Eventos

08 jul
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: Moraes Cursos & Representações, e de inteira responsabilidade desta.

Formação De Controles Internos De órgãos Públicos

Todas as entidades públicas já devem possuir seus Sistemas de Controle Interno em pleno funcionamento e executando suas funções exigidas por lei, sob pena de responsabilidade do representante legal.
EXIGÊNCIA LEGAL PARA TODAS AS ENTIDADES PÚBLICAS: Constituição Federal do Brasil: Artigos 31, 70 e 74; Lei Complementar Nº 4.320/64: Capítulo II, Título VIII; Lei Complementar 101/00: Artigo 54, Parágrafo Único e Artigo 59; e Legislação Estadual e instruções do TC.
Objetivo: A função do Controle Interno não é a de apontar erros. É a atividade que ajuda todos os outros setores a fazerem o certo. Por não possuir nenhuma função executiva, o Controle Interno acompanhará todos os atos e fatos relevantes da administração pública, analisando e auxiliando na correção de eventuais falhas.
Os servidores públicos que atuam no CONTROLE INTERNO deverão possuir conhecimento amplo sobre os principais atos administrativos praticados no dia a dia das entidades públicas. É esse o OBJETIVO do nosso Curso, ou seja, abordar os principais temas da administração pública para que os participantes possam atuar como Controle Interno e assim, cumprir e fazer cumprir toda a legislação vigente.

Público Alvo: É fundamental para todos os servidores que atuam no Controle Interno das entidades públicas e para todos os que necessitam ampliar seu conhecimento sobre a administração pública, especialmente os Agentes Políticos, servidores estaduais, municipais, dirigentes de autarquias, fundações e empresas públicas, contadores, procuradores, diretores de departamento, chefes de seção e auxiliares administrativos.

Programa:

O processo de controle dos princípios da:
Eficiência
Eficácia
Economicidade
Efetividade

Atividades do controle interno

Fiscalização da Gestão Fiscal
Despesas Vinculadas
Receitas e Fontes de Receitas
Indicadores de Gestão
Controle de Fluxo Financeiro na Administração
Relatório de Impacto Orçamentário-Financeiro
Modelo da Regulamentação
Procedimentos técnicos de Controle Interno

Programa de trabalho

Elaboração de relatórios

Roteiro para auditoria interna

Da lei 4.320/64
O Controle da Execução Orçamentária

Da constituição federal
Obrigações da Administração Pública

Da lei complementar 101/00
Das Receitas
Das Despesas
Gestão Patrimonial
Transparência, Controle e Fiscalização.

Facilitador: Ricardo Bulgari – Administrador Público pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP); pós-graduado Gerente de Cidades (FAAP/SP); Mestre em Administração Gerencial.
Atualmente é Secretário Municipal da Fazenda de Paranaguá/PR; Foi Secretário Municipal de Administração e Finanças, e Superintende de Autarquia de Saneamento em Amparo/SP. Examinador do Prêmio Nacional de Qualidade na Gestão Pública – PQGF. Professor do DCEx da Universidade São Judas/SP; Ministra cursos e treinamentos para servidores públicos de órgãos das três esferas de governo – centralizada e descentralizada.Sócio-Diretor da GPE – Gestão Pública Empreendedora Ltda., instrutor e consultor do IDAP – Instituto de Desenvolvimento da Administração Pública e instrutor.Como consultor e auditor tem realizado diversos trabalhos de auditorias e consultorias para diversos órgãos públicos nos estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Carga horária: 16h/aula Horário: 08h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30

Adicionar ao Calendário do Google

Local

Araçatuba / SP

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento



Outros eventos