Eventos

02 ago
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: InterNews CEE, e de inteira responsabilidade desta.

Disputa tributária em mercadorias digitais – ICMS x ISS

, horário:

Desde o mês de abril passado, o contribuinte paulistano que produz ou comercializa bens ou mercadorias digitais está obrigado a recolher ICMS para o governo estadual ou ISS para a prefeitura municipal? Quais são as penalidades a que está sujeito se fizer o recolhimento errado? O recurso judicial contra pagamento de ICMS é uma alternativa que deve ser considerada?

Estas e outras questões serão debatidas neste Seminário InterNews, que ocorre quatro meses após a entrada em vigor do Decreto Paulista nº 63.099. A nova legislação estabeleceu a cobrança do ICMS de bens e mercadorias digitais, com base no Convênio 106/2017 do Confaz.

A Brasscom obteve liminar pelo não pagamento de ICMS. A medida beneficia apenas os seus filiados. Outros Contribuintes podem considerar ingressar com suas próprias ações judiciais. Deve-se entretanto ponderar se vale a pena a judicializar esta questão.

Há ainda a possibilidade do STF julgar a questão, determinando definitivamente as situações em quem um ou o outro tributo, estadual ou municipal, deve ser recolhido. O andamento dos processos no STF também será analisado.

Além do Estado de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Pernambuco também já aprovaram legislações para recolher ICMS sobre bens e mercadorias digitais, com base no Convêncio 106 do Confaz, de setembro de 2017.

Participe deste Seminário InterNews para dirimir suas dúvidas sobre a cobrança de ICMS sobre bens digitais. Saiba em que situações o recolhimento de ISS deve ser continuado. Veja como evitar bitributação e penalidades. Avalie a liminar obtida pela Brasscom pelo não recolhimento de ICMS. Compreenda quais são os desafios da tributação na economia digital.

– Como proceder diante da nova cobrança de ICMS sobre bens digitais
– Critérios para a incidência de ISS ou ICMS
– Como se prevenir contra passivos e dupla cobrança
– Julgamentos pendentes no STF sobre tributação de bens digitais
– A liminar obtida pela Brasscom

Conferencistas
Alberto Macedo
Assessor especial da Secretaria Municipal de Finanças de São Paulo – SP

Felipe Dias
Advogado Sênior no Honda, Teixeira, Araújo, Rocha Advogados. Pós-graduado em Direito Tributário pela FGV Direito.

Daniel T. Stivelberg
Gerente de Relações Governamentais e Institucionais da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom)

Christiane Alves Alvarenga
Mestre em direito tributário (LL.M) com honors (distinction and Dean’s list) pela Georgetown University. Especialização em direito tributário pela USP. Advogada de TozziniFreire Advogados

Adicionar ao Calendário do Google

Local

Mercure São Paulo Jardins Hotel

Alameda Itú, 1151 – Jardins São Paulo – SP

São Paulo / SP

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento



Outros eventos