Eventos

28 ago
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: Conexxões Educação, e de inteira responsabilidade desta.

Educação Para Aposentadoria

Apresentação:

Nos últimos anos, as organizações têm se preocupado em definir programas e ações vinculados à Qualidade de Vida no Trabalho com o objetivo de promover a saúde e o bem estar dos trabalhadores. Dentre os programas implantados, os Programas de Preparação para a Aposentadoria (PPAs) têm crescido significativamente. Com a intenção de fazer cumprir a Portaria Normativa SRH nº 3 de 25.03.2013 do Ministério do Planejamento, os PPAs visam estimular ou manter comportamentos de autocuidado para uma melhor adaptação a esta nova fase da vida. O delineamento desses programas deve respeitar também duas diretrizes principais que preveem a implantação de PPA em suas normatizações: a Política Nacional do Idoso (Lei 8.842/1994) e o Estatuto do Idoso (Lei 10/741/2003).

Desse modo, torna-se relevante capacitar servidores públicos para planejar, implementar e avaliar programas que promovam uma aposentadoria promissora. Espera-se que a implantação de ações de educação para aposentadoria – se atreladas a uma Política de Qualidade de Vida no Trabalho – auxiliem profissionais a definir novos projetos de vida de modo a tomar uma decisão segura sobre qual melhor momento para se aposentar.

Objetivo Geral:

Como planejar, implementar e avaliar um Programa sobre Educação para Aposentadoria a fim de promover o desenvolvimento de competências dos servidores que serão responsáveis pela condução de um Programa de Preparação para Aposentadoria.

Objetivos específicos:

Apresentar as características do envelhecimento bem sucedido e da adaptação à aposentadoria
Explicar os fundamentos e modelos teóricos que embasam os Programas de Preparação para a Aposentadoria (PPAs)
Descrever a relação entre Qualidade de Vida no Trabalho e Programas de Preparação para Aposentadoria
Apresentar as etapas, temas e estratégias adotadas na implantação de um PPA
Demonstrar as características das intervenções em PPA nos formatos breve, intensivo e continuado
Evidenciar os principais fatores para a adequada condução de um PPA em formato de grupos psicoeducativos
Público alvo:

Profissionais de organizações públicas e privadas que atuam em setores de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Qualidade de Vida, ou Prevenção e Promoção da Saúde do Trabalhador para que sejam capazes de planejar e implementar ações de Preparação para Aposentadoria nas organizações onde trabalham.

Metodologia:

A capacitação será desenvolvida na forma de exposição teórica dialogada e vivências grupais.

Adicionar ao Calendário do Google

Local

Brasília / DF

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento



Outros eventos