O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: RH CURSOS E TREINAMENTO EMPRESARIAL, e de inteira responsabilidade desta.
Curso Prático E Especifico De Redação Oficial
CURSO PRÁTICO E ESPECIFICO DE REDAÇÃO OFICIAL PARA ELABORAÇÃO DE PARECERES E RELATÓRIOS TÉCNICOS DE ACORDO COM O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO.
Objetivo
Desenvolver técnicas que ajudem a produzir Pareceres e Relatórios Técnicos, expressando ideias de forma clara, precisa, concisa, aplicando-as ao contexto organizacional tornando a redação desses documentos mais eficazes.
Público-Alvo
Profissionais que lidam ou se interessam pela elaboração e/ou produção de Pareceres e Relatórios Técnicos. É importante o domínio das técnicas básicas da redação de um texto escrito, tanto na esfera pública como privada.
Programa
Produção do Texto
A necessidade de delimitação do tema; A linguagem correta para o público certo;
O uso da linguagem técnica e dos estrangeirismos; A necessidade de o texto técnico apresentar uniformidade na estrutura, no estilo e na terminologia.
Articulação do Texto
Como escrever e convencer; A elaboração do texto – mecanismos geradores;
Os níveis hierárquicos; Estilo e linguagem do moderno texto profissional.
Qualidades do Texto
Coesão; Clareza; Coerência; Concisão; Precisão; Convicção; Objetividade; Relevância; Correção Gramatical.
Os Vícios de Estilo
Prolixidade; Ambiguidade; Pleonasmo ou tautologia; Cacofonia ou cacófato; Eco;
Estrangeirismo; Solecismo; Barbarismo; Plebeísmo; Gerundismo; Jargão técnico fora de contexto; Coloquialismo excessivo; Clichês e Chavões.
Argumentação do Texto Técnico
Macroestrutura do texto argumentativo; Formas de persuasão; Argumentos e contra-argumentos.
Aspectos Gerais na Elaboração de Relatórios e Pareceres
O Relatório e o parecer como instrumento de comunicação escrita; Classificação dos relatórios; Organização do relatório e parecer; Tipos de relatórios; estrutura do relatório e parecer; Elementos que podem compor a estrutura do relatório e do parecer; Fases da Elaboração do Relatório e do Parecer; A Organização do Relatório e do Parecer e a organização das informações; Modelos de relatório e parecer; Exercícios.
Padronização do Texto
Planejamento do texto; Grafia de datas; Escrita de horas; Uso de siglas; Escrita de números; Caminhos para uma boa redação e Questões Técnicas para uniformidade do texto.
Metodologia
O curso será contextualizado por meio de material didático, exposição dialogada, recursos audiovisuais relacionados à realidade profissional dos participantes. Serão apresentados exercícios, estudos de casos que, acompanhados pelo instrutor, passarão por revisão, análise crítica, discussão e correção até à versão final. Os participantes terão aprendizado prático.
Observação: Os participantes que desejarem poderão trazer um documento redigido para correção e análise em sala, tendo o cuidado de retirar informações que identifique o órgão.
data: 10 e 12/09/2012
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Brasília / UF