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17 mar
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: Propagar Training, e de inteira responsabilidade desta.

Formação de CFO | Chief Financial Officer

, horário:

Chief Financial Officer

Formação de CFO – Chief Financial Officer

Dias: 17 e 18 de março de 2022, das 09h00 às 18h00 – Presencial

Objetivo do curso de Formação de CFO – Chief Financial Officer

Apresentar os fundamentos modernos que as empresas buscam na teoria financeira para a mensuração das variáveis financeiras, devidamente amparadas em conceitos.

Capacitar os participantes a criar e gerenciar as variáveis fundamentais do negócio, quer seja para vender a empresa para possíveis investidores, avaliar concorrentes ou mesmo dirigir a empresa sob a visão financeira.

A quem se destina

Empresários, diretores e gerentes financeiros que queiram aprimorar seus conhecimentos, bem como para quem deseja uma formação inicial na área financeira.

Benefícios da formação de CFO – Chief Financial Officer

Aprendizado da estrutura financeira completa e fundamental. e conceitos e técnicas da moderna teoria financeira e constatação de casos práticos que auxiliarão o participante a perceber a necessidade do aplicação correta dos conceitos.

Recebimento de um conjunto de planilhas para facilitar o desenvolvimento do conhecimento.

Pré-Requisito: Domínio das funções básicas do Excel.

Conteúdo Programático

Módulo I – Lucratividade: análise de custos e formação do preço de venda

Metodologias de custo e suas aplicações:
Custeio por absorção
– visão da contabilidade e do fisco

– características e procedimentos obrigatórios do método

– distorções comuns na tomada de decisão de custos e preços

– impactos contábeis e fiscais

Custeio direto – ferramenta gerencial para tomada de decisão
– visão dos gestores e proprietários

– características e procedimentos obrigatórios do método

– erros comuns na aplicação do método nas empresas

Demonstração de um caso comparativo entre as metodologias
Perfil tributário:
Super Simples
– base legal e enquadramento

– demonstração dos procedimentos

Lucro Presumido
– base legal e enquadramento

– vantagens e desvantagens da opção

– escolha consciente

Lucro Real
– base legal e enquadramento

– vantagens e desvantagens da opção

– escolha consciente

Simulação em planilha para o cálculo da carga tributária em cada uma das opções
Formação de preços:
PVL (Preço de Venda Líquido)
– construção e demonstração da fórmula

– projeções de cenários e estratégias

PVB (Preço de Venda Bruto)
– impacto dos tributos na formação de preço

– construção de tabelas de preços inteligentes

PVP (Preço de Venda Promocional)
– uso inteligente das finanças para promover a venda

– preços como fator de expansão do negócio

PVE (Preço de Venda Estratégico)
– vinculação de preços com a direção estratégica do negócio

Ponto de equilíbrio:
Contábil
Financeiro
Econômico
Indicadores de lucratividade:
Margem Bruta
Margem Operacional
EBITDA
EBIT
EBT
Cálculo de custos e formação de preços e resultados em planilha previamente preparada para a construção conjunta de estratégias de negócio

Módulo II – Liquidez: gestão do capital de giro e geração de caixa
Estudo dos ciclos do negócio e formação do capital de giro
Ciclo Operacional, de Financiamento e de Caixa
– mensuração em indústrias, comércio e serviço

– gestão sobre os ciclos: a chave do sucesso

O uso do Balanço Gerencial como ferramenta de controle
– a NCG como métrica fundamental da gestão do capital de giro

– diminuição de aplicações do capital de giro (ativo operacional) para aumento da liquidez

– busca por origens do capital de giro (passivo operacional)

– efeito tesoura de Fleuriet

– classificação de risco de liquidez: 6 tipos distintos de empresas

Decisões para o melhor desempenho do capital de giro
Tratamento de dados contábeis em gerenciais e aplicação dos conceitos em uma empresa real de capital aberto

Análise de cenários econômicos
Expansão, normalidade e recessão econômica e suas implicações no negócio
– a transformação da riqueza e seus estados

– impactos da atividade na gestão do capital de giro

– mudanças no cenário econômico e sua associação com o capital de giro

Análise de sensibilidade
Identificação dos FCF (Fatores Críticos Financeiros)
Stress dos FCF e seus impactos nos resultados
– qual o limite seguro de crescer com recursos próprios ?

– quais as consequências de passar esse limite ?

Indicadores
PME (Prazo Médio de Estoque)
PMR (Prazo Médio de Recebimento)
PMP (Prazo Médio de Pagamentos)
Nível de crescimento das vendas autossustentável financeiramente
Simulação em planilha para a compreensão dos conceitos discutidos e aplicação nas empresas

Módulo III – Rentabilidade: decisão de investimento e funding
Compreensão do contexto:
Construção e demonstração de um planejamento estratégico
– erro clássico 1: não entender como e por onde começar

– erro clássico 2: a total desvinculação da estratégia com a estrutura

– erro clássico 3: orçamento e estratégia em mundos opostos

Análise macroambiental e do setor
– uso de estatística para determinação de quais variáveis macros devem ser usadas

Avaliação da capacidade de investimento (DRE, Balanço e Fluxo de Caixa)
Cálculo da capacidade de crescimento orgânico e alavancado
Tratamento de dados e cálculo de correlação estatística com múltiplas variáveis, discussão de premissas para a projeção de resultados

TMA (Taxa Mínima de Atratividade)
Custo do Capital de Terceiros
– cálculo do custo de carregamento de dívidas junto à terceiros

Custo do Capital Próprio (empresas de capital aberto e fechado)
– aplicação do conceito de CAPM para o devido cálculo da variável

Fontes de financiamento:
Capital Próprio (emissão de ações, private equity e venture capital)
– demonstração do cálculo das opções

Capital de Terceiros
Emissão de dívidas (debêntures, CRI e NP)
Financiamento (BNDES e Bancos de Investimento)
– demonstração do cálculo das opções

Cálculo das variáveis-chave do processo:
ROA (Return on Assets) – Retorno sobre os Ativos
ROE (Return on Equit) – Retorno sobre o Patrimônio
ROI (Return on Investment) – Retorno sobre o Investimento
Modelagem do projeto (orgânico e com projeto):
Projeção da receita (volume e preços) fundamentada
Projeção de custos e despesas
EBITDA, EBIT, depreciação, amortização
Fluxo de Caixa do Projeto
Métodos de tomada de decisão de investimento
Payback (simples e descontado)
TIR (Taxa Interna de Retorno)
VPL (Valor Presente Líquido)
Efeito da perpetuidade e resíduos
Desenvolvimento de um case para ser realizado numa planilha preparada para este objetivo

Módulo IV – Valor: a fronteira do conhecimento financeiro
CAPM (Capital Asset Pricing Model)
Rf (Risk Free) – taxa de juros livre de risco
– definição do que vem a ser taxa livre de risco

– por que buscar a referência no mercado americano?

– taxas consensuais de mercado

Rm (Risk Market) – taxa de juros do mercado
– a bolsa de valores como referência

– por que buscar a referência no mercado americano?

– o S&P 500, visão histórica e a devida captura dos acontecimentos mundiais no índice

– coeficiente beta
– definição e cálculo

– betas alavancados e desalavancados

EMBI+ (Emerging Markets Bond Index Plus) – risco-país
– uso do EMBI+ como fator de “tropicalização” da taxa

Benefício Fiscal
– impacto de TTD (Tratamento Tributário Diferenciado) no valor do negócio

WACC (Weighted Average Cost of Capital)
– o WACC como a verdadeira TMA da empresa

– discussão estratégica do WACC

Cálculo da perpetuidade do negócio
– a perpetuidade como elemento fundamental na construção e preservação de valor da empresa

– compreensão do verdadeiro significado de perenidade do negócio e do princípio da continuidade

Métodos de avaliação
Valor patrimonial contábil
Valor patrimonial de mercado
Avaliação de P/L de casos análogos
Múltiplos de mercado
Fluxo de caixa descontado
Fluxo de Caixa Livre
Para a empresa
Para os acionistas
Due Diligence
Provisões
Passivos ocultos
Ativos ocultos
Desenvolvimento de um case de avaliação de empresas com as metodologias discutidas

Instrutor do curso de formação de Chief Financial Officer

Administrador de empresas, pós-graduação em finanças, mestre em controladoria e finanças (PUC-SP).

Recebeu prêmio ENAMPAD, doutor em ciências sociais (PUC-SP) com tese sobre a responsabilidade social das instituições financeiras.

É docente de diversas instituições voltadas à capacitação de executivos e empresários como CIESP, IDORT, INTEGRAÇÃO, e diversos sindicatos patronais. Ministra treinamentos e palestras empresariais.

É professor universitário há 15 anos, notadamente na ESPM-SP (graduação e MBA). Atuou como executivo de empresas industriais, comerciais e instituição financeira, gerenciando carteira de ativos de mais de US$ 100.000.000.

É consultor atuante nas áreas financeiras, comercial e planejamento estratégico com vasta experiência na solução de problemas de empresas de portes e segmentos diferenciados.

Com larga experiência em economia, gestão de negócios, finanças pessoais e orientação profissional é frequentemente requisitado a participar de reportagens para a mídia impressa e eletrônica: DCI, Valor Econômico, Brasil Econômico, Jornal da Tarde, Isto É Dinheiro, Exame, Portal Terra, Rádio CBN, BandNews, Rádio Bandeirantes, TV Globo, Record News e TV Estadão. Entrevistas e artigos.

Metodologia do curso de formação CFO – Chief Financial Officer

Consistirá em exposição, discussão e debate dos conceitos e suas respectivas aplicações. Para tanto há o uso de projetor e quadro branco. Para a aplicação dos conceitos utiliza-se o “método do caso”, amplamente utilizado no mundo dos negócios e legitimado pela Harvard Business School.

Aconselhamos a utilização de notebook aos participantes do curso de formação CFO – Chief Financial Officer que dominarem o software Excel para o desenvolvimento dos casos.

Carga Horária: 16 horas

Informações Úteis:
Data: 17 e 18 de Março, das 09h às 18h

Investimento: R$2.990, 00.

Pagamentos realizados até o dia 25 de Fevereiro terão o investimento reduzido para R$2.690,00.

Estão inclusos: Almoço, estacionamento, coffee breaks e material digital.

Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.

Para demais informações do Curso Formação de Chief Financial Officer entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 / (11) 98374 6926 WhatsApp ou através do e-mail: contato@propagartraining.com.br

Inscreva-se na Formação de Chief Financial Officer

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São Paulo / SP

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