O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: InterNews CEE, e de inteira responsabilidade desta.
Custo E Preço De Produtos E Serviços
A definição dos preços de venda de produtos e serviços é das decisões corporativas mais importantes. Pricing tem forte impacto sobre lucros e rentabilidade. As variáveis que devem ser consideradas para o estabelecimento de preços de venda são inúmeras: como condições de mercado, possibilidades de diferenciação dos produtos, possibilidades de atuação do marketing e custos efetivos.
Independente do segmento de atuação da empresa, o parâmetro inicial para a definição e determinação dos preços de venda dos produtos e serviços é o seu custo e sua estrutura de despesas.
É necessário desenvolver uma estrutura lógica para o custeamento unitário de qualquer serviço em qualquer atividade. Para isso os conceitos devem ser desenvolvidos adequadamente e o entendimento de cada serviço deve ser explicitado na sua estrutura e no seu processo de execução.
Participe deste evento de Capacitação InterNews e saiba como se deve estruturar o custo de serviços e produtos, e, por meio disso, formar os seus preços de vendas, considerando fatores essenciais, como a meta de rentabilidade, a capacidade operacional, a estrutura de custos e despesas e a estrutura tributária do segmento de atuação.
Instrutor
Clóvis Luís Padoveze
Doutor em Contabilidade e Controladoria – FEA/USP. Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP. Professor de Controladoria e Contabilidade da Universidade Metodista de Piracicaba. Já conduziu mais de 300 programas de treinamento. Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos. Autor de 15 livros, dentre eles: “Controladoria Estratégica e Operacional”, “Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria”, “Orçamento Empresarial: novos conceitos e técnicas”, “Administração Financeira de Empresas Multinacionais”, “Planejamento Orçamentário”, “Controladoria Avançada” e “Contabilidade Gerencial”.
PROGRAMA
Módulo I – EMPRESAS DE SERVIÇOS
Caracterização de serviços
Tipos de serviços
Principais empresas do ramo de serviços
Empresas com múltiplos serviços
Módulo II – CONCEITOS E ESTRUTURA DO SISTEMA DE CUSTOS
Custos, Gastos, Despesas, e Desperdícios.
Classificação de custos
Objetivos gerais de um sistema de custos: métodos, formas e acumulação.
Custos para fins contábeis e fins gerenciais
Exemplo
Módulo III – SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO
Estruturação das informações
Estrutura do serviço e processo de execução
Preparação da estrutura contábil
Sistemas de acumulação: ordem, timesheet etc.
Módulo IV – MÉTODOS DE CUSTEIO
Custeio por Absorção e Custeio Direto
Custeio Variável e Custeio ABC
O modelo de margem de contribuição e suas aplicações gerenciais
Exemplos numéricos
Módulo V – CUSTO PADRÃO
O que é e para que serve: validade atual
Custo padrão e novas tecnologias de fabricação
Análise das variações: a real necessidade
Exemplos numéricos
Módulo VI – ESTRUTURA TÉCNICA PARA CUSTOS DE SERVIÇOS
Estrutura do serviço e processo de execução
O conceito de serviço ampliado
Serviços de apoio direto
Serviços de apoio indireto
A questão da capacidade
Módulo VII – CUSTEAMENTO UNITÁRIO DE SERVIÇOS
Serviços baseados em pessoas
Serviços baseados em equipamentos
Exemplos numéricos
Atividades de hotelaria, logística, saúde, transporte, educação, financeira
Módulo VIII – FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA
Formação de preços de venda a partir do custo unitário
Custo meta: o que é e como calcular
Formação de preços de venda a partir da margem de contribuição
Formação de preços de venda considerando o retorno do investimento
A questão do Mark-up para diversas tributações
Exemplos numéricos
Módulo IX – INTRODUÇÃO À PRECIFICAÇÃO (Pricing)
Formação estratégica de preços
O conceito de valor percebido
O conceito de valor econômico do preço
Utilização de simulação para formar preços de venda
Módulo X – ANÁLISES DE PREÇOS E CUSTOS
Conceitos necessários
Análise de Rentabilidade de Produtos
Custos para Servir (Cost to serve)
Análise multidimensional
A utilização de softwares para análises de preços e custos
Local
São Paulo / SP