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01 out
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: Innovia Training & Consulting, e de inteira responsabilidade desta.

Formação De Consultores Organizacionais Innovia

Objetivo
O Treinamento Para Consultores tem como objetivo:

Maximizar a eficácia dos serviços e a satisfação dos clientes do especialista, alavancando, como conseqüência, os resultados obtidos. O seminário estimulará os profissionais que exercem papel de consultoria, a identificar quais competências devem ser desenvolvidas para a melhoraria do seu desempenho e continuação do processo de autodesenvolvimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

•Analisar os conceitos envolvidos em Consultoria Organizacional e o papel do consultor.
•Refletir sobre as diferenças e semelhanças entre os papéis de Consultor Externo, Interno e Gerente.
•Identificar as variáveis intervenientes na atividade de Consultoria Organizacional.
•Reconhecer as principais características e conseqüências do seu estilo interpessoal nos resultados de sua atuação e no processo de negociação.
•Reconhecer as conseqüências de sua percepção sobre o processo de motivação do ser humano nos resultados de sua atuação e no processo de negociação.
•Identificar ações práticas para o aumento da eficácia do trabalho em equipe.
•Analisar informações sobre seu comportamento enquanto consultor organizacional.
•Observar a metodologia utilizada no seminário e a aplicabilidade na sua atuação.
•Refletir sobre ações para manutenção da qualidade de vida do consultor.
•Identificar as ações para o aumento da eficácia de sua atuação.

Programa
Conteúdo Programático

Introdução

•O seminário no contexto atual.
•Apresentação dos participantes, dos instrutores e do coordenador.
•Preenchimento de instrumentos de reflexão.
•Discussão do programa, metodologia e procedimentos operacionais.
•Consenso quanto às expectativas com relação ao programa.
A Consultoria Organizacional – CO

•Conceito e tipos de CO.
•Conceito de “Serviço” e suas conseqüências.
•“Imagem” dos clientes e dos prestadores do serviço – tendências e conseqüências.
•Consultores Internos X Externos.
O Consultor Organizacional – Um Agente de Mudanças

•A Organização – subsistemas: técnico e social.
•Cultura e comportamento organizacional.
•Estratégia de mudança organizacional.
•O papel do CO na relação de ajuda ao cliente.
•Competências do CO – proporção da necessidade de uso.
Competências Interpessoais do CO. – Valores Pessoais

•Processo de percepção e atitudes – da intenção à ação.
•Comportamentos derivados na sua atuação e no processo de negociação.
•Comportamento Ético.
Competências Interpessoais do CO. – Relacionamento Interpessoal

•Os estilos interpessoais – eficácia do relacionamento.
•Processos de exposição e solicitação de “feedback”.
•Reações ao receber “feedback”.
•“Dicas” para dar “feedback”.
•Comportamentos derivados na sua atuação e no processo de negociação.
Competências Interpessoais do CO. – Motivação

•O processo motivacional do ser humano.
•Hierarquia das necessidades humanas.
•Maturidade e desenvolvimento.
•Assertividade e Empatia.
•Comportamentos derivados na sua atuação e no processo de negociação.
Competências Interpessoais do CO. – Eficácia do Trabalho de Equipe

•Aproveitamento de recursos e sinergia.
•Competição e cooperação.
•Processo e práticas de envolvimento dos participantes.
•Comportamentos derivados na sua atuação e processo de negociação.
Gerenciamento de Projetos (praticas do PMI – Project Management Institute)

•Introdução ao gerenciamento de projetos
•Concepção do projeto
•Planejamento do projeto
•Execução e controle do projeto
•Encerramento do projeto
Marketing e divulgação

•Os clientes
•A concorrência
•Sua diferença
•Meios de divulgação
•Dicas para o plano de Marketing
Custos e Honorários

•Distribuição do tempo
•Distribuição do custo
•Custo da comercialização
•Quanto vale x quanto pagam
Reflexões sobre os Temas
•Programas de Treinamento e Desenvolvimento.
•Tipos de diagnóstico – de proposta – de relatório.
Um Mini caso prático de Consultoria Organizacional

Autodesenvolvimento profissional e pessoal

•Auto-análise e qualidade de vida.
•Proposição de ações.

Metodologia

•As pessoas não resistem à mudança, mas sim a “serem mudadas”, portanto para a mudança de comportamento devemos buscar o seu comprometimento que é conseqüência de seu envolvimento;
•A função do consultor é fornecer informações relevantes para reflexão, criando clima apoiador para a conscientização e decisão de mudar, que é de cada um;
•Os participantes são adultos, então as técnicas usadas devem ser as da andragogia (educação de adultos), propiciando a aprendizagem através de absorção de conceitos abstratos/teorias, observação reflexiva, experimentação ativa (vivencial) e experiência concreta;
•Os conceitos devem ser apresentados de forma não diretiva e têm a função de aumentar o conhecimento (cognitivo) do participante diminuindo sua insegurança e sua reação emocional de resistência à mudança;
•O grupo deve ser encorajado a apresentar e reconhecer seus próprios valores, recursos e conhecimentos, gerando criatividade através da administração eficaz dos conflitos e a buscar a compatibilidade produtiva através do consenso;
•As correntes teóricas, mesmo que antigas, não devem ser descartadas em prol das “modernas” sem uma avaliação profunda da aplicação real de seus princípios e a relação “causa e efeito”.
Levando em consideração os preceitos apresentados, as técnicas a serem usadas no seminário serão as seguintes.

•Exposição interativa.
•Debates em plenário.
•Discussões preparatórias em grupos heterogêneos.
•Exercícios lúdicos de sensibilização.
•Análise de instrumentos de reflexão.
•Trabalho prático para proposição de ações para o autodesenvolvimento.

A quem se Destina
O Treinamento Para Consultores é destinado para profissionais que sejam estrovertidos ,estrategistas e com opnião formada que tenham interesse em se tornarem consultores internos ou externos.

Instrutor
Eduardo Rocha

Certified Management Consultant – CMC, pelo The International Council of Management Consulting Institutes- ICMCI.

Consultor de empresas desde 1984.
Conduziu diversos processos de Mudança e Desenvolvimento Organizacional, Planejamento Empresarial, Qualidade de Serviços e Desenvolvimento Gerencial em aproximadamente 220 organizações de pequeno, médio e grande porte no Brasil em 15 estados e DF.

Conduziu em torno de 470 seminários e palestras, e também participou de projetos para a FIA-FEA-USP, UNICAMP, FGV-EPGE, Boucinhas & Campos e PriceWaterhouse Coopers.

Tem 20 anos de experiência gerencial adquirida em empresas nacionais e multinacional nas áreas de Recursos Humanos, Planejamento e Tecnologia de Informação.

Professor, em 2006, do MBA – FGV – EESP – da Indústria Farmacêutica – Curso de Liderança.

Foi Representative to council -ICMCI – The International Council of Management Consulting Institutes – ICMCI – de 2002 a 2006.

Membro Vitalício do Conselho Consultivo do IBCO – Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização – Diretor de Desenvolvimento Profissional, de 2002 a 2004 e 2006 e Presidente de 1996 a 2002.

Examinador do PPQG – Prêmio Paulista de Qualidade de Gestão – 2001.

Foi secretário da ABTD – Associação Brasileira de T&D.

Coordenador da Câmara Setorial de Educação e Treinamento – 1994.

Coordenou projetos do Programa Sebrae de Qualidade Total – 1993/1996.

Foi professor dos cursos de extensão da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), FIA-FEA-USP (Curso de Especialização em Gestão Empresarial) e pós graduação em Consultoria das Faculdades Reunidas de Palmas-PR, UNIVEL-Cascavel/PR, Fundação Getúlio Vargas – EPGE, Universidade do Contestado – SC e UNISA – Universidade de Santo Amaro.

Palestrante em diversas Universidades e Entidades Empresariais e, mais recentemente, no 30º Congresso Mundial de Treinamento e Desenvolvimento- ABTD -IFTDO.

Teve várias entrevistas e artigos publicados em periódicos especializados, prefaciou o livro “Todo cliente tem o consultor que merece” de Luiz Augusto Costacurta Junqueira e escreveu o capítulo “The Brazilian Consulting Market” no livro The International Guide to Management Consultancy – Second Edition – agosto 2003.

Cursou Administração de Empresas e o Curso Especial de Administração para o Desenvolvimento de Executivos do Setor Elétrico- FEA – USP e manteve educação continuada nas áreas de Gestão por Resultados, Gestão de Mudanças e Cultura Organizacional, Desenvolvimento Gerencial, Administração Estratégica, Qualidade em Serviços e Sistemas de Informação Gerencial.

Número de Vagas
Limitado, as vagas serão preenchida de acordo com a ordem de recebimento das inscrições.

Cancelamento
Pela INNOVIA, por falta de quórum, será devolvido 100% do valor pago. Pelo ALUNO antes do início do curso, será devolvido 80% do valor pago Após o início do curso, não haverá devolução do valor pago, seja qual for o motivo alegado.

Inclui
Coffee-break, material didático e certificado (entregue mediante 75% de participação).

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Local

São Paulo / UF

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