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13 maio
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O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: Propagar Training, e de inteira responsabilidade desta.

Estruturação Do Sistema De Custos E Formação De Preço De Venda

Estruturação do Sistema de Custos e Formação de Preço de venda

Controle e Redução de Custos – Otimização de Recursos – Análise precisa de Custos para Formação de Preço de Venda

Apresentado por Clóvis Padoveze – Doutor em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP)

São Paulo, 13 e 14 de Maio de 2015

A formação dos preços de venda é a decisão chave para obtenção da rentabilidade desejada pelas empresas. Para tanto, é necessário que na sua estruturação todos os objetivos estratégicos da empresa sejam incorporados.

Esta decisão deve contemplar necessariamente a cobertura de todos os custos e despesas da empresa e dar a rentabilidade desejada.

Para atingir esse objetivo dois elementos são fundamentais: qual é o custo unitário de cada produto ou serviço a ser disponibilizado aos clientes e qual é a margem necessária para a empresa atingir a rentabilidade dos sócios ou acionistas.

O sistema de custo, em conjunto com os sistemas de contabilidade e orçamento, é o sistema que tem todas as informações necessárias para o processo de custeamento unitário e formação dos preços de venda dos produtos e serviços.

Por outro lado, na formação de preços outros aspectos devem ser observados, principalmente em relação ao comportamento do consumidor. Assim, o conceito depricing – formação estratégica de preços, deve fazer parte do conjunto de informações para que os preços de venda permitam a maior rentabilidade possível.

O sistema de custo incorpora as decisões da empresa em relação aos métodos e formas de custeio que devem ser adotados para apuração e controle do custo dos produtos.

Assim, é necessário compreender as vantagens e limitações dos métodos de custeio, como o Custeamento ABC, o custo padrão, o custeamento por absorção, o custeamento direto/variável, o modelo de margem de contribuição etc.

O objetivo deste treinamento é apresentar um painel geral dos conceitos, técnicas e modelos de análise de decisão para apuração do custo unitário e formação dos preços de venda dos produtos, dentro de uma abordagem sistêmica.

Público-Alvo: Controllers, Gerentes de Custos, Gerentes de Orçamento, Contadores e Diretores Financeiros e Administrativos de empresas.

Programa Completo:

Parte 1 – CONCEITOS E ESTRUTURA DO SISTEMA DE CUSTOS

· Custos, Gastos, Despesas, e Desperdícios.

· Classificação de custos

· Outros conceitos de custos

· Objetivos gerais de um sistema de custos: métodos, formas e acumulação.

· Custos para fins contábeis e fins gerenciais

· Estrutura informacional básica: Estrutura do Produto e Processo de Fabricação

· Exemplos

Parte 2 – MÉTODOS DE CUSTEIO

· Custeio por Absorção e Custeio Direto

· Custeio Variável e Custeio ABC

· Custeio Integral e RKW

· O modelo de margem de contribuição e suas aplicações gerenciais

· Custeamento direto: aplicações práticas

· Exemplos numéricos

Parte 3 – CUSTOS PARA FINS CONTÁBEIS

· Fundamentos legais: custo integrado e coordenado

· O sistema de custos e o ERP

· Contabilização

· Acumulação por Ordem e Processo

· Exemplos numéricos

Parte 4 – CUSTO PADRÃO

· O que é e para que serve: validade atual

· Custo padrão e novas tecnologias de fabricação

· Análise das variações: a real necessidade

· Custo de reposição

· Exemplos numéricos

Parte 5 – FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA

· Formação de preços de venda a partir do custo unitário

· Custo meta: o que é e como calcular

· Formação de preços de venda a partir da margem de contribuição

· Como calcular a margem de lucro necessária para incorporação ao preço de venda

· Formação de preços de venda considerando o retorno do investimento

· Com apurar o Mark-up

· Estruturação do Mark-up nas diversas situações tributárias

· Exemplos numéricos

Parte 6 – GESTÃO DE PREÇOS DE VENDA

· Formação estratégica de preços

· O preço de venda consolidando objetivos e estratégia empresarial

· Estratégias de marketing para formação de preços de venda

· Utilização de simulação para formar preços de venda

· Sistema de acompanhamento das decisões de preços de venda

· Exemplos numéricos

Parte 7 – CUSTOS E PREÇOS DE SERVIÇOS

· Tipos de serviços

· Características dos serviços

· Estrutura do Serviço e Processo de Execução

· A questão da capacidade

· Exemplos numéricos de custos de serviços

· Exemplos numéricos de formação de preços de venda de serviços

Parte 8 – ANÁLISES DE CUSTOS: PRINCIPAIS MODELOS

· Conceitos necessários

· Comprar versus fabricar; Internação de atividades.

· Análise de Rentabilidade de Produtos

· Inflação da empresa: o que é, para que serve.

· Custos para Servir (Cost to serve)

Parte 9 – POLÍTICA DE REDUÇÃO DE CUSTOS

· O que é e como conduzir

· Modelos existentes e modelo proposto

· Gestão dos recursos

· Exemplos numéricos

Duração: 16 horas

Sobre o Instrutor: Clóvis Luís Padoveze

Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP.

Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP.

Professor de Controladoria e Contabilidade.

Já conduziu mais de 300 programas de treinamento.

Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos

Autor dos livros:

1. Controladoria Estratégica e Operacional, 3ª. edição, Editora Cengage, 2012;

2. Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2006;

3. Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2010;

4. Análise das Demonstrações Financeiras, 3ª edição, Editora Cengage, 2011;

5. Controladoria Avançada, Editora Pioneira Thomson, 2005;

6. Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011;

7. Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009;

8. Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006;

9. Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006;

10. Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010;

1. Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009;

2. Manual de Contabilidade Básica – 8ª edição, Editora Atlas, 2012;

3. Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009;

4. Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008.

5. Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009

6. Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009

7. Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010

8. Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010

9. Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010

10. Manual de Contabilidade Internacional Editora Cengage, 2011

11. Orçamento Empresarial, Coleção BUP, Editora Pearson, 2012

12. Contabilidade de Custos – Editora Cengage, 2013

13. Custo e Preços de Serviços – Editora Atlas, 2013

Informações Úteis:

Data: 13 e 14 de Maio de 2015

Horário: 1o dia – 8h30 às 9h00 – Credenciamento

9h00 às 18h00 – Curso

2o dia – 8h30 – 17h30 – Curso

Local: Hotel Mercure Moema – Av. Lavandisca, 365 – Moema

Investimento: R$3.530,00 (três mil, quinhentos e trinta reais). Condição Especial para inscrições pagas até o dia 29 de Abril de 2015: R$ 3.280,00. Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento.

Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.

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Local

São Paulo / SP

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