O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: RH Cursos e Treinamento Empresarial Ltda, e de inteira responsabilidade desta.
Entrevista E Seleção Por Competência
ENTREVISTA E SELEÇÃO POR COMPETÊNCIA
Data: 02 e 03/06/2015
Palestrante Maria Odete Rabaglio
Objetivos
Fornecer técnicas e ferramentas da metodologia de Seleção por Competências.
COMPETÊNCIAS TÉCNICAS DESENVOLVIDA PELO PROGRAMA
Mapear e mensurar competências, técnicas de entrevista comportamental, técnicas de seleção por competências, técnicas para identificar competências nas respostas do candidato, visão global da seleção e planejamento do processo da mesma.
COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS DESENVOLVIDA PELO PROGRAMA
Organização, planejamento, administração do tempo, assertividade, foco no cliente interno e externo, comprometimento, foco em resultados, comunicação, capacidade de análise, equilíbrio emocional, empatia, saber ouvir, entre outras.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
v Conceitos imprescindíveis para alinhamento da cultura de Seleção.
v A imagem da Seleção dentro e fora da Organização.
v A Seleção é a porta de entrada para a empresa.
v A Seleção pode trazer solução ou problema para empresa.
v Profissionalismo e respeito no trato com ser humano.
v O Ser humano é à base do trabalho da seleção.
v O candidato: um cliente precioso!
v Excelência no Atendimento aos Candidatos.
v O papel do Gestor no Processo Seletivo.
v Etapas do Processo Seletivo.
v O que é competência.
v Competências técnicas e comportamentais.
v Perfil Comportamental: o diferencial competitivo de cada profissional.
v Área de Seleção X Área Requisitante: uma união sem a possibilidade do divórcio.
v O passo a passo para o Mapeamento do Perfil de Competências (PC).
v Como identificar os indicadores de Competências do Cargo.
v Indicadores de Competências: “O Mapa da Mina”.
v Alinhamento entre o Mapeamento das Competências e as Atribuições do cargo.
v Técnica para mensuração das competências.
v Mapeamento e Mensuração: teoria e prática.
Entrevista Comportamental com foco em Competências
v Como elaborar perguntas comportamentais com foco em competências.
v Etapas da entrevista comportamental.
v Como iniciar a entrevista.
v Duração da entrevista.
v Como trabalhar o clima da entrevista.
v Como investigar as competências do Perfil de Competências.
v Como elaborar perguntas de provas contrárias.
v Como trabalhar a angústia do silêncio na entrevista.
v Como administrar a ansiedade do candidato.
v Como obter o controle da entrevista.
v Como obter uma visão sistêmica do candidato.
v Desenvolvendo a leitura de comportamento.
v Desenvolvendo a percepção da comunicação verbal e não verbal.
v Como encerrar a entrevista.
v Técnica do CAR: Identificando Contexto, Ação e Resultados nas respostas dos candidatos.
v Aumentando habilidade para ouvir.
v Mensuração da Entrevista.
v Devolutiva aos candidatos.
v Simulações de entrevistas com uso da técnica para identificar o CAR.
METODOLOGIA
Metodologia participativa, onde as pessoas aprendem, trocam e compartilham o conhecimento em conjunto, agregando valor umas as outras; utilizando técnicas de exercícios em grupos, Jogos, Simulações, dramatizações e Exposição Dialogada. Teoria e prática serão combinadas durante a realização do curso para o melhor aproveitamento do Investimento.
CONSULTORA
Maria Odete Rabaglio
Sócia diretora da Rabaglio Educação Empresarial em Recursos Humanos Ltda, autora dos livros: “Ferramentas de Avaliação de Performance com Foco em Competências”, “Jogos para Seleção com Foco em Competências” e “Gestão por Competências: Atração e Captação de Talentos Humanos”.
Contadora, Psicóloga Organizacional com especialização em Recursos Humanos e Jogos Organizacionais, Pós Graduação em Jogos Cooperativos, com larga experiência em cursos técnicos, comportamentais e consultoria. Responsável pela Implantação das Ferramentas de Gestão por Competências em grandes empresas dentro e fora do País.
Local
Brasilia / DF