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25 jun
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: Innovia Training & Consulting, e de inteira responsabilidade desta.

Curso De Liderança: Motivação E Trabalho Em Equipe

Objetivo

Maximizar a habilitação do profissional para a gestão eficaz de pessoas, individualmente ou em equipes.

Reconhecer os fatores de adaptação eficaz às mudanças.
Refletir sobre o papel de liderança/gerência nas organizações.
Analisar as habilidades necessárias para exercer o papel de liderança/gerência.
Reconhecer os principais aspectos de seus próprios valores gerenciais/liderança e pessoais e as repercussões no comportamento de trabalho.
Identificar principais características e conseqüências do seu estilo interpessoal no trabalho.
Reconhecer o processo de motivação do ser humano e o papel do líder/gerente neste processo.
Analisar informações sobre seu comportamento enquanto líder/gerente.
Identificar ações práticas para o aumento da eficácia do trabalho de equipe.
Propor medidas práticas para a maximização de sua eficácia de líder/gerente.

Programa

Introdução.
Este seminário no contexto atual.
Preenchimento de instrumentos de reflexão.
Apresentação dos participantes e coordenadores.
Expectativas com relação ao programa, objetivos e metodologia.
Procedimentos operacionais.
A Organização.
A Organização e seus subsistemas – técnico e social.
Cultura organizacional.
Adaptação produtiva às mudanças.
Estratégia de mudança organizacional.
Estilos de aprendizado.
Balanceamento entre dificuldade e habilidade.
Papel do Gerente/líder.
Obtenção de resultados.
Habilidades do gerente.
Proporção da necessidade do uso.
Valores Gerenciais/liderança e Pessoais.
Processo de percepção e atitudes – da intenção à ação.
Comportamentos derivados e estilos gerenciais e de liderança.
Gerência participativa por resultados.
Relacionamento Interpessoal no Trabalho.
Os estilos interpessoais – qualidade do relacionamento.
Processos de exposição e solicitação de “feedback”.
Reações ao receber “feedback”.
“Dicas” para dar “feedback”.
Motivação
O processo motivacional do ser humano.
Hierarquia das necessidades humanas.
Maturidade e desenvolvimento.
Qualidade de vida no trabalho.
Assertividade e empatia.
Eficácia do Trabalho de Equipe.
Aproveitamento de recursos – sinergia.
Estilo interpessoal e motivação – conseqüência para o trabalho de equipe.
Administração dos conflitos e aumento da criatividade.
Administração do consenso e aumento do comprometimento.
Competição e cooperação.
Processo de envolvimento dos participantes.
Práticas de envolvimento.
Proposta de Ações
Autodesenvolvimento.
Desenvolvimento da equipe.
Desenvolvimento da integração funcional.
Acompanhamento e avaliação.
Ao final os participantes levarão seus perfis Individuais de valores gerenciais, Estilos de relacionamento interpessoal e Estilo de motivação dos colaboradores.

Metodologia
Será fundamentada nos seguintes preceitos:

A sustentação da eficácia numa organização tem como primordial o FATOR HUMANO e este, necessariamente, deve desenvolver-se a níveis de excelência compatíveis, sendo o papel gerencial/de liderança prioritário.

As pessoas não resistem à mudança, mas sim a “serem mudadas”, portanto, para a mudança de comportamento, devemos buscar o seu comprometimento, que é conseqüência de seu envolvimento.

A função do consultor é fornecer informações relevantes para reflexão, criando clima apoiador para a conscientização e decisão de mudar, que é de cada um.

Os participantes são adultos, portanto as técnicas utilizadas devem ser as da andragogia – educação de adultos -, propiciando a aprendizagem através de absorção de conceitos abstratos – teorias -, observação reflexiva, experimentação ativa – vivencial – e experiência concreta.

Os conceitos devem ser apresentados de forma não diretiva e têm a função de aumentar o conhecimento – cognitivo – do participante, diminuindo sua insegurança e sua reação emocional de resistência à mudança.

O grupo deve ser encorajado a apresentar e reconhecer seus próprios valores, recursos e conhecimentos, gerando criatividade através da administração eficaz dos conflitos e a buscar a compatibilidade produtiva através do consenso.

As correntes teóricas, mesmo que antigas, não devem ser descartadas em prol das “modernas” sem uma avaliação profunda da aplicação real de seus princípios e a relação “causa e efeito”.

Levando em consideração os preceitos apresentados, as técnicas a serem usadas no seminário serão:

Exposição interativa e debates em plenário;
Análise de instrumentos de reflexão;
Discussões preparatórias em grupos heterogêneos;
Exercícios lúdicos de sensibilização;
Exercício de solução de problema em grupo;
Vídeos e outros recursos multimídia;
Trabalho prático para proposição de ações.

A quem se Destina
Gerentes experientes que estão procurando uma oportunidade para repensar suas práticas, através de reflexão e reciclagem, para torná-las mais eficazes.
Coordenadores e líderes de grupos “ad-hoc”, células de produção, projetos e outros.
Gerentes que necessitem adquirir conhecimento e habilitação para maior eficácia na sua gestão.

Depoimentos

Instrutor
Eduardo Rocha

Certified Management Consultant – CMC, pelo The International Council of Management Consulting Institutes- ICMCI.

Consultor de empresas desde 1984.
Conduziu diversos processos de Mudança e Desenvolvimento Organizacional, Planejamento Empresarial, Qualidade de Serviços e Desenvolvimento Gerencial em aproximadamente 220 organizações de pequeno, médio e grande porte no Brasil em 15 estados e DF.

Conduziu em torno de 470 seminários e palestras, e também participou de projetos para a FIA-FEA-USP, UNICAMP, FGV-EPGE, Boucinhas & Campos e PriceWaterhouse Coopers.

Tem 20 anos de experiência gerencial adquirida em empresas nacionais e multinacional nas áreas de Recursos Humanos, Planejamento e Tecnologia de Informação.

Professor, em 2006, do MBA – FGV – EESP – da Indústria Farmacêutica – Curso de Liderança.

Foi Representative to council -ICMCI – The International Council of Management Consulting Institutes – ICMCI – de 2002 a 2006.

Membro Vitalício do Conselho Consultivo do IBCO – Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização – Diretor de Desenvolvimento Profissional, de 2002 a 2004 e 2006 e Presidente de 1996 a 2002.

Examinador do PPQG – Prêmio Paulista de Qualidade de Gestão – 2001.

Foi secretário da ABTD – Associação Brasileira de T&D.

Coordenador da Câmara Setorial de Educação e Treinamento – 1994.

Coordenou projetos do Programa Sebrae de Qualidade Total – 1993/1996.

Foi professor dos cursos de extensão da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), FIA-FEA-USP (Curso de Especialização em Gestão Empresarial) e pós graduação em Consultoria das Faculdades Reunidas de Palmas-PR, UNIVEL-Cascavel/PR, Fundação Getúlio Vargas – EPGE, Universidade do Contestado – SC e UNISA – Universidade de Santo Amaro.

Palestrante em diversas Universidades e Entidades Empresariais e, mais recentemente, no 30º Congresso Mundial de Treinamento e Desenvolvimento- ABTD -IFTDO.

Teve várias entrevistas e artigos publicados em periódicos especializados, prefaciou o livro “Todo cliente tem o consultor que merece” de Luiz Augusto Costacurta Junqueira e escreveu o capítulo “The Brazilian Consulting Market” no livro The International Guide to Management Consultancy – Second Edition – agosto 2003.

Cursou Administração de Empresas e o Curso Especial de Administração para o Desenvolvimento de Executivos do Setor Elétrico- FEA – USP e manteve educação continuada nas áreas de Gestão por Resultados, Gestão de Mudanças e Cultura Organizacional, Desenvolvimento Gerencial, Administração Estratégica, Qualidade em Serviços e Sistemas de Informação Gerencial.

Número de Vagas
Limitado, as vagas serão preenchida de acordo com a ordem de recebimento das inscrições.

Cancelamento
Pela INNOVIA, por falta de quórum, será devolvido 100% do valor pago. Pelo ALUNO antes do início do curso, será devolvido 80% do valor pago Após o início do curso, não haverá devolução do valor pago, seja qual for o motivo alegado.

Inclui
Coffee-break, material didático e certificado (entregue mediante 75% de participação).

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Local

São Paulo / SP

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