratos de Informática e contratos eletrônicos
Processos corporativos ligados à gestão de Contratos de Informática, e suas implicações jurídicas
Proteção de Propriedade Intelectual
Preservação de Sigilo
Monitoramento de Segurança
Plano de Continuidade de Negócio
Atendimento de Clientes e Parceiros
Terceirização de Atividades
Relacionamento com Autoridades Regulatórias e com Acionistas e Investidores
Auditorias e certificações
Programa de Ética Corporativa
Arquitetura integrada de normas e políticas internas
Segurança legal da informação
Módulo II – Elaboração de Contratos de TI

Padrões contratuais próprios e padrões contratuais de terceiros: importância, e estratégias
Diferentes formatos e estilos de documentos contratuais, conforme objetivos específicos
Particularidades para editais de licitações e pregões
Contratos comerciais, e convênios de cooperação
Pré-contratos (cartas de intenção, acordos de confidencialidade, memorandos de entendimentos), verificações, e cadastramentos
Harmonização e integração com políticas corporativas, e com metodologias de Governança
Seleção e redação das principais cláusulas (propriedade, garantias, confidencialidade, penalidades, incentivos, riscos trabalhistas, impostos, indenizações, atualização, rescisão, transição, auditorias, foro, lei aplicável, regras para comércio eletrônico, etc.)
Módulo III – Negociação de Contratos de TI

Conhecimentos, habilidades, e competências funcionais para negociação de Contratos de Informática
Diferentes correlações possíveis entre propriedades, garantias, preços, penalidades, e outras condições
Opções de alocação de direitos de propriedade e de sigilo, e de procedimentos de controle e reporte
Divisão de ônus e responsabilidades por investimentos, despesas, tributos, encargos, e contribuições
Táticas para construção e manutenção de equilíbrio contratual em SLA e em SLM
Compatibilização de outsourcing e insourcing, projetos de migração, e processos de transição
Identificação dos contratantes, forma de aceite, data de assinatura, foro e lei em contratos eletrônicos
Impugnação de Editais, Propostas em licitações, defesas e recursos, e participação em pregões
Exigências de padrões mínimos para contratos de parceiros e de canais
Módulo IV – Gestão de Contratos de TI

Articulação com projetos e metodologias de Governança (Código de Ética, ITIL, COSO, COBIT, etc.)
Detecção de inadequações e desvios, e seleção e apresentação em relatórios
Ferramentas-padrão ou adaptadas de diagnóstico e de controle
Procedimentos de verificação e de auditoria
Realização e conciliação de inventários lógicos, físicos e legais, prevenção de perdas e de pirataria
Provisões financeiras, proteção em seguros, inclusão em sistemas de Gestão de Riscos
Observância de normas legais, regulatórias, e técnicas (Sarbanes-Oxley, BACEN 3380, NBR 17799 e NBR 27001, normas da SUSEP, CFM, CVM, e diversas outras entidades setoriais)
Valoração e comprovação em processos de due dilligence
Análises, laudos e pareceres jurídicos independentes
Assistência técnica em perícias
Mediação em conflitos e disputas comerciais
Módulo V – SLA em TI

O que são contratos de SLA – Service Level Agreement
Gestão de SLAs
SLAs internos e externos
Vantagens e desvantagens
Definindo periodicidades e processos de medição
Estabelecendo réguas de mensuração para os serviços
Monitorando indicadores
Garantindo aderência aos acordos
Aplicando penalidades
Os principais erros e acertos no dia a dia do SLA

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Local

Golden Tulip Park Plaza Hotel

Alameda Lorena, 360 – Jardins São Paulo, SP

São Paulo / SP

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento



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