Eventos

06 dez
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: InterNews CEE, e de inteira responsabilidade desta.

CSCs: Passo a Passo para Implementação e Gestão dos Centros de Serviços Compartilhados

, horário:

Os Centros de Serviços Compartilhados (CSCs) permitem centralizar a execução de diversas atividades meio em uma única unidade. A implementação dos CSCs tem orientado o ganho de eficiência e a reestruturação de grandes empresas no Brasil e no mundo. A sua implementação e gestão adequadas asseguram melhor desempenho da estrutura organizacional, propiciando importantes reduções de custos, racionalização de processos e intensificação de controles.

O CSC propicia um aumento relevante de produtividade e estabelece flexibilidade para incorporação de novas unidades de negócios e serviços. Para garantir a implementação e a gestão bem sucedida dos CSCs, são necessários cuidados com os modelos de processos organizacionais e tecnológicos.

Participe deste evento de Capacitação InterNews que apresentará o passo a passo para o planejamento, a implementação e o aprimoramento do CSC. Saiba como identificar oportunidades de ganhos, mitigar riscos, reduzir a possibilidade de imprevistos, identificar o melhor modelo para a sua empresa e evitar perda de controle e insucessos no processo de implementação.

Instrutor
Carlos Magalhães

MBA em Administração Geral e Estratégia pela FGV GVpec ; Especialização em Gerenciamento de Redes e Serviços de Telecomunicações – Telecommunications Research; Pós-Graduação em Administração pela Fundação Vanzolini – USP ; Graduação em Tecnologia Mecânica pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC – UNESP

Especialista em Centros de Serviços Compartilhados (CSC). Treinamento e assessoria para várias empresas em diversos ramos de atividade de negócio. Relacionamento com mais de 220 Centros de Serviços no Brasil e América Latina.
Sócio-diretor da empresa Xcellence & CO., líder da prática de especialização de Serviços Compartilhados, líder da prática de Transformação Organizacional.
Gestor de Negócios com forte atuação em Planejamento, Estratégia Corporativa e Tecnologia da Informação.
Conselheiro de empresas em fase de implantação e melhorias no modelo operacional de Centro de Serviços Compartilhados e reestruturação organizacional.
Profissional com mais de 20 anos de experiência em gestão de projetos corporativos de alinhamento entre a área de Tecnologia as áreas de negócios visando redução de custos, geração de valor, otimização dos processos e crescimento sustentado do negócio. Experiência adquirida em empresas como Deloitte, Cognos do Brasil e atualmente Xcellence& CO. e CAP Magalhães Assessoria Empresarial somando-se mais de 147 projetos com foco em gestão;
Destacada liderança na condução e alinhamento estratégico da área de Tecnologia da Informação com as demais áreas de negócios, tais como: Finanças, Planejamento, Recursos Humanos, Supply Chain e Produção.
Hábil nos modelos Cobit, ITIL, ISO, CMM, PMI, ISO 17799, Gestão de Riscos: SOX e Ferramentas para tomada de decisão como Corporate Performance Management e Balanced ScoreCard.
Experiência em Implantação de Soluções ERP (Datasul, Microsiga, Oracle, SAP), CRM e BI/CPM/EPM.
Principais Clientes / Projetos: Envolvimento em mais de 90 projetos corporativos em empresas líderes de seus segmentos incorporando e aportando experiências em gestão e resultados. Alguns clientes destacados: Albrás; Villares Metals; CSN; InPev; Clariant; RANDON; BOSCH; Grupo Silvio Santos; Grupo Votorantim; Grupo Imagem; Grupo Marquise; Grupo Edson Queiroz; Boeringher Ingelheim do Brasil; Marítima Seguros S/A; Porto Seguro;UNIMED Ribeirão; Medial Saúde: Banco Itaú, Banco ABN- Real, Grupo Veolia; Hospital São Camilo; Hospital Israelita Albert Einstein; Santa Casa de Porto Alegre; Hospital Sírio Libanês; VARIG E FRB-Par; CCR – Companhia De Concessões Rodoviárias; Camargo Correia; Andrade Gutierrez; Telemar; Embratel; GVT, Centro Universitário São Camilo; Universidade de São Paulo, Universidade Metodista, Instituto Marista de Ensino, Federação das Indústrias do Amazonas – FIEAM, SICOOB-PR, Federação das Indústrias da Bahia – FIEB e MRV Engenharia.
PROGRAMA
O CSC e o ambiente empresarial atual
Direcionadores do Centro de Serviços
Como os Serviços Compartilhados possibilitam as organizações alcançarem seus objetivos estratégicos
CSC – O que é e por que fazê-lo?
Definição de Serviços Compartilhados
Alguns Benefícios do CSC
Direcionadores para a Mudança
Os 4 elementos fundamentais do CSC
Elementos do centro de serviços
O cliente e o centro de serviços
Modelo Organizacional
Comparação de Modelos Organizacionais
Definindo prós e contras dos diversos modelos de governança
CSC e a Corporação
Roadmap para o desenvolvimento do Modelo Operacional
Como o CSC amadure com o passar do tempo
Modelo Operacional de um CSC – 3 níveis de maturidade
Organização Interna
Modelo de Negócios
Arquitetura de serviços
Relacionamento com o Cliente
Modelo de processos
Modelagem de processos
Gestão por processos
Modelos de Gestão por Processos
Modelo de Processos: Simples, Flexível, Ágil e Automatizado
Processo de Atendimento ao Usuário
Modelo Operacional
Modelo Tecnológico
O atual Ambiente de TI das Corporações
Tipos de Tecnologia Sistêmica
Matriz de Decisão – Escopo de TI para CSC
O Modelo Tecnológico: Benefícios gerais com TI
O Modelo Tecnológico – “Data Management Architecture Service Oriented Framework”
Projetando um Centro de Serviços Compartilhados
A jornada rumo ao CSC geralmente envolve a migração de 4 dimensões
Abordagem para um projeto CSC
Iniciando discussões
Processo de Criação
Evolução dos centros de serviços
Processo de Seleção
Decisão sobre quais processos podem ser compartilhados
Escopo de Serviços – Exemplos
O Business Case – Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica
Objetivos de um Business Case
Business case – Produtos
Abordagem Metodológica para CSC
Gerenciamento do Projeto
Principais habilidades e competências de um gerente de projetos
Ferramentas de um gerente de projetos
Reuniões: Alçadas de Resolução
Dicas para uma Reunião Produtiva
Controle Financeiro do Projeto
Exemplos de Relatório de Acompanhamento do Projeto
Localização e Desenho do ambiente
Projeto de Relocalização – Pontos de Análise
Instalações
Exemplo de layout de Instalação de um CSC
Processos e Controles
Processos: Padronização, Flexibilidade e Controle
Redesenho de processos
Análise de gaps e aderência dos processos
Estratégia de Implantação (por Processos, Big Bang, Piloto)
Gestão de Relacionamento com o Cliente
Acordo de Nível de Performance (ANP) ou SLA
Como desenvolver as métricas para compor o SLA
Precificação integrada ao SLA
O Catálogo de Serviços
Gerenciamento de Desempenho – Tipos de Métricas
Maturidade do CSC e o SLA
Service Level Agreement
Precificação Remuneração e recompensa
Discussão sobre Precificação – Métodos Típicos
Método: Sem atribuição específica
Método: Taxa fixa
Método: Taxa Orçamentária
Método: Taxa Orçamentária com Penalidades
Método: Custeio Baseado em Atividade
Método: Pagamento Direto
Método: Taxa baseada no mercado
Quando definir o tipo Método de Pagamento
Evolução dos Critérios de Remuneração
Pontos de Atenção
Gestão de Capital Humano
Reavaliando o sistema de gestão de RH
Competências e Remuneração
Change Management: O Desafio da Mudança
Por que Liderar Mudanças?
Processo de Resistência a mudança
8 Passos para a Mudança
Comunicação Empresarial
Fatores de Sucesso na Gestão de Pessoas
Treinamento
Técnicas Tradicionais e Emergentes de Transmissão de Conhecimento
Estratégia de Treinamento – Lista de treinamentos
Organização do Projeto – Papéis e Responsabilidades
Aspectos : Legal, Trabalhista e Tributário
Considerações Finais
A Evolução dos Centros de Serviços Compartilhados
Em uma cadeia evolutiva, o CSC pode oferecer mais que redução de custos
O futuro do CSC – Mudança cultural e foco no cliente
Porque projetos de CSC falham
Ciladas da Implementação
Fatores Críticos de Sucesso
CSC – Visão de Futuro
Anexos
Exercício
Tabelas

Adicionar ao Calendário do Google

Local

Mercure São Paulo Jardins Hotel

Alameda Itú, 1.151– Jardins São Paulo, SP

São Paulo / SP

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento



Outros eventos