Eventos

06 fev
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: InterNews CEE, e de inteira responsabilidade desta.

Energia Elétrica: Como Posicionar A Sua Empresa Diante Da Crise

Há sérias dúvidas sobre a disponibilidade de energia elétrica para sua empresa no decorrer de 2015 e em 2016. A possibilidade de racionamento é real. Equívocos do governo em iniciativas de regulação do setor, somados à falta de chuvas, criam graves desafios para o setor elétrico e para as empresas assegurarem disponibilidade de energia elétrica. Os reservatórios nunca estiveram com níveis tão baixos, o que tem reduzido a capacidade de geração das hidrelétricas. As termelétricas, que operam a custos elevados, programadas para despachar apenas 5% do tempo, estão funcionando ininterruptamente há dois anos.

Isso produziu um forte impacto no custo da geração de energia, o que torna o preço da energia elétrica para as empresas uma questão crucial, ao lado da disponibilidade. As tarifas foram recentemente reajustadas em 22% e, para 2015, a previsão é de alta de pelo menos 20% acima da inflação. Em uma de suas primeiras declarações como futuro ministro da Fazenda, Joaquim Levy confirmou que pretende desafogar os cofres do Tesouro Nacional ao repassar aos consumidores os custos adicionais da geração. E há ainda novas medidas como a bandeira tarifária, que começa a valer em janeiro.

Participe deste Seminário InterNews e tenha acesso a informações cruciais para seu planejamento energético. Compreenda as possibilidades de racionamento e como ele pode afetar seu setor. Avalie as opções de curto prazo para suprir a redução no seu fornecimento de energia. Aprenda mais sobre os mercados cativo e livre e sobre como garantir seu suprimento de energia em um período de crise. Adquira informações que permitam adotar com agilidade medidas eficientes para reduzir os impactos da crise no seu negócio e evitar prejuízos para sua empresa. Entenda os detalhes técnicos de um possível racionamento, seus impactos e como deverão ser definidos os cortes para cada setor da economia.

Programa

8h00 – Credenciamento

8h30 – O cenário meteorológico para 2015 e 2016 e seus impactos para a geração de energia elétrica

Patrícia Madeira
Climatempo

9h40 – Coffee Break

10h00 – Nível dos reservatórios e capacidade de produção: o que podemos esperar de 2015 e 2016

Perspectivas para geração e distribuição de energia elétrica
Uma análise das afluências até fevereiro por todo o país
Perspectivas para uso da capacidade instalada
João Carlos de Oliveira Mello
Presidente da Thymos Energia. Bacharel, mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela PUC-RJ, conta com mais de 30 anos de experiência no setor de energia. Participou do planejamento para a reestruturação do setor de energia brasileiro em meados dos anos 1990.

11h10 – Segurança jurídica das empresas e judicialização no setor elétrico

Aspectos jurídicos da redução do PLD teto
O registro de contratos na CCEE e a Portaria MME 455/2012
A (não) revisão das garantias físicas e as consequências para o setor elétrico
Guilherme Baggio
Advogado, sócio fundador do escritório Baggio e Costa Filho Advogados. Foi consultor jurídico do Ministério de Minas e Energia, membro do Conselho de Furnas Centrais Elétricas e do Conselho de Administração da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica. Foi o responsável jurídico pela elaboração e implementação do Novo Modelo do Setor Elétrico, entre 2003 e 2008.

12h20 – Almoço

13h40 – Suprimento de energia e racionamento

Prováveis regras: o que aconteceu em 2001
Detalhes em uma decisão de racionamento, porcentagens de redução para cada setor
A profundidade do racionamento e sua duração
A viabilidade de geradores industriais em caso de racionamento
Silvio Areco
Diretor da consultoria Andrade & Canellas Energia S.A., engenheiro com especialização em Sistemas de Potência e de Proteção pela Power System Engineering Course (EUA) e pela Rayrolle Parson (Inglaterra). Consultor Permanente do Conselho de Administração da APINE (Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica). Foi conselheiro Fiscal e de Administração do ONS e vice-presidente da ABRAGE (Associação dos Geradores de Energia Elétrica).

14h50 – Compra de energia elétrica e contratos em 2015

Os impactos da MP 579 para o mercado cativo: um comparativo
Impacto dos encargos em 2015 e 2016 com o novo teto do PLD
Duvidas e incertezas regulatórias
Prazos adequados para contratos
Mikio Kawai Jr.
Diretor da Safira Energia, é economista formado pela USP e mestre em Economia pela Unicamp. Conta mais de 17 anos de experiência em mercados de energia e mercado financeiro. Foi gerente de operações da OpenLink, gerente de Suprimento de Energia do grupo AES e trader de energia no grupo CPFL Energia.

Cristopher Vlavianos
Presidente da Comerc Energia

16h30 – Coffee Break

16h50 – Opções emergenciais de curto prazo: geradores industriais

Viabilidade técnica e as opções para cada tipo de planta industrial e setor
Relação custo-benefício caso a caso
Geração e fornecimento no horário de ponta
Gás ou diesel?
Brian Brewer
Presidente da OnCorp (antiga Aruanã Energia). Engenheiro pela United States Merchant Marine Academy (EUA).

18h00: Encerramento

Adicionar ao Calendário do Google

Local

São Paulo / SP

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento