Eventos

28 nov
Atenção!
O evento anunciado abaixo é fornecido pela empresa: Conexxões Educação empresarial Ltda., e de inteira responsabilidade desta.

FORMAÇÃO DE MENTORES ORGANIZACIONAIS – Como desenvolver a si mes

Apresentação:
Ampliar a visão sobre os desafios para uma atuação mais estratégica da Área de Recursos Humanos.Apresentar e discutir os modelos de consultoria interna praticados pelo mercado, suas vantagens e implicaçõespara uma atuação prática no setor público.Disponibilizar ferramentas de apoio aos processos de mudança e de desenvolvimento organizacional.Oferecer a possibilidade de aplicação prática de um diagnóstico na realidade onde o participante atua.Identificar as competências necessárias ao consultor interno para que atue como facilitador em processos de desenvolvimento de pessoas e de transformação organizacional.Estimular os participantes a refletirem sobre o seu caminho de desenvolvimento como consultor interno.Mentoring é um recurso de suporte social amplamente utilizado mundialmente nas organizações para desenvolver pessoas e encaminhá-las ao alcance de suas metas individuais e de metas corporativas. Através de um processo de relacionamento, a colaboração de um indivíduo mais experiente (mentor) funciona como uma ferramenta fundamental para a evolução de outro indivíduo (mentorado).

O incentivo à ocorrência do mentoring na organização pode ser feito de diversas formas: desde um mero estímulo à colaboração até a realização de programas de mentoring altamente estruturados. Mas um requisito essencial para isso é a existência de pessoas capacitadas para exercer o papel de mentor.

Este workshop oferece aos participantes conceitos e ferramentas para a prática de desenvolvimento pessoal e profissional capaz de proporcionar resultados individuais e organizacionais não só para seus futuros mentorados, mas também para si mesmos. Gera-se uma reflexão sobre o que é ser mentor e como estabelecer relacionamentos de qualidade, produtivos.
Objetivos:
• Proporcionar conhecimento do mentoring como uma ferramenta de desenvolvimento humano• Capacitar o participante para exercer o papel de mentor em sua organização• Possibilitar a aprendizagem de conceitos e práticas que estimulam a geração de uma cultura de aprendizagem nas organizações

Público Alvo:

• Interessados em atuar formal ou informalmente como desenvolvedores de pessoas• Profissionais que já atuam como desenvolvedores em qualquer nível organizacional• Gestores em geral• Representantes de organizações que buscam identificar recursos eficazes para aprendizagem organizacional ou para a facilitação de processos de ascensão funcional e de sucessão• Profissionais responsáveis por desenvolvimento humano nas organizações• Profissionais de RH/Gestão de Pessoas em geral

Metodologia:

• Os participantes receberão conhecimentos que poderão aplicar imediatamente na prática, não só no ambiente organizacional, mas também em qualquer outro em que pretendam atuar como desenvolvedores de pessoas.• A exposição teórica terá espaço para interação e debates sobre o que de mais atual existe na ciência e, principalmente, na prática do mentoring nas organizações.• Serão realizados trabalhos práticos: os participantes pesquisarão suas vivências relacionais para identificar e avaliar as experiências de mentoring ocorridas; simularão o relacionamento; receberão e aplicarão ferramentas.• Textos de apoio serão oferecidos em formato digital.
Conteúdo programático:

Módulo I – FUNDAMENTOS DO MENTORING

• Conceito
• Origem e evolução da prática do mentoring
• Benefícios do mentoring para as organizações, para mentorados e para mentores
• Tipos de mentoring praticados nos mais diversos contextos
• Funções do mentor organizacional
• A relação entre coaching e mentoring no ambiente organizacional
• Estrutura de programas de mentoring organizacional

Módulo II – O RELACIONAMENTO DE MENTORING ORGANIZACIONAL
• Iniciação e formação da aliança
• Elaboração do plano de desenvolvimento do mentorado
• Evolução da experiência de mentoring
• Finalização do relacionamento
• Reformulação do relacionamento
• Gestão de problemas

Módulo III – O PAPEL DE MENTOR
• A atitude essencial do verdadeiro mentor
• Comportamentos não aceitáveis
• Compromissos do mentor
• Facetas do papel de mentor
– O mentor como coach
– O mentor como conselheiro
– O mentor como modelo

Adicionar ao Calendário do Google

Local

Brasília / UF

Desejo contactar a empresa responsável sobre este evento



Outros eventos